Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias

Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias James Joyce

Resenhas - Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias

none 28/11/2018

Tradução faz toda a diferença
Edição linda e bem feita em todos os aspectos, a humildade e cuidado do tradutor responsável pelo projeto nos faz repensar as edições já feitas desses e outros livros de Joyce no país, não é preciso sofisticação nem concretismos, faço aqui meu pedido para que a editora siga publicando outros livros de Joyce, Música de Câmara, Stephen Herói (ainda que bem traduzido e editado pela Hedra), Finnegans' Wake e Ulisses. A L&PM publicou Um retrato do artista quando jovem, mas a tradução ficou a cargo de um renomado tradutor de Lovecraft, ou seja, ficou a desejar. Esta, da Autêntica é digna de aplauso, porque a caixa inclui Epifanias, livro que deveria ser lido antes do romance para melhor compreensão do projeto autoral de Joyce. Antes desse livro Joyce era um autor distante, inalcançável, difícil até, quase impossível. Quase porque quando li Dublinenses eu gostei bastante. Hoje posso afirmar depois de ter lido Um retrato do artista quando jovem e Epifanias que virei leitor e fã do autor. O romance não é exatamente a biografia de Joyce e sim a estória sobre Stephen Dedalus, desde sua infância e juventude. As notas ao final do livro esmiúçam de forma nunca cansativa e sempre interessante a obra de Joyce, a Irlanda e a época em que se passa a narrativa para a melhor compreensão do leitor. É uma experiência completa na medida do possível, pois dialoga também com traduções anteriores, nas notas explicativas o responsável pela edição em português inclui dúvidas do tradutor de Um retrato para o francês e o espanhol, e respostas do próprio autor às dúvidas, muitas vezes bem humoradas, as opções de tradução para o português e a revisão tiveram um cuidado enorme. Menciono esses detalhes porque quando comparo essa edição com as demais que estão no mercado a diferença é gritante. Não quero elogiar demais porque entendo que cada leitura é um momento especial e específico para cada leitor, como bem afirmou Alberto Manguel. Só quero deixar claro que esta foi uma experiência incrível que tentei compartilhar aqui, sem mencionar a estória em si, porque ela mesma traz suas explicações e Epifanias, seus momentos especiais. Leiam, tirem suas conclusões e comentem abaixo suas experiências.