A emparedada da Rua Nova

A emparedada da Rua Nova Carneiro Vilela

Resenhas - A emparedada da Rua Nova

Rene.Guimaraes 22/02/2024

Na luta de Desejos x Honra quem vence?
Suspense, Sinistro, Tenso, ótima escrita, personagens muito bem trabalhados.

Tenho certa dificuldade de descrever sobre uma obra tão brilhante, conduzida por uma narrativa em terceira pessoa de uma forma que nos guia a sociedade pernambucana do século XVIII, quando o Brasil era dominado pela burguesia portuguesa, escravidão, sociedade altamente religiosa, preconceituosa e machista.

Esse livro trata de temas como vingança, ganancia, desejos proibidos, crueldade, violência de uma forma que te prende.

Essas escritas de folhetins fazem com que o autor mantenha a história viva e empolgante com bastante plot twists, no entanto só não dou 5 ? porque ficou evidente pra mim que ele não soube terminar o romance no seu auge, perdeu o time, quis continuar e até concertar depois mas ja era tarde.

Se vale a pena ler? Com toda certeza, foram quase 15 dias que valeram cada minuto.

Pretendo futuramente ler outro livro de Carneiro Vilela.

Made in Brazil ??
Deivid53 22/02/2024minha estante
Realmente é uma excelente leitura... preciso reler novamente, li faz alguns anos....

Rene.Guimaraes 23/02/2024minha estante
Boa releitura amigo ??

Fabrício Lôbo 07/04/2024minha estante
Acabei de acabar a leitura e também sou só elogios, e concordo muito com o ?perder o tempo certo pra acabar?. Talvez pudesse recorrer a outros meios pra concluir a obra fugindo do óbvio. Mas é um baita livro!

Já dois outros livros do autor publicados e disponíveis pra venda: o esqueleto e cartas sem arte. Quero ler mais dele

Tamicho 20/08/2023

A vitória da persistência! =D
Só estou fazendo essa resenha pra comemorar minha resiliência! Foram 5 meses lendo esse livro! A escrita é intrincada e truncada. De tão chato e enrolado tinha que dar pausas e ler outras coisas para conseguir avançar na história sem morrer de tédio. Consigo passar um pano por ser um folhetim, logo o autor teve que encher linguiça pra história render, mas o texto deveria ter passado por uma edição pra virar um livro (não tenho ideia se isso foi feito enquanto o autor estava vivo. Se foi, shame of you Carneiro....).
Ok é um clássico, mas eles também podem ser chatos ou ruins e esse é um deles. Acredito que isto justifique o por quê de ser somente um clássico regional em vez de nacional... Autores do mesmo período como Jose de Alencar, Lima barreto e Machado de Assis dão um baile na escrita do Carneiro, não dá pra passar o pano dizendo que a escrita é de 1800 e bolinha....

Rebeka 21/11/2022

A emparedada da Rua Nova
No início foi uma leitura complicada pois o autor usa uma linguagem intricada e expressões muito antigas, o que me fez voltar a leitura várias vezes para entender.

A história se passa no século XIX e foi escrita em formato de folhetim para um jornal recifense no início do século XX. O livro é dividido em três partes e retrata a sociedade aristocrática pernambucana, ilustrando seus costumes, desejos, hipocrisias e o que se é capaz de fazer em nome do amor ou da honra.

Acredito que pelo formato que ele foi publicado, o autor se perde no final de alguns capítulos, interrompendo a história e retomando esse gancho muitos capítulos depois, fazendo necessárias recapitulações que de certa forma interrompem o fluxo da narrativa.

Foi uma experiência totalmente diferente e imersiva, ler uma história que se passa na cidade em que se vive, diferente de imaginar as paisagens e cenas, foi como caminhar pelas minhas próprias lembranças das ruas e dos lugares junto com os personagens e ainda conhecer edifícios e ruas que ficaram no passado.

Para quem gosta de história e gostaria de conhecer um pouco do Recife, vale a leitura.

Karol Rodrigues 16/10/2022

Eu perdi o foco várias vezes, e até pensei em desistir... Não é que o livro seja ruim, mas comecei a leitura esperando um suspense e não foi isso que foi entregue.

"Fechara os olhos para melhor seguir o curso dos seus pensamentos. Sombrios, como deviam ser, a luz do sol não deixaria de prejudicar seu desenvolvimento. As flores noturnas só nas trevas é que desabrocham".

Henrique_ 24/04/2022

As circunstâncias de um crime
De fato, o que leva o leitor a se debruçar nas páginas de "A emparedada da Rua Nova" é a curiosidade em saber dos eventos que levaram a tão chocante e inusitado crime. No Recife do início do século XX a honra e o orgulho ferido falam mais alto. E, para além do crime, temos personagens fortes, cujas histórias de paixão e rompantes se entrelaçam para o fatídico desfecho. Sim, temos muitos rompantes, febres de amores proibidos, traições, intrigas e reviravoltas. O caráter folhetinesco prende a atenção do leitor que, não raro, quererá maratonar vários capítulos. Por outro lado, a leitura a conta-gotas pode ajudar a apreciar as idas e vindas que o autor nos proporciona para entendermos melhor as condutas das personagens. A narrativa é bem escrita e é uma ótima oportunidade para se ampliar o vocabulário, mas, vou ser franco, é cansativa pela erudição e prolixidade.

Mariana 25/03/2022

apesar de ser um livro longo e que foi escrito no final do século 19, a leitura é muito fácil, gostei muito da história e da maneira com que a história foi contada, com todas as idas e vindas até chegar ao fim trágico do título.
trata de grandes escândalos familiares e tudo o que as pessoas estão dispostas a fazer para encobri-los e assim ?defender a sua honra?

andresabrandao 06/03/2022

Lembro de ter dormido quando comecei esse livro e já achei que ia dar tudo errado e eu acabaria abandonando (eu faço isso com muita facilidade, sem remorsos), mas isso mudou muito rapidamente. O grande plot é realmente: fofoca hahaha! E isso nos instiga a querer saber os detalhes o mais rápido possível. Nos últimos capítulos eu não conseguia parar de ler.

A grande questão aqui é a linguagem, o que já é de se esperar de um livro publicado em meados de 1910... mas conforme a leitura você acaba se habituando e tudo flui melhor (inclusive deixando aqui minha #denúncia ao dicionário do kindle que não me ajudou em 75% das vezes que precisei aqui ?).

Eu amei a história, mas também senti muita raiva. Acho que depois da curiosidade esse foi o sentimento mais presente durante a leitura. Que ódio. Sério. Mas vale a pena o estresse! Amei odiar certos personagens.

Fiquei sabendo desse livro muito por acaso já que ele não é dos mais populares, e gostaria que mais pessoas dessem uma chance. Gostei muito do jeito do autor de contar a história, ele literalmente conversa com o leitor e também é extremamente crítico (a última frase eu achei sensacional).

Só não me conformo que vou morrer sem saber o que aconteceu no núcleo da C******.. Carneiro Vilela você, literalmente, prometeu!!!

Pr.Thiago 04/02/2022

A EMPAREDADA DA RUA NOVA
A emparedada da Rua Nova é um livro mítico da literatura pernambucana. Sem ter alcançado uma repercussão propriamente nacional, o romance permaneceu vivo - talvez devido à dramaticidade dos fatos de que se pretende ser a simples transposição literária - na lembrança se grande número de pernambucanos. Nem todos talvez sejam capazes de identificar o seu autor, mas o conhecimento da existência do romance pertence a essa massa comum de informes acumulados que constitui a cultura mediana do pernambucano.

Manu 18/01/2022

Suspens? Exposto?
O livro em si é o próprio spoiler, mas, diria que este livro com linguagem totalmente típica e pitoresca do local e seu tempo, deixa a desejar no suspense e entrega muito no romance e espírito aventureiro, o livro é demasiadamente longo e não tem um desfecho concreto, por este motivo avaliei com quatro estrelas.
O livro expõe e muito a opinião pessoal do escritor quanto a questões polêmicas até para os dias de hoje como a religião, quem lê este livro deve se acostumar ao enfado, deve se acostumar as nuances do erótico sem poder se excitar, deve se acostumar a fofoca pela metade, enquanto o livro perde muito tempo com detalhes paisagistas e comportamental , deixa em aberto diversos trechos da trama como no caso da carta de Josefina a Leandro.
Por fim exponho o raciocínio original e atemporal do escritor, guardado os detalhes acima citado, recomendo este livro para quem gosta mais de romance do que suspense.
bia_rubens 20/01/2022minha estante
Assumo que parei ele na metade, perdi o foco

Manu 20/01/2022minha estante
Kkkk por questão de honra eu terminei, mas fiz a resenha pra expressar a leitura, deixou a desejar? mas é muito antigo o livro, dei um desconto!

bia_rubens 20/01/2022minha estante
eu ainda abandonei ele oficialmente, mas to quase

Marlon.Abel 18/01/2022

"O negociante recostara-se ainda mais, deitando para trás a cabeça, e fechara os olhos como para melhor seguir o curso dos seus pensamentos. Sombrios, como deviam ser, a luz do sol não deixaria de prejudicar o seu desenvolvimento. As flores noturnas só nas trevas é que desabrocham."

MelAnia.Rafaela 12/01/2022

Um "causo" deveras interessante!
A narrativa se dá como se sentassémos a calçada para ouvir um longo causo. O narrador vai e volta na estória, abre parênteses, opina. Deixa claro sua crítica a religião e as instituições, além da moral controversa da sociedade da época.
Além disso, sou Pernambucana e morei no Recife por mais de 20 anos. Então pra mim dou muito interessante visitar o Recife de 1864 pelas linhas desse romance, conhecendo e reconhecendo as ruas e pontos por onde transitam os interessantes personagens desta história, que diz-se real, apesar de que nada se prove ou se registre.

Patricia 30/12/2021

Por trás das aparências
Traições, mentiras, assassinato, crueldade, fofocas, hipocrisia. Tem de tudo nesse livro brasileiro de suspense do século passado.
Uma família aparentemente perfeita é destroçada por mentiras e adultério no Pernambuco de 1864.

O narrador jura que é baseado em uma história real, embora nunca foi provado de fato. Mas não duvido que algo assim possa ter acontecido.

Prefiro não entrar em detalhes para não estragar a história. Não há surpresas inesperadas, é bem fácil de prever quem morre, quem mata e afins mas o narrador trabalha tão bem em ir desvendando o mistério, trocando os pontos de vista, indo e voltando na linha temporal até chegar ao fim sinistro ...
É um livro de mais de 500 páginas, claro, se torna cansativo em alguns pontos, mas vale muito a pena!

Jana 21/12/2021

Ainda sem palavras pela preciosidade desse livro. Choque é pouco! Thriller da melhor qualidade. Não consegui parar de ler. E, para essa obra, como na maioria dos casos, leia-a primeiro e depois veja a minissérie da Globo.