Obra Poética Completa - vol. I

Obra Poética Completa - vol. I Gregório de Matos

Resenhas - Obra Poética Completa - vol. I

Cabelo 03/08/2010

Crônica do viver baiano seiscentista
do leitor

“Vossa beleza vem dos olhos, que no meu sentir são raios. De vosso rico cabelo que nos ombros formas anéis preciosos. De vossa muita alma com que move o airoso corpo.” - Gregório de Matos

Gregório de Matos, mais conhecido pelo apelido Boca do Inferno ou Boca de Brasa, é o maior representante poeta do Barroco brasileiro. É sem dúvida dos mais instigantes e, também, devido aos parcos documentos históricos e deficiência de registros, há muita discussão a respeito de sua obra. Isto é, existiam muitas pessoas que faziam poemas satíricos que assinavam Gregório de Matos devido à fama do escritor e para não se identificar. Por conta disso, os historiadores e literários “não fecham questão” sobre o que é de fato de autoria do Boca do Inferno e o que apenas foi atribuído a ele.

De todo modo, a obra mais completa é a Crônica do viver baiano, cuja contra-capa já alerta “reúne toda a obra poética atribuída a Gregório de Matos, com muitos inéditos e toda a erótica do poeta baiano. Pesquisada em 17 códices manuscritos dos séculos XVII e XVIII.” É uma bela coletânea em dois grossos volumes de tudo o que se tem notícia com o nome de Gregório. Livro, por sinal, muito interessante com inúmeros poemas líricos e satíricos, e ainda uma biografia do século XVIII, um pequeno ensaio de Antonio Houaiss, e a relação dos códices.

Deve-se salientar que o estilo barroco nasceu da crise dos valores clássicos do renascimento, ocasionada pelos conflitos religiosos e pelsa dificuldades econômicas que se seguiram à falência do comércio europeu com o Oriente. O homem desse tempo vivia um estado de tensão e desequilibrio, do qual tenta evadir-se cultuando um rebuscamento talvez exagerado. Em conflito, o artista produz uma obra de arte marcada pelas oposições, em um incessante jogo de claro e escuro, de luz e sombra, de alto e baixo relevo, dividido ente o efêmero e o eterno.

Nascido na Bahia, Gregório de Matos e Guerra firma-se como o primeiro poeta brasileiro. Após estudos no Colégio de Jesuítas, vai para Coimbra e faz graduação em Direito. Formado vive alguns anos em Lisboa, onde casa e exerce a profissão de advogado. Com o casmento em crise e perseguido por suas sátiras, retorna à terra natal. Na Bahia, volta a trabalhar com os jesuítas como desembargador.

O fato de ser um poeta brasileiro fazia com que Gregório de Matos se sentisse meio idiota. Vivia afastado da metrópole e perdia-se em divagações bastante confusas sobre si mesmo. achava que nada mais tinha a perder depois que voltara para sua terra viúvo e solitário. Rimar Jesus com cus, Deus com ateus, igreja com inveja, jesuíta com alcovita, juiz com infeliz, poeta com pateta, Santo Antônio com demônio, letra com punheta ou história com chicória, tanto fazia. Tinha os mesmos sentimentos para escrever sobre a mulata, o amor, o caralho, o papagaio, o governador, El-Rei ou Deus.

Apesar de ser conhecido como poeta satírico, daí o apelido Boca do Inferno Gregório também praticou com esmero a poesia lírica e religiosa. Em suas sátiras, ridiculariza o brasileiro que trabalha para sustentar o colonizador, o colonizador português predatório e explorador, El-Rei, o clero e, em uma postura moralista, os costumes da sociedade baiana do século XVII. Na poesia lírica e religiosa manifesta certo idealismo ao lado do conflito gerado pela necessidade de viver a vida mundana ao mesmo tempo que busca a pureza da fé.

Paulo Cabelo Laubé

Aumont 14/07/2023

É?
Confesso que literatura seiscentista está longe de ser minha favorita, Gregório de matos também está longe de ser meu autor favorito, mas eu terminei essa leitura aliviada por ter terminado. Mas apesar de tudo isso eu sou uma curiosa de história e cultura, então obviamente eu iria curiar ele também. Ah, eu aproveitei a leitura, sabe? Mas não leria de novo kkkkkkkk