Refúgio no Sábado

Refúgio no Sábado Miriam Leitão

Resenhas - Refúgio no Sábado

Sofia 21/09/2020

Que surpresa maravilhosa!
'Refúgio no Sábado' foi uma das mais maravilhosas surpresas que eu poderia ter tido neste conturbado 2020. Nunca fui de entender muito as notícias econômicas e por mais que tentasse me inteirar do assunto e acabasse fazendo isso através dos comentários da Míriam Leitão para a CBN, não entendia de verdade o que estava acontecendo. Respeitava o trabalho da Míriam Leitão pela sua história e por seus trabalhos passados, mas não era capaz de entender 'lhufas' dos seus comentários econômicos. Não é você Míriam, sou eu. Fui muito mal na matéria de 'Jornalismo Econômico' na faculdade porque o professor disse que eu não tinha criatividade para falar do assunto.

Outro fato interessante sobre mim é que eu também não costumo gostar de livros de crônicas. Sinto que não me apego ao livro, que a leitura se torna muito leviana e racional e eu prefiro algo mais ‘solto’. E até aí tudo bem, cada um tem uma preferência na hora de ler, mas a questão é que quando comecei a ler ‘Refúgio no Sábado’ eu me deparei com um universo completamente novo e de uma sensibilidade ímpar.

Essa é a minha parte favoritas das crônicas: é como se você pulasse em uma piscina e a água fosse o mundo de quem escreve. É uma imersão involuntária por parte de quem lê e um exercício de nudez de quem escreve. ‘Refúgio no Sábado’ é de tanta sensibilidade que é impossível não terminar o livro se sentindo próximo da autora enxergando ela quase que como um amiga que você não vê há alguns anos.

Eu me segurei para não grifar quase tudo e não marcar quase todas as crônicas como minhas favoritas. Por isso encerro esta resenha com uma frase do livro: “É comum ouvir que o Brasil não tem historia, nem viveu conflitos e por isso carrega esses defeitos da conciliação excessiva, da aceitação do inaceitável. Fiquei com a impressão este ano de que o país, na verdade, é uma coleção de gritos, revoltas e revoluções locais. E que cada pedaço de nós conhece uma parte desse mosaico de rebeliões com as quais construimos nosso caminho”

site: www.instagram.com/perdidonaestante
Anthony Almeida 26/01/2021minha estante
Fiquei curioso

Tamara 28/09/2018

Eu não sou uma pessoa muito ligada em jornais e muito menos em coisas que falam de economia, por isso, embora tivesse ouvido várias vezes falar em Miriam Leitão, pouco sabia e sei sobre sua carreira no jornalismo econômico, suas ideias políticas e qualquer coisa no gênero e conheci-a realmente quando li sua primeira obra de ficção, Tempos Extremos, lançada pela editora Intrínseca, um livro pelo qual me apaixonei pelo cunho histórico que trazia. Dessa forma, como gostei do que ela apresentou no meu primeiro contato com ela, continuei acompanhando a autora, em seu lado de escritora e assim que foi lançado o seu livro mais recente, Refúgio no sábado, logo tive vontade de lê-lo. A princípio, como crônicas podem ser um tanto cansativas em alguns momentos pelo seu tamanho e pela falta de ligação entre uma e outra, me propus a ler umas quatro por dia até terminar o livro. No entanto, foi um mero engano essa suposição de que eu me sentiria cansada ou entediada lendo as crônicas de uma vez, e assim que comecei a leitura, logo mergulhei na escrita maravilhosa de Miriam, no que ela relata, em seus causos de viagens, de seu passado, de pessoas que ela conheceu, suas incursões jornalísticas e afins, e quando vi já havia devorado todas as crônicas em um só dia e fiquei querendo mais. Gostei muito do livro principalmente pelo tom jornalístico presente nas crônicas, mas que ao mesmo tempo nos aproxima de quem está contando e nos leva a refletir, sorrir, se emocionar ou simplesmente contemplar o que está sendo apresentado, ou ainda nos mergulha em vários momentos nostálgicos, nos quais conseguimos imaginar com perfeição uma longa história embutida ali naquela pequena crônica. Refúgio no sábado é um livro criativo, intrigante e que me distraiu por umas boas horas, e depois do seu término fiquei querendo ler semanalmente as crônicas que a autora escreve e posta no blog do seu filho, que foi de onde elas saíram para compor o livro. Para quem gosta desse gênero, recomendo muito a leitura.

Jon 25/11/2022

Uma boa coletânea
Talvez por eu ser leitor de Martha Medeiros eu seja um pouco mais exigente, mas Miriam não fica muito atrás, reflete, delibera, questiona e nos apresenta a sua própria experiência de vida em uma viajem pelos sábados cronisticos.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Te Indico Mulheres - Refúgio no Sábado
O livro apresenta ao leitor uma seleção de textos mais marcantes no qual Míriam apresenta uma faceta nova e desconhecida de muitos.

Seus textos são embalados pela leveza, humor, passagens marcantes e envolventes.

Com textos fluídos, Míriam perpassa pelas memorias de sua infância e também pelo seu cotidiano mais atual. Suas 102 crônicas presentes no livro são capazes de fazer com que o leitor se identifique e sinta vontade de ler mais e mais de suas obras.

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

nancirocha81 26/08/2022

É um livro leve e descomprometido, uma coletânea de crônicas da Miriam Leitão, umas confesso que me fez verterem umas lágrimas, emocionantes, outras mais "lights". É uma leitura bem rápida, em poucos dias consegue terminar. Recomendado.

Ramon98 26/01/2023

O livro é dividido em capítulos temáticos e aborda diversos assuntos, desde política e economia até relacionamentos e questões pessoais. A escrita de Miriam Leitão é clara e concisa, e ela consegue tratar de assuntos complexos de forma acessível ao leitor.

Uma das principais qualidades de "Refúgio no Sábado" é a forma como a autora consegue unir informação e análise com uma abordagem pessoal e emotiva. Ela traz à tona suas próprias experiências e reflexões, o que torna a leitura mais pessoal e enriquecedora.

Outro ponto forte do livro é a forma como a autora consegue conectar os assuntos tratados à realidade do Brasil e do mundo. Ela faz isso de forma a tornar a leitura atual e relevante, mesmo que algumas das crônicas tenham sido escritas há alguns anos.

No geral, "Refúgio no Sábado" é um livro interessante e agradável de ler, que traz uma combinação de informação e reflexão pessoal de forma equilibrada. Se você gosta de crônicas e está procurando por um livro que trate de assuntos diversos de forma acessível, recomendo dar uma chance a "Refúgio no Sábado".