21 grandes batalhas que mudaram o Brasil

21 grandes batalhas que mudaram o Brasil Luiz Octavio de Lima

Resenhas - 21 grandes batalhas que mudaram o Brasil

Tiago Queiroz 07/04/2020

Indicado para quem deseja conhecer superficialmente os principais conflitos do Brasil
O livro enumera e relata muito resumidamente os principais conflitos em que o Brasil se envolveu. As batalhas são de diversas natutezas. Tem desde conflitos indígenas até ações de guerrilha durante a ditadura. Mas, novamente, tudo muito resumido e superficial. Aconselho para quem busque uma obra direta e objetiva sobre o tema ou para quem procura um ponto de partida para se aprofundar futuramente.

O autor não é historiador; é jornalista. Não obstante, tem obras muito boas sobre história do Brasil, como A Guerra do Paraguai. No entanto, nesta ele cometeu alguns deslizes. Seguem abaixo alguns que pude reparar:

Na página 139 ele afirma que Bento Gonçalves fugiu de uma prisão no Rio de Janeiro. Na verdade, ele esteve preso no Rio, mas após uma tentativa de prisão ele foi transferido para a Bahia, e lá sim conseguiu fugir.

Na página 142 ele afirma que Giuseppe Garibaldi foi editor de um jornal e morreu em 1840 em Viamão. Quando na verdade ele morreu em 1882 na Itália. O autor claramente confundiu o célebre revolucionário com seu companheiro Luigi Rossetti. Um erro grave.

Por fim, na página 152 Luiz Otávio afirma que dom Pedro II abdicou em meio a uma crise em meados de 1830, quando na verdade isso se deu com dom Pedro I. Provavelmente um erro de digitação combinado com a ausência de uma revisão mais bem feita.

Tirando esses detalhes, considero que a obra vale a pena ser lida para quem busca informações gerais e introdutória sobre o tema.

Vinicius.Ferreira 10/04/2020

O livro é muito bom, relata as batalhas de forma muito didática, porém não se aprofunda o bastante. Algumas batalhas são tão ricas e controversas que necessitam de uma atenção e análise especial. Em resumo, o livro aborda fatos e personagens de forma muito clara e coesa.

Laysa Leitora 25/10/2023

Meu Brasil Brasileiro
Este livro traz uma análise retrospectiva dos 21 conflitos que surgiram a partir do Descobrimento do Brasil até o período anterior à Redemocratização do país. Todas essas batalhas foram essenciais para transformar o que hoje conhecemos como Brasil e o que hoje conhecemos como brasileiros. Entender a nossa história é essencial para entendermos quem somos, para aprimorar os acertos e não cometer os mesmos erros, estude história!

Elisabete Bastos @betebooks 01/08/2018

21 Batalhas ocorridas no Brasil
O livro discorre em forma de resumo de 21 batalhas ocorridas em várias fases no Brasil: Guararapes; Palmares; Sabinada; Riachuelo e Uruguaiana, Canudos Araguaia (1973).
O livro é um resumo valiosos, eis que abarca vários conflitos no Brasil.
Ponto inicial de conhecimento sobre o Brasil.
Aliás, que contradiz a versão de que no Brasil só há momentos decisivos, derramamento de sangue.
Pelo contrário, muitos morreram para se ter um país consolidado em República e democrático.
Evidentemente, ressaltando as desigualdades sociais e econômicas, que existem em nosso país.
PS: Livro útil para concursos com vista a reavivar/memorizar e para gravar os dados históricos mais relevantes.

><'',º> 29/03/2019

Apresentação e Sumário do livro
APRESENTAÇÃO
(LUIZ OCTÁVIO DE LIMA)

Este livro pretende traçar um retrospecto dos principais conflitos ocorridos no Brasil, dos anos que se seguiram ao Descobrimento aos que marcaram o período anterior à redemocratização.

Foram tempos que testemunharam os primórdios da colonização portuguesa, investidas de franceses e holandeses que aqui deixaram suas heranças culturais, ciclos econômicos que produziram crescimento e desigualdades, escravidão e lutas pela liberdade, movimentos nativistas e separatistas, conquista de territórios e surtos revolucionários.

As batalhas aqui narradas se constituíram em confrontos que, apesar de muitas vezes pouco conhecidos ou lembrados, foram decisivos para definir traços do povo brasileiro e redesenharam gradualmente os limites do território nacional.
Mesmo sem alcançar as proporções épicas dos combates que se inscreveram na história mundial, a maior parte dos episódios descritos pouco fica a dever a eles em aspectos emocionantes, trágicos e surpreendentes. Ou em personagens instigantes.

O país que emergiu desses conflitos foi uma nação cheia de contradições, marcada por intrigas políticas, interferências externas – e capaz de iniciativas extremamente violentas para mudar ou reafirmar o statu quo.Um Brasil que todos temos o dever de conhecer, para entender o presente e legar um futuro mais pacífico e justo.

__________

19 - Santa Maria
20 - Mantiqueira
21 - Araguaia
Leituras recomendada

site: pladlivrosbr0.cdnstatics.com/libros_contenido_extra/39/38354_1_21_grandes_batalhas_trecho.pdf

Mainnã 30/12/2022

Bem interessante e didático, como professora de História gostei mt do livro inclusive conheci alguns fatos novos