O Quinto Evangelho

O Quinto Evangelho Huberto Rohden

Resenhas - O Quinto Evangelho

Carol 28/04/2021

É um livro bastante difícil de ler pelas explicações filosóficas do autor. O livro é dividido em versículos e explicações do autor em seguida.
Como foi minha primeira leitura, li com as explicações. Da próxima vez lerei somente os versículos e farei minha própria interpretação.

Golbery 13/08/2010

Tomé ou Rohden?
Encontrado no Egito em 1945 no meio de outros textos, o Evangelho Segundo Tomé tem uma estrutura bem diferente dos canônicos. É a tentativa de registro de 114 mensagens curtas de Jesus. Não se trata de uma narração, mas de uma transcrição de sentenças proferidas por Jesus.

Cada aforismo foi traduzido, comentado e interpretado por Humberto Rohden em algo próximo de uma página. Uns mais curtos, outros mais longos mas sempre há um comentário. O tradutor tem todo um esquema de pensamento próprio que aparece em seus comentários trazendo elementos de outras obras da literatura religiosa, seja do ocidente ou do oriente.

Tais comentários as vezes são muito pessoais. Há quem concorde, eu não comungo tanto da maneira dele pensar. Confesso que gostaria que os aforismos fossem publicados sem os comentários, como quaisquer dos evangelhos canônicos.
marcelo.garib 03/07/2013minha estante
Estou lendo e em alguns momentos tive essa mesma sensação de que algumas interpretações são bem pessoais partindo do nível de entendimento do comentarista. Já ouvi outras interpretações que diferem um pouco em algumas partes. Mesmo assim, o livro é interessante, fácil de ler e e nos faz pensar em temas Bem Altos.

Eros 11/08/2015minha estante
As obras traduzidas por Huberto Rohden, inevitavelmente, apresentam a característica particular de sua filosofia (Filosofia Univérsica). Concordo plenamente que são comentários com percepções bem pessoais. Ainda assim, essas obras trazem uma tradução fidedigna e os comentários acrescem e não corrompem o texto original.