A Gaia Ciência

A Gaia Ciência Friedrich Nietzsche

Resenhas - A Gaia Ciência

1 | 2 | 3 | 4

Vanêssa 10/03/2024

Uma provocação intelectual, que explora temas como a morte de Deus, a busca por um novo sentido e algumas reflexões sobre a condição humana.
Meu primeiro contato com Nietzsche, eu amei!!

Gui 22/02/2024

Várias ideias boas, mas por elas serem apresentadas avulsas e em trechos curtos (no máximo 3 páginas) fica difícil acompanhar o raciocínio geral ao qual estamos sendo conduzidos. Ainda assim, muitas ideias interessantes, apesar de eurocentrico e arrogante às vezes.

Henrique 22/01/2024

Desorganizadamente bom
Em uma página Nietzsche afirma que Deus está morto e nós o matamos, duas páginas depois Nietzsche está comentando sobre cidades andáveis e como o caminhar e o silêncio fazem bem para o pensar. Essa mudança de tom rápida entre os aforismos deixa a leitura bem gostosa e diferenciada, nunca ficando muito leve ou muito pesada.

Naturalmente algumas partes do livro são mais interessantes do que outras. Me interessam muito mais as visões de Nietzsche sobre a moral do que as visões de Nietzsche sobre mulheres e poesia e sua rixa com Wagner. Nesse sentido, o livro II é o menos interessante dentre todos, já que pouco oferece comparado aos outros quatro livros que compõe "A gaia ciência".

Ademais, conceitos como a morte de deus e o eterno retorno foram apresentados pela primeira vez aqui e a compreensão sobre vontade de poder, perspectivismo, morte de deus, eterno retorno e até mesmo conceitos apolíneos e dionisíacos ajudam no aproveitamento da leitura.

Por fim, sinto que muitos dos conceitos ainda estão um pouco fracos na minha mente e preciso ler mais Nietzsche pra poder fortalecer a conexão entre eles (sinto que todos os principais conceitos de Nietzsche conversam entre si). Em especial, a vontade de poder me parece algo central para se entender a morte de deus, que é essencial para se entender o eterno retorno. Com base na morte de deus conseguimos entender a decadência moral, que serve de base para a criação de uma nova moralidade, daí talvez surja o conceito de übermensch. Também nesse assunto sobre a moralidade, é preciso entender como Nietzsche vê a questão do bem e do mal (que deve ser mais bem tratada no livro Além do bem e do mal).

Tendo todas essas especulações e presunções que faço com base em meu fraco conhecimento de Nietzsche em mente, imagino que o tema central do livro ao qual todos os pequenos pontos se ligam seja o diagnóstico de uma moral decadente e perspectivas para a criação de um novo paradigma após a morte de Deus, que seja mais feliz e afirmativo perante a vida.

Indra 24/11/2023

Gostei muito do livro, gosto muito do estilo de aforismo dele, e pude entender melhor sobre o niilismo reativo (conceito criado por Deluxe).

Jose506 24/08/2023

Deus está morto!
"Bons dentes e bom estômago-
Eis o que lhe desejo!
Se der conta do meu livro,
Certamente se dará comigo!"

Aforismo 54

A Gaia Ciência é uma das obras mais importantes de Friedrich Nietzsche, publicada em 1882 e ampliada em 1887. Nela, o filósofo alemão apresenta alguns dos seus conceitos mais famosos, como a morte de Deus, o eterno retorno e Zaratustra. Além disso, ele desenvolve uma reflexão sobre a natureza do conhecimento, criticando tanto a metafísica tradicional quanto a filosofia crítica de Kant. Nesse sentido, ele propõe o perspectivismo e o pessimismo dionisíaco como alternativas para compreender a realidade e a vida.

O perspectivismo é a tese de que todo conhecimento é limitado e parcial, dependendo do ponto de vista de quem o produz. Não há uma verdade absoluta ou objetiva, mas apenas interpretações que variam conforme as condições históricas, culturais, psicológicas e fisiológicas dos sujeitos. Nietzsche afirma que "não há fatos, apenas interpretações" (Aforismo 374) e que "não há fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral dos fenômenos" (Aforismo 108). O perspectivismo não é um relativismo ou um ceticismo, mas uma forma de afirmar a pluralidade e a diversidade das perspectivas que constituem a realidade.

O pessimismo dionisíaco é a atitude de aceitar e celebrar a vida como ela é, sem ilusões ou consolações. É uma forma de superar o niilismo que surge da morte de Deus e da perda de valores absolutos. Nietzsche contrapõe o pessimismo dionisíaco ao pessimismo socrático, que busca escapar da vida através da razão e da moral. O pessimismo dionisíaco é inspirado na figura do deus grego Dioniso, que representa a força vital, a criatividade, o êxtase e o sofrimento. Nietzsche afirma que "o mundo só se justifica como fenômeno estético" (Aforismo 107) e que "é preciso ter o caos dentro de si para gerar uma estrela dançante" (Aforismo 342). O pessimismo dionisíaco é uma forma de afirmar a vida como vontade de potência, como criação e superação.

A Gaia Ciência é um livro que desafia e provoca o leitor, convidando-o a questionar suas crenças e valores. É uma obra que expressa o espírito livre e crítico de Nietzsche, que busca uma nova forma de filosofar e de viver. É uma obra que revela a gaia ciência como uma arte de proteu, capaz de assumir múltiplas formas e perspectivas.

WalterGoncalves 09/08/2023

Ah minha gente, "A Gaia Ciência" é incrível!
Sempre que me pego folheando suas páginas, sinto uma emoção única, como se estivesse revivendo um momento especial do passado que não pode ser trazido de volta. E isso é algo absolutamente mágico, algo que só Nietzsche parece ser capaz de provocar ao âmago de minhas lembranças.
E esse sentimento de reviver momentos especiais, bem, é algo que só os grandes escritores conseguem proporcionar. A capacidade de transportar o leitor para um lugar e tempo distantes, ou para um estado de espírito específico, é uma dádiva rara. Nietzsche consegue criar essa conexão quase mágica entre suas palavras e minhas próprias experiências e sentimentos. É como se ele estivesse sussurrando segredos do passado, do presente e até mesmo do futuro diretamente para minha mente.
É categoricamente Friedrich Nietzsche!

Mickael 20/07/2023

Gaia
Livro difícil para iniciantes como eu. De todos que li é o mais 'pessoal' de Nietzsche, cheio de opiniões e preconceitos, típicos da época.
Mas alguns inscritos são sensacional: como a do gênio (demonio) e o eterno retorno.
Não recomendo da iniciantes...

lhrv 19/07/2023

Ciência, a Gaia?
Nietzsche te coloca em uma luta contra o conceito de razão e os valores morais e te mostra que tudo pode ser certo e errado. Excelente!

nenos 25/06/2023

What’s the value of books if it doesn’t travel beyond written words?
Doesn’t seem fair to Nietzsche if every serious reader doesn’t point out how his “ahead of time” ideas trembled in society. This kind of read are not for those who feel like they know everything, but for people who try to understand things deeper than they’ve been led to believe about things over the course of their life. It takes a lot of courage to take a closer look within the entirety of who you are, to recognize the universe is not at all bounded by our moral aesthetic values.
On the contrary to Nietzsche’s misinterpreted ideas, gathered out of context throughout time such as stoicism and nihilism to live by, you later on come to grips with his philosophy’s per aspera principles weighing concepts in the search of truth. He presents the harsh preludes of science covered up by passioned witches, alchemists, astrologists, promises of those so called mad and impossible to conceive at that point in spacetime that later on became crucial to achieve highest branches in the knowledge scope.
In a crooked world which is easier to deal with bad consciousness than bad reputation, ask yourself if a hundred years lifespan is enough to be well versed, think about the impenetrable mystery which lies in the root of every action, the crave for intimacy, flawed communication between consciousness and the collective delirium to unburden the spirit from excess using ingenious tools such as rhythms, music, art, substances.
Nietzsche says to redeem from a “purpose” world and the so called divine becomes putrefaction like the rest of us is. Recognize the limited configuration of us maybe adjusted to oppose every form of true knowledge but, the first step being, to board millenia in our thoughts and perceive life is just a variety from what is dead and not the opposite from death.
Enjoy our silliness from time to time.
My highlights: https://drive.google.com/file/d/1hdjqIGSO4CbNhiW86GBaNf7foZdXPM0v/view?usp=sharing

Ramon 18/06/2023

...
Como seria se um dia ou uma noite um demônio se intrometesse na sua mais solitária solidão, e dissesse: "Você terá de viver mais uma vez, e inúmeras vezes mais, esta mesma vida, como a que vive agora e viveu, e não haverá nada de novo nela [...]"

Cinthia 24/03/2023

"O que diz sua consciência? Torne-se aquilo que você é"
Esse livro foi um pouco difícil pra mim não por causa dos temas, mas para compreender se não prestasse atenção direito, o que acabou infelizmente se tornando bem cansativo pra mim.
De 1882, Nietzsche fala muito sobre aquilo que não discutimos nos dias de hoje e por mais que eu não concorde com ele acho que é interessante ver pelo outro lado e nos aguçar. Acredito que ele foi muito corajoso de escrever e publicar essa obra por não seguir alguns dos mesmos pensamentos sociais. Critica a inexistência de Deus e da alma, a moralidade em rebanho, o sentido da vida, a verdade como ilusão. Nietszche é muito criticado, e é importante que não leia se estiver na defensiva por alguns temas abordados, mas as partes em que ele fala sobre as mulheres e as pessoas de cor realmente são deprimentes, não foge nada da época. Não sei se consegui entender tudo o que ele quis dizer, mas foi bem interessante.

?Os pensadores nos quais todas as estrelas têm órbitas cíclicas não são os mais profundos; quem olha para dentro de si como para um espaço sideral e traz vias lácteas em seu interior sabe também como são irregulares todas as vias lácteas; elas conduzem ao caos e ao labirinto da existência.?

Henrique 30/01/2023

muito bom
aforismo 93, mas por que você escreve? - A: eu não sou daqueles que pensam tendo na mão a pena molhada; tampouco daqueles que diante do tinteiro aberto se abandonam suas paixões, sentados na cadeira e olhando fixamente para o papel. Eu me irrito ou me envergonho do ato de escrever; escrever é para mim uma necessidade imperiosa - falar disso, mesmo por imagens, é algo que me desgosta. B: mas por que você escreve então? A: Cá entre nós, meu caro, eu não descobri outra maneira de me livrar de meus pensamentos. B: E por que você quer se livrar deles? A: Por que eu quero? E eu quero? Eu preciso. B: Basta, basta

osaif 28/01/2023

recomendo
assim teum uns trechos meio zuados, citando judeus, mulheres, mas achoq traz uma boa reflexão e vale a leitura. As vezes chega a ser meio maçante mas vale a pena sim.

Dávila 14/01/2023

Iconoclasta necessário.
Nietzsche sempre incomoda.
E que bom, pq isso é super importante para quem quer descobrir o avesso das coisas.
Seu pensamento fragmentário e paradoxal é essencial nos tempos que correm.
O que envelheceu mal até certo ponto no pensamento nietzschiano são suas reflexões sobre as mulheres.
Um horror.
Se dermos um desconto nessa parte, o que sobra é demolidor, no melhor sentido da expressão.

1 | 2 | 3 | 4