Áudios

Áudios Simone Lemos Póvoa

Resenhas - Áudios

Aione 08/08/2018

Áudios é o sexto livro de Simone Lemos Póvoa. Publicada de maneira independente, a obra é um romance epistolar completamente modernizado: em vez de trocas de cartas, a narrativa se constitui pela transcrição de áudios no WhatsApp.

São várias as histórias narradas e, no centro delas, está a de Marina, brasileira que mora nos EUA com o marido e a filha e que vive trocando áudios com as amigas em meio à correria do dia-a-dia em uma maneira de manter-se tão próxima delas quanto possível. Assim, conhecemos um pouco tanto da rotina de Marina quanto das aventuras de Anitta, Vívan, Vanessa, Lisandra e Tainara.

O mais interessante da narrativa é que, por se tratar da representação de áudios, ela se constitui de um linguajar bastante quotidiano, de maneira a aproximar a escrita da língua falada. Assim, há uma fluidez muito significativa na leitura, facilitada tanto pela linguagem coloquial quanto por seu ritmo em si seguir o da fala. O ponto controverso dessa aproximação é que, da mesma maneira que nos utilizamos de diversos marcadores de linguagem quando nos expressamos e muitas vezes repetimos termos, isso também aparece na narrativa, o que em alguns momentos deixava a leitura um pouco cansativa.

Em termos de enredo, adorei o fato de podermos acompanhar diferentes personagens. Como cada uma delas vivencia uma situação diferente e apresenta sua própria personalidade, é nítido como o teor da conversa muda de amiga para amiga, seguindo as circunstâncias de cada uma. Às vezes, nos deparamos com situações divertidas, que nos arrancam risadas; em outros momentos, nos vemos curiosos pelo desenrolar de algum drama; em outros, acompanhamos reflexões que as personagens acabam realizando.

Em relação a isso, gostei bastante de como a autora colocou em pauta diversas questionamentos. A maternidade e a paternidade são bastante exploradas, especialmente no que se refere à diferença de papéis assumidos entre mulheres e homens nesse aspecto. Ainda, questões relacionadas ao matrimônio e aos relacionamentos diversos também estão presentes e, de uma maneira ou de outra, é possível perceber as questões machistas de nossa sociedade, seja através daquilo que as personagens relatam ou vivem, seja através daquilo que elas propõem como reflexão. De qualquer maneira, tudo é apresentado de maneira leve e ágil, mantendo, assim, o ritmo da narrativa.

De modo geral, a leitura de Áudios é leve, rápida e divertida. O foco do livro, a meu ver, não é se aprofundar nas histórias individuais — e por isso elas não são tão desenvolvidas —, mas em trazer essa forma de interação entre as amigas. Assim como as personagens, sabemos de cada uma tanto quanto é possível informar em um áudio em meio à correria de nossas rotinas, e adorei como Simone conseguiu transpor para as páginas esse aspecto tão presente hoje em nossas vidas.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/08/08/resenha-audios-simone-lemos-povoa/