O Caminho 3T

O Caminho 3T Giridhari Das

Resenhas - O Caminho 3T

Rafael.Gomes 07/04/2023

Hare Krishna
Uma visão do yoga que me era completamente desconhecida. Muito além das posições, a visão do Yoga como uma prática espiritual e transcendental foi muito edificante.

O livro descreve as ferramentas de mindfulness (estar ciente, consciente de sua consciência e com atenção plena - foco no agora), dharma (aquilo que deve ser feito, o seu dever que nasce da sua natureza), paz interior (habilidade de criar harmonia e equilíbrio interno por estar ciente de suas emoções, motivações e desejos e por estar com os mesmos sob controle), jnana (conhecimento para fundamentar escolhas melhores, elevar a sua consciência) e Bhakti (devoção, amor a Deus).

Interessante saber mais sobre o karma e sobre as reencarnações, inclusive em formas não humanas, temas também relacionados e fontes de inspiração para o espiritismo e budismo.

Destaque especial para as visões impersonalistas (sem Deus e não devocional) e personalistas do Yoga.

Os trechos sobre Deus e Krishna (avataras - aquele que desce do mundo transcendental ao mundo material) foram lidos por mim sob uma ótica puramente alegórica, tomam parte do livro e me pareceram até contraditórias com outros ensinamentos. Sim, a razão final do Yoga é justamente uma vida de adoração a Deus.

Interessantes as dicas sobre veganismo, simplicidade, consumo, silêncio, etc.

A leitura é fluída, agradável e muito recomendada.

Não me recordo como cheguei ao livro, mas foi legal saber que o autor está pertinho de mim, em Alto Paraíso.

Trechos:

Yoga significa conectar-se, ou, em outras palavras, ser realmente você, e conectar-se à fonte de tudo, através da observação e direcionamento da própria mente.

A questão não é a realidade externa, mas como você a interpreta.

O cerne da questão é sua habilidade em focar sua mente, e no que você foca sua mente.

Normalmente, experimentamos essas coisas de maneira superficial e rápida e, então, mudamos para outra coisa. Contudo, o segredo é realmente interiorizar a experiência, fazer um esforço extra para registrá-la. (?) Contemplação. (?)
Faça isso tanto quanto seja capaz. Quanto mais o fizer, mais se tornará natural. Esses momentos muito positivos se acumulam e fazem de você mais positivo de maneira geral, literalmente mudando o formato do seu cérebro.

A maior virtude individual que você pode expressar é a gratidão (?) habilidade de ver o melhor em tudo (?) A gratidão revela a completude da vida. Ela torna suficiente o que temos.

Sua experiência de vida é feito de sua visão de vida e não baseada na sua realidade externa. (?) novos conhecimentos preencherão seu mapa mental com informações e opções até então desconhecidas por você.

Um indivíduo sábio, portanto, ora a Deus não por proteção para a sua casa, carro, dinheiro, corpo ou família, mas por proteção contra a única coisa que lhe pode realmente trazer sofrimento: seus desejos.

Madre Teresa expressou isso bem: "O fruto da fé é o amor. O fruto do amor é o serviço". Santidade é tornar o bem-estar dos outros a nossa única preocupação. Essa é a meta final da espiritualidade. Isso é o amor em ação, em sua perfeição máxima.
Carolina 07/04/2023minha estante
?As posições? são da hatha yoga, mas existem várias yogas: jnana yoga, dharma yoga etc.

. . .

O conceito de reencarnação no espiritismo e no budismo tem uma diferença crucial:

Para o espírita (e os esoteristas do século XIX), as vidas sucessivas seguem uma progressão numa linha reta, e a alma vai evoluindo através de [necessariamente] muitas vidas.

Para o budista o renascimento (conceito diferente da reencarnação) dá-se dentro do Samsara, que é representado por um círculo. Ele não tem princípio nem fim, e não segue uma linha evolutiva. O Samsara é uma prisão da qual a alma deve se libertar o quanto antes, de preferência nessa vida mesmo (não é necessário viver muitas vidas).

. . .

Já que você citou a Madre Teresa, e esta foi católica, aponto que para o catolicismo, santidade é fazer a vontade de Deus ao invés da própria vontade.

A sua definição é boa - ?tornar o bem-estar dos outros a nossa única preocupação?, isso equivale a esquecer-se de si mesmo, e todo santo católico tem essa característica.

Lilian.Wunsch 16/02/2021

De maneira geral gostei, mas em alguns momentos achei cansativo. Também penso que não sou espiritualizada o bastante para concordar com algumas instruções colocadas pelo autor, principalmente em relação a alimentação. Pretendo ler novamente no futuro.

KaroL 09/09/2020

Ensinamentos importantes
O livro traz muitas questões que nos levam a refletir, sobre coisas do dia a dia mesmo que fazemos tão no "automático" que nem nos damos conta de que fazemos. Vale a leitura!

Cecilia.Moreira 28/06/2020

Leitura indispensável para qualquer pessoa que busca ser feliz!

Angelica.Lima 21/05/2020

Gostei muito de conhecer a filosofia do Yoga além dos Asanas.
Algumas coisas quero levar para a vida, porém gostei do livro até pouco mais da metade. Depois disso me pareceu um pouco mais do mesmo em autoajuda.

Nath 14/05/2020

Muito interessante. Gostei bastante das ideias do livro e aprendi muita coisa que não fazia idéia. Até 40% achei incrível, depois continuou bem, mas foi muito além do que eu esperava em alguns temas hehe
Não sei se pretendo seguir o caminho, mas consegui extrair muita coisa pra vida.