Bonsai & A Vida Privada das Árvores

Bonsai & A Vida Privada das Árvores Alejandro Zambra

Resenhas - Bonsai & A Vida Privada das Árvores

Julyane Polycarpo 13/02/2024

Bonsai e A Vida Privada das Árvores
Sinceramente, achei mais ou menos. A leitura é muito rápida, porém não é tão profunda. Ao mesmo tempo sinto que o autor trouxe muitas informações e ao mesmo tempo não trouxe nada.
Eu fiquei confusa kkkk acho que vale a pena dá uma chance para os livros sim. Vale salientar que ambos não tem nenhuma relação um com o outro.
Talvez eu não estivesse no momento para ler as obras desse autor, mas li e não entendi direito. Enfim, dêem uma chance se tiver curiosidade, acho que tem coisa a mais que eu não consegui captar.

jessyhehe 27/11/2023

Nessa edição que li contém dois livros: Bonsai / A vida privada das árvores. Ambos têm um estilo de história comum, que narra pessoas normais, vidas normais e em pequenos momentos. É simples mas a leitura é bem reflexiva. Os dois são bem curtos, e a escrita bem fluida.
Recomendo essas duas leituras para quem busca ler sem compromisso no final de tarde.
Dei nota 3/5 pois acho que poderia ter aprofundado mais, pois achei mega resumida os enredos .

Marília 02/08/2023

O único ponto de afinidade entre as duas histórias são os bonsai. No mais são histórias sobre perdas.

Cris 07/06/2023

Um labirinto ?
O livro contém duas histórias, que se ligam e não se ligam ao mesmo tempo, já que os personagens têm muito apreço por bonsais e árvores em geral ?. O bonsai é uma metáfora para o processo de escrita. As histórias começam muito bem, mas dps vão ficando enfadonhas e desinteressantes, como a rotina dos personagens. Parece que estamos em um looping labiríntico. Entendo que é isso que faz da obra o que ela é. Só fica cansativo. Não indico este livro a todo mundo. Porém, para conhecer o autor apenas, está recomendado ?.

Julia Moraes 28/05/2023

Esse é o segundo livro do Zambra que eu leio e adoro o jeito como ele aborda as relações ?comuns?, mas que nunca são faladas, como a relação entre padrasto e enteado.

Paulo1584 03/04/2022

fragmentos
Zambra apareceu pra mim de início pelo "Múltipla escolha", um livro que muitos chamam de inclassificável, mas que ouso a colocar como romance, tão romance quanto bonsai e a vida provada das árvores. por que tudo isso, afinal? o que percebi nessas três leituras é que a forma é algo muito importante para o autor; lógico que o conteúdo também, as possibilidades de caminhos para as personagens, mas sobretudo a forma, o modo como o texto aparecerá para quem ler. especialmente "Bonsai" é uma belíssima obra, com personagens cativantes e mesmo a gente sabendo que Emilia vai morrer e que Julio ficará só, é muito importante acompanhar toda a história deles. gostei de ambos, mas acho que "Bonsai" me pegou de um modo mais especial.

Lulys 20/03/2022

Bonsai e como nos podamos na vida
Tanto em Bonsai com em A vida privada das árvores os personagens andam entre o que foram e o que queriam ser. São "podados" por eles mesmos seguindo como sempre foram, sem grandes arroubos e com medo de mudanças bruscas

Juju 02/02/2022

Inusitado
Com uma escrita bem diferente (que pra mim funcionou muito), esse livro fala sobre relacionamento, sobre morte, e sobre a impermanência. Eu vi um parelelo entre: não olhar apenas para o final, e sim aproveitar o caminho. Porque ele já começa o livro contando o final da história. Mas não que o caminho seja lindo e florido, muitas vezes é inclusive melancólico, as vezes acomodado, as vezes estranhamente obsessivo. E escrevendo isso percebo como em tão poucas páginas esse livro-bonsai tem tanto conteúdo!

Rute 02/02/2022

Bonsai e a Vida Privada das Árvores
Já tinha lido A Vida Privada das Árvores separadamente uns quatro anos atrás, e foi muito interessante perceber agora como, embora as histórias não sejam em si ligadas, existe uma ligação e um bom motivo pra terem sido publicadas juntas.

Em Bonsai, os protagonistas são Julio e Emília. E o texto já começa avisando: ?no final, ela morre e ele fica sozinho (...)?. As nossas expectativas são direcionadas, então, pro que acontece entre a primeira noite que dormem juntos e a morte certa e solidão.

Em A Vida Privada das Árvores, os protagonistas são Julian (que por pouco não se chamou Júlio), Verônica e Daniela. Julio é o homem que está, Verônica a mulher que não chega e Daniela a menina que será.

Eu gosto muito da linguagem do Alejandro Zambra (ele tem um livro chamado múltipla escolha que quase explodiu minha cabeça). E gosto muito do fato desses dois romances estarem assim ligados, mesmo que não estejam.

Natalia Cunha 31/01/2022

Uma história boa e outra nem tanto
O livro, dividido em dois, sendo cada parte um novo livro, ou uma nova história, enfim, é metade bom e metade nem tanto. Gostei muito do estilo de escrita do autor. Idas e vindas aleatórios, pensamentos desconexos, ao mesmo tempo superficiais e profundos, parece quase uma sessão de psicanálise. A primeira história é cativante, envolvente, a leitura é fluida e rápida. Já a segunda é mais lenta, mais difícil. Não achei os personagens carismáticos. Talvez os tenha achado chatos, inclusive. Mas é um livro bonito. Uma construção interessante.

Marcelo 08/09/2021

A nobreza do afeto
Nesta edição, temos os dois primeiros romances de Zambra, ambos exemplos claros de que a força das palavras jamais pode ser medida pela extensão dos textos.

A busca por uma objetividade narrativa, tanto na forma, como no conteúdo, talvez seja o grande charme de ambas as narrativas. Por serem minúsculos (seriam novelas?), quanto menos se sabe, melhor. Explorá-los faz parte da experiência.

"Bonsai" nos apresenta a uma história de amor entre duas pessoas que já está destinada a terminar. E sabemos disso literalmente desde a primeira frase do livro. A questão, portanto, passa a tentar entender porque aquele romance foi tão significativo para ambos os envolvidos. O mais importante aqui, entendo, seja compreender que o ápice de uma relação pode acontecer enquanto ela existe, no exato momento em que ela ocorre, quando os envolvidos estão felizes, alegres e transbordando amor, e não em um futuro idealizado que, por vezes, nunca chega. O legado de uma história amor se constrói no dia-a-dia. E por mais que tentemos podar nossas irrelevâncias, como que cuidando de um Bonsai, são de pequenos momentos que grandes memórias são construídas.

"A vida privada das árvores" explora uma doce relação de compaixão entre um padrasto e sua enteada. O homem tenta distrair a garotinha contando histórias para ela enquanto sua mãe, que estava na faculdade, não retorna pra casa. E pode ser que nunca mais ela volte. Nunca saberemos, afinal. Esse segundo romance, com uma premissa tão simples, explora as casualidades da vida. Como simples situações podem gerar impactos emocionais tão fortes. De certa forma, toca em assuntos como a perda, o abandono, infidelidade e, em comum a todos esses temas, o amor. O amor genuíno que transcende a mera condição física e, por isso, resiste, se estende e permanece. Belo livro, com uma bela mensagem.

Curioso notar que os livros se comunicam entre si diversas vezes, com várias autorrefêrencias. Mesmo que não totalmente conectados, é interessante perceber como o autor cria quase autobiografia de sua própria personalidade, como se cada em um dos livros ele fosse o protagonista com nomes distintos. Um quebra-cabeça autoficcional.

A força da escrita é o que mais impressiona. Com uma linguagem objetiva e sem qualquer excesso, Zambra cria uma unidade estilística que, mesmo simples, não faz nenhuma concessão emocional a quem lê. Aliás, não é porque é simples que ela se mostra menos profunda. Pelo contrário, justamente por chegar tão diretamente no leitor, as palavras atingem em cheio, sem nenhum aviso prévio. Zambra é um gênio.

E se a genialidade de alguém pode ser mensurada a partir de histórias de amor tão doces e singelas, isso demonstra uma sensibilidade maior à tão nobre grandeza emocional dos verdadeiros artistas.

E não há arte mais nobre do que amar.

Denise 28/08/2021

Existe a possibilidade de Bonsai ser o livro que Julian (o protagonista de A Vida Privada das Árvores) escreveu? Não sei pq, mas fique pensando nisso...

@juliosanttana 12/08/2021

Livro ok
Esperava mais do livro !
O livro contém duas novelas da qual gostei muito da primeira porém a segunda, achei meio entediante.

@Marverosa 13/07/2021

Para saborear com calma
Vim aqui defender estás duas novelas (vá lá, não chegam a ser um romance), pequeninas mas na minha opinião fantásticas.

Começando pelo narrador. O narrador que conversa com o leitor, que se mistura com o personagem ao mesmo tempo que desaparece nele. O tom de confissão e oralidade faz com que a leitura soe rápida. Mas por isso mesmo não pode ser rápida, porque Zambra é um mestre em dizer o não escrito, em revelar pelas entrelinhas. Os seus personagens falam com suas atitudes, medos, receios, sentimentos posturas e pensamentos defeituosos. É exatamente quando parece não dizer nada que ele revela o que aquele personagem ou cena diz.

Começar o romance pelo fim. É muita ousadia.

?No final, ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura.?

O resto é literatura. Você já sabe o final, mas
Você le, porque é literatura.

Tanto Bonsai, quanto A vida privada São romances de conteúdo. Não espere um final (embora o autor semeie isto desde o início). Eles são romances de revelação, de análise da condição e relações humanas. Com frases maravilhosas durante a leitura.

Super recomendo.

Ana 08/07/2021

Confesso que quando terminei de ler esse livro não ia dar essa nota, mas quanto mais tempo passava mais eu continuava pensando sobre.