Uma Noite e a Vida

Uma Noite e a Vida Chris Melo

Resenhas - Uma Noite e a Vida

Lorayne.Stinguel 02/06/2021

Esse livro mexeu comigo de uma maneira muito profunda. É um retrato de vida real mesmo. O relacionamento com todas as m* que realmente existem, não apenas história de amor de livro, que tem intriga mas no fim todo mundo é feliz. Relacionamento é perrengue mesmo, e este livro descreveu bem a vida dos jovens.

Bea Albuquerque 04/10/2021

Que livro, em determinadas partes realmente me vi na vida do Caio e da Vi. Você ri, você chora, sente raiva. Um mix de emoções. Muitooo bom

Rê Lima 21/08/2020

O livro "Enquanto a Chuva Caía" é muito especial para mim, mas não me conectei com esse. Não gostei dos personagens, não gostei da narração, tive problemas com a troca de verbos presente/passado. Queria ter gostado mais.

andersonvbranco 09/07/2018

Uma história que ensina que a vida nos transforma e que não se pode evitar o destino
Há cinco anos iniciei a resenha do primeiro romance de Chris Melo pontuando que não era fã de romances, mas que de alguma forma Sob a Luz dos Seus Olhos havia me chamado a atenção e eu tinha decidido me dar oportunidade de conhecer a história de Elisa e Paul. Hoje, depois de ter lido mais quatro histórias escritas pela mesma autora e de ter vivenciado inúmeras situações onde só as palavras de Chris Melo pareciam me acolher, penso como sou grato em ter aberto a mente e ter aceitado vivenciar todo o sentimento que ela coloca nas páginas de seus livros e como isso agregou em minha vida bem além das páginas e da experiência literária.

Hoje chega às livrarias mais uma história assinada pela autora. Uma Noite e a Vida apresenta a história de Virgínia e de Caio. Virgínia é uma jovem decidida e independente que acabou de voltar de um mochilão depois de uma situação onde fugir parecia ser a melhor solução. Ela é apaixonada por fotografia, principalmente pelas fotos que faz do sol se pondo no céu, as quais sempre presenteia sua irmã gêmea Luiza que, ao contrário dela, é totalmente dependente dos pais por conta de sua saúde. Caio, por sua vez, é um cara cabeça-dura que faz tudo o que dá vontade, ele está prestes a se formar em Publicidade e tem o pensamento de que o universo vai conspirar para colocar ele no lugar onde deve estar no mundo e que tudo dará certo, além disso, ele é um paquerador nato e ama músicas, preferindo sempre as mais clássicas.

As vidas tão diferentes uma da outra se encontram em um show de rock que Virgínia nem estava tão afim de ir e, neste momento ─ em meio a música, fumaça de cigarro e um convite anotado na palma da mão ─ o destino os une em um romance intenso cheio de autodescobrimento, dúvidas e muito sentimento.

“A palavra amor surgiu em sua cabeça e escorregou até se alojar em algum ponto de seu coração.”

O livro traz uma história que envolve desde as primeiras páginas, é uma leitura rápida, porém extremamente intensa. É como entrar em uma montanha russa em que logo que começa a subir você quer saber o que vai ter lá embaixo e depois de toda a emoção que acontece nas subidas, decidas e chacoalhos você pisa no chão e tem em si aquele sentimento de frio na barriga só de lembrar da emoção que viveu.

Com idas e vindas, cenas de arrepiar a pele e reflexões que nos levam a pensar sobre nossas próprias decisões, Uma Noite e a Vida veio não apenas para entreter, mas também para afirmar que nem sempre as coisas acontecerão como esperamos, que a vida nos transforma e que não podemos fugir do destino. É impossível não reconhecer Caio e Virgínia em tantos casais que estão se conhecendo, encaixando suas vidas e que nunca deixam de tentar.

“A vida é exatamente o que você não espera, o que você não supõe e o que ninguém é capaz de prever.”

A música é um elemento extremamente presente na narrativa, podemos sentir as páginas junto com sua trilha sonora que é mencionada durante as cenas no livro. Chris Melo escolheu cada música com um cuidado que é evidente e falou um pouco mais sobre isso nesta matéria no blog da editora Rocco, onde também é possível ouvir a playlist.

Ler Uma Noite e a Vida foi uma experiência linda e não sei dizer se foi por eu ter me identificado tanto com os personagens, pela história maravilhosa que Chris Melo criou ou pelo fato de ser embalado em música, o que faz as páginas quase dançarem no ritmo da trilha sonora; mas, recordando isso, percebo que cada uma dessas coisas contribuíram para que esse todo fosse inesquecível. Leia e sinta!

“Sabia que você ainda me deve uma noite? Aquela para te provar que sou o amor da sua vida. Você já sabe ou ainda precisa ser convencida?”

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com.br/2018/07/resenha-uma-noite-e-a-vida-chris-melo.html

Adriana @livrosedevaneios 29/07/2018

Será que o amor é laço fácil de atar?
E a magia acontece outra vez.
Sempre acontece. É Chris Melo.
Mais uma vez finalizo uma leitura completamente arrebatada por tanto sentimento profundo e isso vem da poesia que se mistura com a narrativa da Chris. Na realidade, a poesia é algo intrínseco aos textos dela, o que nos leva a refletir sobre as questões sentimentais, algumas que, muitas vezes, nem mesmo nós entendemos, mas em linhas despretensiosas encontramos reconhecimento.

Em seu novo livro, Chris nos apresenta Caio e Virgínia. Jovens, cheios de sonhos, ansiosos quanto ao futuro, perdidos no quesito amor.

Virgínia é apaixonada por fotografia.
Apesar da pouca idade, ela possui inúmeras cicatrizes, se cobra um pouco mais do que deveria, carrega alguns pesos que não são dela.

Caio, por sua vez, está prestes a se tornar publicitário e leva uma vida regada à boemia e alguns cigarros. É um mocinho no melhor sentido da palavra.

Duas pessoas tão diferentes que se encontram ao acaso (destino, você acredita?) e se descobrem em um amor tão intenso que é capaz de transformar suas vidas.

Tenho a sensação que Caio veio trazer um pouco de leveza pra vida de Virgínia e ela um pouco de direção para a vida dele. Um encaixe certo que se ajusta à realidade da vida adulta, conflitos, inseguranças, encontros, desencontros e mais uma porção de fatores.

Um texto direto, sem despropósitos, reflexivo, intenso e cheio de surpresas. Todas as cenas compõem, de forma direta e completa, o enredo da história.
Essa é Chris Melo em mais um romance lançado através do selo Fabrica 231 da Editora Rocco.

"Será que o amor é laço fácil de atar?"

Descubra lendo Uma Noite e a Vida.

Luana 23/08/2018

De quantos perdões se faz um amor?
É este e tantos outros questionamentos que fazemos durante a leitura desta linda história. Como sempre, Chris Melo encontra o equilíbrio perfeito entre a leveza e a sensibilidade, nos fazendo emocionar (leia-se chorar muito ?) e suspirar.
Uma noite e a vida nos leva até Caio e Virgínia, dois jovens completamente diferentes, mas, dispostos a amar e a fazer tudo por este amor.
Ela, talentosa e sonhadora, completamente dona de si.
Ele, boêmio, amante da sétima arte e cheio de boas intenções.
A vida fez questão de juntar esses dois corações, mas, encontraram alguns obstáculos pelo caminho e tropeçaram em alguns segredos e mentiras.
?O amor é um laço fácil de atar??
Eles me ensinaram que o amor está no simples, naquele detalhe que quase ninguém vê.
Será que estão destinados a ficarem juntos e viver o seu ?felizes para sempre?, ou foram apenas essenciais na vida um do outro para serem melhores no próximo amor?
Permita-se aventurar nesta linda história que começou com uma noite, e valeu uma vida.
[...] coisas grandiosas fogem à nossa percepção, escapam ao entendimento humano, e o instante em que olhamos o outro e imediatamente o separamos dos demais é tão bonito que merece permanecer inexplicável.

Gramatura Alta 27/08/2018

A história fictícia de Caio e Virgínia é semelhante a milhares de histórias da vida real. Difícil encontrar uma pessoa que não tenha escutado de amigos, de conhecidos, ou mesmo vivido, situações parecidas. Ela é fotógrafa de crianças, mas anseia por mais; ele está se formando em publicidade e não tem qualquer ambição. Ela se sente responsável por cuidar da irmã gêmea, Luiza, cuja saúde é precária; ele foge da família, do emprego fixo, de compromissos. Ela vem de uma relação conturbada, de uma decisão difícil; ele pula de uma relação para outra, enxerga na próxima mulher sua verdadeira paixão, que dura uma semana. Eles se conhecem em uma casa de shows, e a partir desse encontro, começam a se questionar sobre a vida que levam e a vida que gostariam de levar.

A narrativa de Chris Melo é em terceira pessoa, entretanto, a forma como escreve é semelhante a uma conversa entre ela e o leitor, como se ela fosse presente, uma conhecida, uma amiga, que está contando algo de pessoas que existem, que ela conhece. Isso a transforma em uma personagem, porque, ao contrário de outros livros, onde o narrador é imparcial e se contenta em apresentar a história sem tomar partido, Chris toma partido, dá sua opinião sobre os acertos e os erros de Caio e Virgínia, solta pensamentos do que ela acha que eles deveriam fazer, critica atos e decisões, divaga sobre como eles se comportam, ou seja, dá palpites como alguém que faz parte da história, e, com isso, leva o leitor junto.

É uma técnica de prosa que eu não conhecia, e não me lembro de algum outro livro que a utilize. Sinceramente? Gostei, porque tornou a experiência da leitura em algo mais pessoal, e criou uma aproximação, não apenas dos personagens, mas da própria autora. A coisa é tão diferente, que em certa parte, Chris parece que sente até raiva de seus personagens, como se não fosse ela quem criou cada um deles e o que eles estão vivendo. Por isso, repito que considero a autora como uma das personagens do livro.

Cris é o típico garoto que virou homem, mas não percebeu. Ele é imaturo, individualista, mimado, dramático, mulherengo, inconsequente, impulsivo, como praticamente todo homem da mesma idade, ou seja, entre os dezoito e os sessenta anos. Vive às custas da família em um apartamento e não sabe o que quer da vida. Gosta das coisas que tem, gosta de paquerar e ser paquerado, não enxerga seus erros, e quando é acusado de algo, se faz de vítima, instintivamente, e acredita que realmente é uma vítima.

Virgínia toma para si responsabilidades que não são suas. Ao invés de ingressar na faculdade, decide fazer uma viagem longa, se apaixonada por um homem mais velho e vive com ele dois anos fora do Brasil. Acontece algo na relação que a obriga a tomar uma decisão radical, sua irmã Luiza fica doente, ela volta para seu país e começa a trabalhar como fotógrafa infantil. Nesse ponto, ela não sabe para onde deseja seguir, não sabe se tem forças para tentar algo novo e se sente sufocada pela relação familiar.

Caio e Virgínia são a representação da maioria dos jovens adultos de classe média brasileira. Não sabem o que tem, não sabem o que querem ter, não sabem como manter uma relação afetiva, não sabem como responder à família, não sabem como realizar seus sonhos e desejos. Eles aprendem tentando, errando, consertando, errando de novo, consertando de novo, se separando, voltando, e assim em diante, até que consigam se acertar, ou se separar, definitivamente.

UMA NOITE E A VIDA trata desse tipo de relação, onde os erros de ambos, alguns pequenos, outros maiores, são o motor para moldar o caráter de cada um deles, até que finalmente consigam amadurecer e reconhecer o que realmente desejam. Aos poucos, Caio e Virgínia aprendem que uma relação se faz estável e duradoura, através de respeito, de confiança, de fidelidade, de pequenas concessões. Não há a possibilidade de existir um convívio harmonioso sem concessões. E para existirem concessões, é necessário existir respeito e amor. É necessário reconhecer no outro, aquilo que lhe é essencial, e abrir mão do que para você não é essencial. Equilíbrio.

Mas o livro trata de mais assuntos, como a inevitabilidade do destino em juntar duas pessoas. Há quem diga que quando uma pessoa está destinada para a outra, mesmo que demore muito tempo, mesmo que aconteçam separações, curtas ou longas, um dia, inevitavelmente, elas irão se encontrar de novo. E quanto esse encontro acontece, se elas já forem maduras suficientes, se já tiverem aprendido o que é respeito e como respeitar, então elas ficarão juntas para sempre.

UMA NOITE E A VIDA é um romance simples, atual, jovem, familiar, que trata de temas sensíveis de forma responsável, que se preocupa em ensinar. Acompanha a jornada de duas pessoas que se amam, mas que, primeiro, precisam aprender a se amar, a amar a família, a saber perdoar e a se perdoar. São coisas simples, cotidianas, mas que para muitos, são difíceis de reconhecer e de fazer. Pelo menos ao ler, pode ser que seja mais fácil para você.

site: http://gettub.com.br/2018/08/27/uma-noite-e-a-vida/

Ceci (@umcantinhosomeu) 04/10/2018

Sem palavras.
É possível uma pessoa ser capaz de mudar sua vida e ainda permanecer com você para sempre?
Nesse romance maravilhoso, Chris Melo mais uma vez nos encanta. Dessa vez com um casal que terá todas as experiências possíveis que a vida tem para oferecer.
Virgínia uma jovem destemida,  viajada e que ama fotografia e Caio um jovem até certo ponto infantil, mimado e extremamente de bem com a vida. Em uma noite que só podemos descrever como mágica eles se encontram, mas não foi somente um encontro de simples seres humanos e sim de almas que se procuravam a tempos. Mas como qualquer outra pessoa comum, eles também tem seus segredos, conflitos, tristezas e dúvidas. E no decorrer da história desvendamos esses segredos, vivemos cada conflito com eles, dividimos suas tristezas e compartilhamos de suas dúvidas.

Como disse uma amiga, a magia aconteceu novamente.  Até agora não tenho palavras para descrever meus sentimentos sobre esse livro. Foi apaixonante, lindo, triste, alegre, enfim teve de tudo. Esse para mim foi um dos livros da Chris mais realistas, que nos mostra as alegrias e tristezas da vida de cada um de nós. Claro que ele foi parar no top 10 do ano. Eu recomendo a todos que amam um romance, sem clichés e sim com uma dose real da Vida. Minha autora nacional favorita ?. E para completar ainda inclui uma playlist com músicas maravilhosas que tem tudo a ver com Virgínia e Caio.

Priscilla 17/04/2019

Maravilhoso
Vou começar do começo. Escolhi esse livro por acaso. Estava na livraria, olhando e folheando tudo, e a história desse livro me chamou a atenção por falar sobre relacionamento e ter algo a ver com meu momento pessoal. Num impulso, comprei e trouxe pra casa, pra esperar numa pilha de livros "para ler". Depois de vários dias no meu quarto, eis que o escolho pra leitura ontem (16/04/2019), sem qualquer razão específica, apenas queria algo para me distrair depois de um dia dedicado ao trabalho.
Comecei a leitura despretensiosamente. Notei que a história seria simples, leve e fácil: mais uma história romântica como gostava na adolescência e há tempos não lia. Meus gostos estavam mais voltados a outro tipo de leitura. Talvez não estivesse aberta ao romantismo? Não sei dizer. De uma vez só, li um terço do livro e não me impressionei muito, na verdade me desapontei um pouco, pois esperava mais da história e da escrita. Esperava algo mais profundo, mais complexo, mais bem escrito. Deixei pra continuar depois.
No dia seguinte, retomei a leitura. Dessa vez, foi diferente. Notei que, apesar de realmente simples e algumas vezes muito clichê, havia algo de especial na história. No começo, havia estranhado o tipo de escrita que, depois dos diálogos entre os personagens, trazia um comentário do narrador em terceira pessoa, como que avaliando a cena que havia passado. Achei estranho e não havia gostado muito desse estilo. Não estava acostumada. Depois, no segundo dia de leitura, passei a achar os comentários do narrador muito pertinentes e até muito profundos porque incitavam uma verdadeira reflexão sobre os momentos, a vida e, principalmente, os sentimentos. O livro me fez sentir junto com ele, junto com Caio e Virgínia. Me fez sentir paixão, romance, amor, angústia, dor, choro, pesar, resignação, consolo, alegria. Me fez reconhecer alguns momentos da minha própria vida na história. Me fez repensar e refletir sobre alguns sentimentos meus em situações pessoais e sobre a vida em geral, seu propósito, seu sentido, seus caminhos, as vidas que se entrelaçam e se desenlaçam.
Ao final, notei que a história não era um clichê romântico, irreal e idealizado, como me parecia no começo. Na verdade, é uma história bem real sobre relacionamentos, encontros e desencontros, vida em família e sentimentos. É algo bonito de se ler e que dá espaço à reflexão sobre a vida. Gostei muito da leitura e recomendo muito. Que você também esteja aberto à reflexão e aos sentimentos despertados pela história de Caio e Virgínia.

nicolletoliv 10/11/2022

Um Livro Real
Esse livro chegou pra mim na hora certa, ele fala exatamente como é um relacionamento na vida real, com todas as dificuldades que muitas vezes passamos, é um livro leve mas cheio de aprendizado pra vida. Um dos meus livros favoritos da vida??

Fernanda 06/09/2018

Uma noite e a vida
Resenha disponível no blog

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/09/resenha-uma-noite-e-vida-chris-melo.html

Maiara 14/10/2018

Não funcionou como funciona sempre
É Chris Melo, mas ao mesmo tempo não é. Narrado em 3ª pessoa, tive muita dificuldade de me identificar com os personagens, porque a narrativa os colocava muito longe de mim. Acredito que algumas características que me irritaram nos personagens foram de propósito e para mostrar o crescimento Deles. É bom, no final eu já estava mais envolvida e deu uma emoção. Mas não é, nem de longe, o melhor da autora. No início fiquei comparando a todo tempo com "Sob Um

Ema 13/05/2019

Impactante
Uma Noite e a Vida é um romance que estava na minha wishlist há séculos! Logo, fiquei muito animada com a possibilidade de realizar essa leitura. E caramba, que leitura, viu?

Chris Melo não mediu forças e realmente nos faz viajar por dentro das nuances do relacionamento. É um livro real, humano e que mostra o amor exatamente como é, assim como a vida adulta também. Caio e Virgínia têm seus próprios problemas e dilemas, ela com um passado que a persegue, ele com um futuro que parece incerto e escuro. E tudo isso, de certa forma, respinga no relacionamento, levantando uma questão bem interessante: O quanto da nossa vida pessoal e dos nossos conflitos internos interferem em nossos relacionamentos? Sejam românticos, familiares ou de amizade?

Confesso que me identifiquei bastante com Caio, seu amor pela arte e sua confusão jovem, o medo de tomar um passo a frente e simplesmente encarar esse mundão aí. Acredito que muitos de nós compartilhem desse mesmo sentimento. Mas Virgínia também não fica para trás e é uma personagem marcante, capaz de trazer muita identificação também.

Gostei de acompanhar o amadurecimento desses dois e torci para que dessem certo como casal. Foi um livro que me trouxe muitas reflexões e por vezes me senti tomando um soco no estômago com as coisas que aconteciam.

É uma obra forte, completa e que nos mostra como a vida é. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/palavrascruciais/

KarolinaFerbar 26/04/2023

A história do livro é boa, mas acho que estou com ressaca literária, então li por ler, pra não abandonar no meio do caminho, mas tirando esse fato ele é bom, história de um casal de verdade com seus altos e baixos.