Não Chore, Não

nomundodesalem 13/04/2021

Resenha por @nomundodesalem
Não chore, não // Mary Kubica // 304 Páginas // 4 ⭐⁣

🏚⁣

Esther mora em Chicago com sua colega de apartamento Quinn, até que em um sábado a noite Esther some sem deixar vestígios.⁣
Quinn quanto descobre do sumiço da amiga e ao revirar seu quarto acaba encontrando misteriosas cartas destinadas a "Meu bem", assim Quinn começa a questionar se Esther é quem ela acreditava ser.⁣

Já em uma pequena cidade de Chicago, vive Alex que fica fascinado por uma misteriosa mulher que começou a frequantar o café em que ele trabalha.⁣

Quem seria essa mulher?⁣

Ano passado eu li "A desconhecida" da Mary Kubica e adorei, comparando com o outro achei esse um pouco mais fraco mas não deixou de me prender e acabei lendo ele bem rápido, comigo a leitura fluiu e gostei bastante.⁣
Não achei o plot previsível pois até eu me senti enganada quando descobri que minha teoria estava errada haha⁣
Talvez para muitos seja um livro lento mas comigo ele funcionou muito bem e acabou me prendendo bem.⁣

E você já leu algum livro da autora?⁣

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Aione 29/06/2018

Não Chore, Não é o mais recente lançamento de Mary Kubica no Brasil. O livro é o terceiro da autora editado pela Planeta, que também publicou A Garota Perfeita, romance de estreia de Kubica, e A Desconhecida.

Em Não Chore, Não a jovem Quinn acorda em um domingo e percebe que sua colega de apartamento, Esther, desapareceu. Dividida entre a incerteza de algo de grave ter acontecido e de a amiga simplesmente ter ido misteriosamente embora, Quinn começa a buscar indícios sobre o que pode ter acontecido. Paralelamente, a vários quilômetros de distância, Alex vive em uma pequena cidade e tem sua rotina afetada pela chegada de uma jovem, que imediatamente o atrai e a quem ele nomeia Pearl. Sem conseguir parar de prestar a atenção nela, ele pouco a pouco começa a vigiar seus passos, e o que começa como uma simples paixão, logo evolui para algo mais sombrio.

A narrativa de Não Chore, Não é construída em primeira pessoa alternando as perspectivas de Quinn e Alex. Assim, é como se duas histórias diferentes começassem a ser contadas, deixando ao leitor apenas sugestões de como elas podem estar interligadas. Apesar de tanto Quinn quanto Alex fornecerem bastantes informações sobre Esther e Pearl, bem como das situações vividas por cada um, minha impressão era de que suas narrativas revelavam muito mais sobre si próprios do que sobre as jovens por eles acompanhadas. Assim, me vi em muitos momentos me perguntando mais sobre eles do que sobre as garotas, o que criou em mim a expectativa de receber mais informações sobre os narradores. Fui frustrada, é claro, uma vez que a história não é sobre eles, ambos apenas são porta vozes da trama desenvolvida. Por um lado, a estratégia de Mary Kubica foi ótima ao desenvolver a narrativa dessa maneira, uma vez que tanto Quinn quanto Alex desconhecem os segredos de Esther e Pearl e, assim como o leitor, passam a conhecê-las conforme a história avança. Se a narrativa se desse pela perspectiva das garotas, os artifícios para ocultar os mistérios e criar o suspense deveriam ser outros.

Apesar de ter ficado curiosa pelo desfecho de Não Chore, Não e de não ter sido capaz de solucionar seu final, o livro acabou por me decepcionar. Em primeiro lugar, a leitura não me prendeu. Demorei para avançar as páginas simplesmente porque não conseguia me envolver: tudo parecia se desenrolar de forma muito monótona, de maneira que pouco me vi atenta ao que lia e deixei passar muitas informações relevantes para compreender a trama. Ao final, quando tudo foi revelado, precisei retornar os capítulos para reler passagens que haviam sido lidas superficialmente e só então entendi melhor o desenvolvimento do enredo. Não sei se eu teria conseguido solucionar o mistério, caso tivesse feito uma leitura realmente atenta.

Não apenas o livro não me prendeu, como o final também me decepcionou. Em partes, gostei de como Mary Kubica criou a história e uniu as pistas pouco a pouco para chegar ao clímax. Em termos de estrutura, Não Chore, Não não deixou a desejar. Porém, foi a construção dos personagens e suas motivações o que me incomodou: não consegui me convencer pela escolha que levou ao desenvolvimento do caso. A situação criada pela autora certamente é polêmica e nos faz questionar o que faríamos se estivéssemos na mesma situação da personagem em questão; contudo, a maneira de como o conflito é desenvolvido é rasa, a ponto de ter sido difícil que eu aceitasse sua justificativa. Dessa maneira, o final fez com que a história não me parecesse verossímil. Em vez de eu me ver dividida e compreendendo a dificuldade da situação, apenas achei tudo um tanto quanto absurdo.

Assim, Não Chore, Não ficou aquém das minhas expectativas, criadas a partir da experiência positiva com A Garota Perfeita. De qualquer modo, ainda espero ler A Desconhecida para ter outra oportunidade de acompanhar o trabalho de Mary Kubica.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/06/29/resenha-nao-chore-nao-mary-kubica/
Josiane 29/06/2018minha estante
Quando a leitura se arrasta é péssimo... Não estava atenta a esse lançamento, mas agora quero muito ler e saber o que acho ;) Valeu pela resenha! Gosto muito de seus vídeos também!!

sara 12/07/2022

até a metade o livro é beeeem enrolado e eu me irritava muito com as personagens.
porém depois de um tempo a gente entra na história e compartilha os sentimentos da quinn (do alex nao ele é chato), se sentindo traida e confusa com isso também.
eu nao adivinhei o plot e quando faltava umas 30 páginas eu so fiquei em choque.

ironwzetian 05/07/2021

eu gostei!!
é um livro com pouco diálogo principalmente no começo então pode ser cansativo pra algumas pessoas mas me prendeu muito pela escrita. O livro é narrado pela quinn que está com sua colega de apartamento desaparecida e pelo alex, que mora numa cidade pequena e acabou de conhecer uma menina misteriosa a qual ele chama de pearl

é um daqueles livros de suspense que até uns 70% vc acha que sabe exatamente o que vai acontecer, mas ai a autora joga um monte de acontecimentos e vc começa a pegar as coisas em cima da hora e vai descobrindo algumas páginas antes da revelação, mas mesmo assim tem uma coisa em específico que não tinha mesmo como adivinhar e, apesar de ter me sentido burra eu amei kkkkkkkkk me surpreendi bastante com o final

não percebi nenhuma ponta solta na história, tudo oq a autora foi falando ao longo do livro foi resolvido no último capítulo, mesmo que tenha sido corrido é melhor do que deixar tudo jogado né. Gostei bastante do livro, foi o primeiro livro da autora que eu li e pretendo ler os outros. A escrita dela é muito boa

Lalis17 19/09/2022

Acho que escolhi um péssimo momento pra essa leitura. A estória é sinistra, cheia de enigmas, fiquei completamente bolada durante a leitura. É um suspense com terror,e me deixou mal. Gente! E o final deixou a desejar.

Camila 11/05/2020

Tinha tudo para ser interessante, mas....
... deixou um pouco a desejar. O enredo da história é bem legal, mas a narrativa é muito cansativa e as vezes até um pouco repetitiva demais.

Laryssa Barros 12/10/2022

Demora para engrenar...
Eu esperava mais desse livro, mais emoção, mais suspense... eu achei bem morno, o livro só vai ficar interessante no final e não teve um final satisfatório, ao menos paraa mim...

Marcelo 21/10/2023

Boa leitura
O início do livro é bem instigante, não consegui nem chegar perto de adivinhar o final. Temos aqui uma trama contada por dois personagens, em duas cidades distintas. A jovem Quin lida com o sumiço de sua amiga Ester com quem divide o apartamento. Enquanto isso o jovem Alex fica curioso e atraído por uma mulher desconhecida que surge em sua pequena cidade e aparece diariamente na lanchonete onde ele trabalha. Achei bem criativo, mas o final e muito acelerado e tudo se resolve rapidamente. Ainda sim vale muito a leitura.

Ricardo Tavares 31/12/2023

Não chore, não (Chorei de raiva!)
Para mim esse livro representa propaganda enganosa. De história eletrizante não tem nada.
A trama só melhora um pouco nas últimas 50 páginas e o desfecho é de chorar, mas de raiva, frustração.
O desenrolar da ação é muito lento, os fatos demoram a se conectar e as ações dos protagonistas não são verossímeis.
Sem contar que a autora não é honesta com o leitor e não oferece pistas contundentes para desvendar os fatos.
Foi uma grande decepção.
Aparentemente, nós livros seguintes a escrita da autora progrediu e suas narrativas melhoraram bastante.
Esse é um livro esquecível. Pior leitura de 2023.

"Uma história eletrizante sobre obsessão e mentiras de uma das autoras mais vendidas da Editora Planeta, Mary Kubica No centro de Chicago, a jovem Esther Vaughan desaparece de seu apartamento sem deixar vestígios. Uma carta sombria dirigida a "Meu bem" é achada entre seus pertences, deixando sua colega de apartamento, Quinn Collins, se perguntando onde a amiga estaria e se ela era ? ou não ? a pessoa que Quinn achava que conhecia.

Enquanto isso, em uma pequena cidade portuária de Michigan, uma mulher misteriosa aparece no tranquilo café onde Alex Gallo trabalha lavando pratos. Ele é atraído imediatamente pelo seu charme e beleza, mas o que começa como uma paixão inofensiva rapidamente se transforma em algo mais sinistro..."

Lucas.Dill 03/05/2021

Meio confuso
Primeiro livro da autora q li, achei legal duas tramas "distintas" ao mesmo tempo.
Achei o final meio confuso, mas isso talvez seja pq foi o primeiro livro dela q li, talvez.

Leiturasdamarina 04/08/2023

Surpreendente!
Acabei a leitura agora e, minha nossa..UAU!! O final foi MUITO surpreendente! Durante a maior parte do desenrolar da história, tive dificuldade pra engajar a leitura; não foi daquele tipo de livro que prende...tanto que demorei bastante pra finalizar. Mas, os últimos 20% aproximadamente, foram simplesmente INCRÍVEIS!!! Muitas revelações, uma trama que se revelou bem complexa, um Plot Twist daqueles que deixam o leitor de olhos arregalados!
Valeu muito a pena ir até o final e, pra mim, foi melhor do que o meu primeiro contato com a escrita dessa autora (o primeiro que li foi "Garota perfeita"). Achei esse com um final bem mais emocionante e surpreendente. Acabei com 4.5 estrelas só porque achei o início da história um pouco lento.

Tati Correa 28/12/2021

É legal ver a história ser contado pelo ponto de vista de dois personagens.
Mas o desenrolar sobre a Genivieve é bem previsível.