A Inquilina de Wildfell Hall (eBook)

A Inquilina de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A Inquilina de Wildfell Hall

Vê Lemes 19/06/2021

Doce
O livro retrata detalhadamente (muito até, rs) a vida de Helen, uma mulher de valores inabaláveis e uma fé incomensurável.
Assume as consequências da escolha que toma, e, faz o impossível para se manter inteira, mesmo que, pelas inúmeras adversidades, fragmentos de sua alma tenham se partido.

Gabriella440 12/03/2024

Em uma dupla de estreias em minha experiência literária, A inquilina de Wildfell Hall é minha primeira leitura da Anne Brontë, e meu primeiro romance epistolar.
Em cartas para seu cunhado, Gilbert conta como a viúva Helen Graham aluga o pardieiro de Wildfell Hall e desperta a curiosidade da vizinhança, assim como seu mais profundo afeto.
A verdadeira história de Helen é descoberta através de páginas de seu diário que ela entrega a Gilbert, e confesso que já imaginava pelo menos uma parte importante dessa revelação, que não foi tão surpresa assim.
Essa história deve ter sido escandalosa no século XIX, já que Anne expõe aspectos do patriarcado e da hipocrisia de costumes da época.

carlanagy 26/02/2023

Uma obra visionária
Um livro muito impressionante.. é incrível como os temas abordados são a frente do seu tempo, tendo em consideração a época em que o livro foi escrito. A autora foi muito acertiva e visionária quando questiona o papel da mulher no casamento, principalmente quando este não vai bem.... A escrita é muito fruida e os personagens muito bem construídos. Recomendo demais a leitura desse livro.

BIANCA 08/04/2019

Necessário.
#RESENHADALUZ

A Inquilina de Wildfell Hall |Anne Brontë
?Primeiro observa; em seguida aprova; e por fim ama.?

Este é um romance histórico epistolar, publicado na época vitoriana (1848) sob o pseudônimo ?Acton Bell?.

TRAMA
Narrado pelo personagem Gilbert, acompanhamos o cotidiano da vila onde esse reside, até a chegada de uma misteriosa dama, viúva, com seu filho de 5 anos, Arthur.

Gilbert se apaixona pela jovem Helen, que se mostra diferente das outras de sua vila, e decide que sua intensa paixão merece ser confessada.

Ao se declarar, ele se depara com uma reação inesperada de sua amada. Ao perceber que magoou o jovem, Helen decide contar sua história.

A partir daí, o leitor retroage alguns anos e a narrativa percorre a história da vida da jovem. Descobrimos então o mistério que embala sua vida.

Helen casou-se por amor. Imaginou que fosse mudar seu companheiro com sua bondade e princípios religiosos. Infelizmente, o amor para ela não foi como nos contos de fadas.
?Ninguém se pode sentir feliz numa solidão constante.?

A trama trata sobre temas como religiosidade, libertinagem, alcoolismo, desigualdade de gênero, conflitos entre razão e emoção e relacionamento abusivo.

PERSONAGENS
Há muitas personagens femininas. A maioria delas são resolutas. Helen, em contrapartida, é forte e não aceita viver em um ambiente infeliz. Toma então uma decisão importante, que chocou a sociedade da época.

Por essa razão, a obra foi censurada. Atualmente existe apenas uma edição com o texto integral.

Anne fornece em sua narrativa a força do pensamento da mulher, e choca seus contemporâneos, ao tratar da luta pela igualdade das mulheres.

OPINIÃO
A obra inicialmente se tornou pouco convidativa. Mas quando iniciei a narrativa de Helen, me envolvi muito mais. Ao longo dos capítulos, a obra tem seus altos e baixos: declina e fica cansativa, para depois resgatar uma trama mais ativa e interessante.

A escrita da autora é um pouco complexa por conta da época, mas sem maiores dificuldades para quem está habituado ao gênero.

Ainda assim, recomendo muito, por causa dos temas tratados e a reflexão esplêndida que a obra traz ao leitor.

daynnem 26/02/2021

Melhor que a irmã
Emily Brontë que me perdoe mas a irmã escreve mil vezes melhor kkkkk
É um romance onde Anne aborda os valores da sociedade, tanto do homem quanto da mulher, e acho que um pouco à frente do seu tempo, pois a protagonista (Helen) tem atitudes que somente um homem poderiam ter àquela época.

Helen vive um martírio coitada, podia ter virado até santa já, mas como todo bom romance uma hora a coisa vai...

Laís 31/07/2020

Li na edição de Portugal mas não me incomodou, gostei muito de como Anne não romantizou o relacionamento como acontece um pouco, com o livro da Emily onde você sabe e vê que não é legal mais não consegue detestar 100%, o personagem, nesse embora ela com valores cristãos muito fortes da personagem , você não se sente impelido em nenhum momento a simpatizar com ele. Além da mensagem que isso de salvar ou ajudar uma pessoa que não só , não quer mudar como faz questão de desprezar as suas tentativas. Não existe isso de você mudar alguém, por melhor que seja suas intenções.

Jess 10/10/2021

Me fez sentir muita coisa
Um livro que foi censurado para publicação por Charlotte Brontë e mesmo assim publicado de forma póstuma, deparamo-nos com a história de Hellen Graham, uma suposta viúva que se torna a nova inquilina em Wildfell Hall, causando um burburinho e especulações por parte dos vizinhos, curiosos pelo mistério sustentado pela viúva, além da super proteção com seu filho Artur. Acontece que um desses vizinhos, Gilbert Markham, desenvolve um interesse além da cordialidade, o que faz com que a trama se desenrole mais profundamente.

Narrada inteiramente em formato de carta, a obra retrata a vida de uma jovem iludida pela paixão explosiva, pelos gracejos da gentileza e amarguradamente exposta a uma realidade dura e dolorosa. Tanto a personalidade quanto as decisões de Helen Huntington desafiam às normas e convenções da sociedade da época, e por isso se tornou alvo de tantas polêmicas. Tive muitas emoções fortes ao longo da leitura, como raiva, aflição ou esperança, torcendo sempre para uma resolução leve e graciosa para os protagonistas, que mereceram depois de tando sofrimento.