A Arte de Charlie Chan Hock Chye

A Arte de Charlie Chan Hock Chye Sonny Liew




Resenhas - A Arte de Charlie Chan Hock Chye


36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Carol Martins 17/12/2023

Livro excelente pra conhecer a história de Singapura! Tem um humor satírico excelente!
Pra quem tá querendo recomendação de hq vai nele! Nenhum comentário negativo a declarar!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dado Silva 20/05/2023

Uma leitura pra levar pra vida!
A Arte de Charlie Chan Hock Chye, de Sonny Liew. Que obra maravilhosa! Uma verdadeira aula sobre a história política de Singapura... e, de certo modo, sobre todas as "Singapuras" do mundo. Só esse aspecto do gibi já valeria a leitura, mas ainda tem mais: a trajetória de Charlie em busca de se tornar o maior desenhista de seu país toca o coração de qualquer um que já se sentou com lápis e papel na mão, sonhando em contar as próprias histórias para o mundo todo (eu incluso). Impossível não se emocionar e não se descobrir um pouco Charlie Chan, também!

site: https://www.instagram.com/dadosilva13/
comentários(0)comente



Jose 03/03/2023

Preciso dizer que poucos quadrinhos que li foram tão interessantes, emblemáticos e convidativos quanto A Arte de Charlie Chan Hock Chye, escrito e desenhado pelo malaio Sonny Liew e publicado pela editora Pipoca & Nanquim. Como fã de quadrinhos, já li muita coisa de vários lugares, mas esse é meu primeiro quadrinho vindo de Singapura, e que bela primeira vez foi essa. O quadrinho fala sobre o personagem fictício mais real que já vi, Charlie Chan Hock Chye, e com real eu quero dizer MUITO real.

Caso você mostrasse esse quadrinho para alguém sem falar nada, essa pessoa com certeza pensaria que se trata de uma obra biográfica. Porque tudo que acontece nesse gibi é calcado com base na história de Singapura, vemos como o desenrolar político de uma nação afeta as aspirações e o futuro do jovem quadrinista Charlie Chan. Vemos sua infância, sua adolescência, vida adulta, meia-idade e até sua velhice, com registros fotográficos que embasam ainda mais a sensação de realidade. Além disso, o próprio autor, Sonny Liew, aparece vez ou outra como uma espécie de nota de rodapé viva, e é um ponto chave engraçadíssimo do roteiro. Porém, Charlie Chan não existe. Ele é extremamente real, mas sua história individual nunca ocorreu. Seus rascunhos, rabiscos, quadrinhos lançados, quadrinhos não lançados, fotos, são apenas fruto da genialidade de um autor.

E essa genialidade se transfere a outras áreas: o gibi é repleto de humor, porém sabe quando desacelerar e nos tocar o coração. Ele nos enche de informação, o que é certo, já que não conhecemos muito de Singapura, mas em certo trecho, lá no meio do livro, isso dá uma certa pesada na leitura, mas nada que tire o brilho da obra. Editorialmente ele é ótimo, a Pipoca & Nanquim é mestre em fazer um trabalho editorial massa. E para os viciados em informação, no final do quadrinho há um prato cheio: explicações minuciosas de referências e indicações de leitura para se aprofundar ainda mais.
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 23/01/2023

Incrível
Um Quadrinho genial, o autor acertou muito ao contar a história da política de seu país, só que através de uma biografia de um quadrinista que não existe, cada jogada, cada desenho tudo se encaixa e finaliza numa narrativa fluida e envolvente.
comentários(0)comente



Pequod.3 08/01/2023

Uma aula de narrativa gráfica, uma obra que fala sobre a história de Singapura, ao mesmo tempo Charlie nos conta sua história e como sua vida era afetada por odo contexto que se passava na cidade. As referências aos quadrinhos são inúmeras, como ele trabalha seus quadrinhos emulando os grandes artistas. Muito bom.

A Arte de Chalei Chan Hock Chye é uma obra-prima dos quadrinhos, escrita e desenhada por Sony Liew, essa história trata de maneira fictícia de contar a história do artista Charlie Chan, o maior quadrinista de Singapura, mas, ele nunca existiu.
A narrativa é extremamente inteligente, utilizando uma estrutura de retrospectiva, o quadrinho nos mostra como foi sua vida a partir da década de 1950 e se encerra nos dias atuais, o que permite aos leitores, testemunhar todas as mudanças sociais, politicas e culturais que ocorreram em Singapura em paralelo da história de vida de Charlie Chan.
Além disso a obra aborda diversas questões como, censura, politica e liberdade de expressão, mostrado através da jornada de Charlie Chan como artista, levando o leitor a refletir o papel da arte na sociedade, bem como as restrições e desafios que os artistas enfrentam ao abordar temas importantes. Com personagens bem desenvolvidos, possuindo camadas complexas o que os torna cativantes e realista, penso que qualquer pessoa, independente de ser iniciado nos quadrinhos ou não vai se apaixonar pela obra.
A quantidade de pontos positivos dessa obra fariam esse texto se tornar enorme, mas, um dos destaques que trago aqui é a combinação entre arte e narrativa que essa obra possui. Sonny Liew demonstra sua habilidade como artista ao referenciar diversos artista que o influenciaram, ao imitar os diversos estilos de desenhistas, das mais diversas épocas diferentes, criando uma atmosfera autentica para cada período retratado.
comentários(0)comente



fRUNo. 15/03/2022

Uma só montanha não abriga dois tigres
Chan Hock Chye gerou uma relação de empatia mto grande pra mim. Não só pela minha relacaocom a arte, mas pelo meu amor pela história. Nesse quadrinho, Sonnie Liew cria esse quadrinista para contar a história de Singapura.
A versatilidade de Liew é surpreendente nessa obra. Uma das minhas favoritas com certeza.
comentários(0)comente



Marcelo.Leite 24/01/2022

Muitas histórias em quadrinhos dentro de uma história em quadrinhos, assim poderíamos resumir.
Em A Arte de Charlie Chan Hock Chae, Sonny Liew conta a história de um quadrinista fictício singapurense que "publicou" seus quadrinhos durante a segunda metade do século XX. Suas histórias tiveram como inspiração um profundo teor crítico das condições políticas vividas por seu país. Primeiro, com o processo de descolonização e posteriormente, com os embates internos gerados pela Guerra Fria. Tudo isso contrastando com os desafios profissionais e pessoais vividos por Charlie Chan. A história é tão envolvente que por alguns momentos o leitor acredita que o quadrinista retratado tenha realmente existido.

O trabalho de Sonny Liew é marcada pela grande versatilidade nos traços e na narrativa gráfica, trazendo vida Charlie Chan com estilos dos mais diferentes possíveis dentro da mesma obra.

Não foi por menos que A Arte de Charlie Chan Hock Chae recebeu três Eisner em 2017, se tornou Best-seller no New York Times e foi eleito o melhor livro de 2016 pelo The Whashington Post.

Sigo ansioso para ver novas publicações de Sonny Liew por aqui.
comentários(0)comente



Kekeu 06/12/2021

Trabalho de uma vida
Sonny Liew fez uma obra de arte sem igual. Tem muitos elementos da história dos quadrinhos e do próprio local do autor, sem dúvida uma única leitura não serve para absorver toda genialidade da obra.

O trabalho do Pipoca é impecável!
comentários(0)comente



Mateus 16/10/2021

Uma história de Singapura
A arte de Charlie Chan Hock Chye é uma biografia de um quadrinista que nunca existiu, entretanto, essa biografia é apenas uma desculpa para contar a história de Singapura um pequeno país asiático que ficou a mercê das grandes potências do século XX.

Esse quadrinho é acima de tudo uma reflexão sobre as disputas políticas que consolidaram esse país. Acredito que preciso reler e fazer algumas pesquisas sobre a história de Singapura para compreender completamente a história, mas essa primeira experiência de leitura foi incrível.
comentários(0)comente



Helder 04/09/2021

Ótima experiência
Minha primeira HQ e uma descoberta. Gosto muito! Rsrs Esse livro em especial é uma biografia do próprio autor contando sua história e a história da revolução em Singapura. Uma aventura cheia de muita criatividade e arte.
Bom demais!
comentários(0)comente



Ricardo.Rincon 19/06/2021

Pipoca e Nanquim não erra
Que quadrinho maravilhoso.
Um desenho magistral, mudando conforme sua época.
Roteiro que nos coloca completamente inseridos na época e na vida de Charlie Chan.
comentários(0)comente



Clisthenes Pimentel 03/06/2021

A história de uma cidade-estado, um passeio pela indústria dos quadrinhos e uma aula de arte, tudo isso em uma HQ.
Em A Arte de Charlie Chan Hock Chye, Sonny Liew conta a história de Charlie Chan, um quadrinista fictício de Cingapura e enquanto acompanhamos a história deste artista vamos também vivenciando junto dele a história da cidade-estado diante da perspectiva do personagem.

A HQ funciona como uma biografia e utiliza de artifícios criativos para criar essa aparência. Liew utiliza diversas técnicas de pintura e desenho aqui, passando do nanquim até a pintura a óleo. Além disso muitas das páginas são trabalhadas para dar a aparência de algo antigo de verdade, quando está mostrando trabalhos mais antigos de Charlie, as cores, os traços tudo é brilhantemente pensado.

Junto a isso vamos tendo um vislumbre de toda a vida de um quadrinista, acompanhando desde o despertar de seu talento suas tentativas de se tornar um grande autor de quadrinhos, creio que muitos quadrinistas tenham se identificado com esta HQ.
O Quadrinho recebeu diversos prêmios, incluindo os mais importantes como o Eisner, onde em 2017 venceu os prêmios de Melhor roteirista/desenhista, Melhor edição de material estrangeiro – asiático e Melhor design de publicação. Além disso foi Best-seller do New York Times.

Você deve estar se perguntando, diante de toda qualidade comprovada porque a nota mediana? A resposta é simples, a história de Cingapura não me conquistou, por este ser um aspecto muito presente na obra acabou que muitas vezes me pareceu enfadonha.

Sendo assim, cabe a você meu amigo tomar a sua decisão em relação a este quadrinho, eu diria que a arte e a saga de Charlie Chan em sua vida de quadrinistas já valha seu tempo, ainda que assim como eu você não esteja muito interessado na história de Cingapura.


site: A Arte de Charlie Chan Hock Chye
comentários(0)comente



Henry 26/02/2021

Uma viagem à história de Singapura
Minhas amigas e meus amigos, essa HQ me surpreendeu bastante (positivamente).
Um livro que relata duas histórias num mesmo cenário: A história do crescimento e estabilidade política de Singapura; e outra sobre a evolução pessoal e profissional de Charlie Chan Hock Chye, o maior quadrinista de Singapura.

Sonny Lew é o autor que nos entrega essa grandiosa estória e ensina que não é necessário algo grandioso para criar algo grandioso. E ele conseguiu. Cria uma das mais belas narrativas gráficas que já tive o prazer de ler. De fato, seria impossível adaptar essa HQ para as telas de cinema. Ela foi feita para estar no papel. Para ser lida.

Já sobre a editora Pipoca e Nanquim, devo dizer que estou abismado com o incrível trabalho editorial neste encadernado. Como sempre, entregando qualidade para os fãs leitores.

Recomendo muito para aqueles que querem ser desafiados a ler algo denso, as vezes maçante; porém muito recompensador e único.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR