Graça e Fúria

Graça e Fúria Tracy Banghart

Resenhas - Graça e Fúria

Cindy 20/07/2018

Muito hype pra pouco desenvolvimento...
"Graça e Fúria" retrata uma sociedade machista na qual as mulheres são totalmente submissas aos homens e não podem nem mesmo aprender a ler e escrever. As únicas atividades permitidas a elas são: gerar filhos, cuidar da casa, trabalhar em fábricas ou como criadas. Uma outra opção - mais aceitável para algumas e, para outras, de forma alguma - consiste em tentar ser escolhidas como concubinas (Graças) do rei ou do príncipe herdeiro. Para tanto, as mais belas e dotadas são preparadas durante anos a fim de se submeter à seleção trienal realizada no palácio real.

Eu simplesmente amo livros nos quais o personagem principal é uma garota/mulher inteligente, esperta e totalmente badass! Agora imaginem como eu fiquei quando li a sinopse de "Graça e Fúria" e percebi que tinha DUAS heroínas (talvez duas badass - uau!). Mas... Apesar de todo o hype em torno do livro - pela premissa girl power e tal - a narrativa só conseguiu me empolgar um pouco nas últimas páginas. No mais, achei a trama fraca, um pouco arrastada e totalmente previsível - construída a partir de uma coletânea de clichês de vários livros de fantasia YA de sucesso.

Somente para citar alguns exemplos desses clichês:
1) País imaginário com alguns nomes, sobrenomes, costumes e paisagens inspirados em Veneza, Itália (vimos algo semelhante em: Jovens de Elite - Marie Lu);
2) O rei tem um monte de concubinas (vimos algo semelhante em: A Traidora do Trono - Alwyn Hamilton);
3) Dois irmãos, príncipes, com personalidades opostas (vimos algo igual em: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard);
4) Príncipe herdeiro tem que escolher uma noiva dentre várias candidatas que se prepararam a vida toda para esse momento (vimos algo muito parecido em: A Seleção - Kiera Cass; A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard);
5) Prisão em um local ermo, de onde ninguém sai vivo (vimos algo semelhante em: Mistborn: O Império Final - Brandon Sanderson; Trono de Vidro - Sarah J. Maas);
6) Prisioneiras lutando em uma arena/anfiteatro romano (vimos algo semelhante em: Godsgrave - Jay Kristoff);
7) Heroína luta para sobreviver às intrigas da corte no palácio real (vimos algo muito parecido em: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard; Trono de Vidro - Sarah J. Maas; A Traidora do Trono - Alwyn Hamilton; A Herdeira da Morte - Melinda Salisbury; Ruína - Amy Tintera);
8) Um soldado/membro da guarda bonito e charmoso que se interessa pela heroína (vimos algo muito parecido em: Trono de Vidro - Sarah J. Maas); etc.

Entre os personagens, os únicos que são mais trabalhados pela autora são as duas heroínas, o príncipe Asa e o guarda Valentino. O que não quer dizer que eles tenham sido bem desenvolvidos. Na minha opinião, faltou aquele "algo mais" que faz com que o leitor se apegue a um personagem, se identifique com ele, sofra com suas misérias e torça pelo seu sucesso. Eu só consegui sentir essa identificação com o Valentino...

Serina é a irmã linda, fútil, alienada e mosca-morta. Nomi é a irmã feia, rebelde, imprudente e estúpida (porque ela faz muita cagada - chega a dar raiva...). As duas são chatas, bem chatas. A Nomi é a pior (um porre!), já a Serina acaba melhorando no decorrer da narrativa (quando precisa aprender a ser forte e a lutar para sobreviver). No elenco feminino, destacam-se ainda: Oráculo (a manda-chuva da prisão, que revela um passado surpreendente), Jagana (a garota frágil e chorona, de quem a gente sente pena, mas acha que se ela não parar de mimimi não vai durar muito...) e Maris (que também não queria ser uma Graça, mas foi obrigada por seu pai - não vou revelar o motivo para não dar spoiler...).

No elenco masculino, temos o príncipe herdeiro Malachi - que tem pouquíssimas falas e meio que faz uma participação especial (quase um figurante de luxo). Já seu irmão mais novo, Asa, aparece bem mais e tem um papel importante no desenvolvimento da trama. O irmão das heroínas, Enzo, que é gêmeo de Nomi, pouco aparece na história. Por fim, temos o soldado/guardinha gato Valentino - um cara muito bacana e com um passado sofrido - que foi o único personagem com o qual simpatizei e para quem torci de verdade (preferia que o livro tivesse sido centrado na vida dele...).

Sinceramente, eu esperava muito mais deste livro, pois a premissa parecia ser bem original e ousada. Entretanto, acho que a autora não soube desenvolver a trama sem abusar dos clichês copiados de outros livros do gênero de fantasia YA - o que me incomodou bastante. E, em relação aos personagens, a maioria foi pouco trabalhada - sem direito a muitos diálogos relevantes, ações indicativas de caráter e/ou personalidade ou, ainda, revelações sobre o passado. Sem contar o dualismo simplista BOM x MAU e BRUTAMONTES x FLORZINHAS. Somente Serina apresentou uma evolução e Asa alguma ambiguidade. Talvez por isso eu não tenha me apegado a quase ninguém (à exceção do Valentino) e nem tenha lamentado os que morreram. Não basta uma premissa antenada com questões de igualdade de gênero e uma dedicatória impactante ("A toda mulher que mandaram sentar e ficar quieta… e que se levantou mesmo assim") - para que um livro mereça 5 estrelas, é preciso entregar conteúdo...
Laura.Ghirardelli 20/07/2018minha estante
Acabei de ler e também fiquei decepcionada, esperava muito mais desse livro. O excesso de confete atrapalhou. A história e a maioria dos personagens não foram grande coisa na minha opinião, especialmente a mocinha Nomi (muito fraquinha, revoltadinha e mimizenta). Já li livros bem melhores desse gênero. Uma pena, porque a sinopse prometia...

Luiza 20/07/2018minha estante
Também não achei nada de mais, muito marketing em cima desse livro. Desperdicei meu saldo no Google Play pra comprar esse ebook achando que seria uma maravilha. Tremenda decepção, isso sim! Acho que as autoras ficam usando essas temáticas de empoderamento feminino pra vender mais livros e as leitoras caem feito patinhas. O livro 3 da Rainha Vermelha já foi uma grande decepção, porque a autora destruiu a personalidade da mocinha fazendo com que ela virasse uma covarde, fraca e submissa (na Rebelde do Deserto fizeram a mesma palhaçada no livro 2). E agora esse livro, que prometeu mocinhas fortes e empoderadas e entregou uma toupeira covarde e fraca e uma ex-patricinha bem mais ou menos.

Fran 20/07/2018minha estante
undefined

Franciele 21/07/2018minha estante
Uma resenha verdadeira e útil.

Michele207 25/07/2018minha estante
Ate que gostei do livro, mas também esperava mais dele...terminei a leitura achando que li uma introdução de 300 páginas, quando parece que algo vai realmente acontecer o livro acaba...E a Nomi é insuportável e muito burra.

Lauraa Machado 29/07/2018minha estante
Adorei a resenha!

Clara S. 24/08/2018minha estante
Gostei muito da resenha, honesta, direta e sem rodeios. Obrigado pela sinceridade.

Cristina Miller 12/10/2018minha estante
Ótima resenha! Gosto de avaliações sinceras e honestas sobre livros.

Fred 24/10/2018minha estante
Cara, arrasou na resenha! A Nomi foi uma grande decepção mesmo como personagem. Pela sinopse ela parecia que ia ser uma nova Celaena Sardothien, mas que nada...

Camila 14/05/2019minha estante
você disse com perfeição tudo o que eu senti, pense numa perda de tempo...

Laura 17/05/2021

Esse livro me prendeu demais, não conseguia parar de ler.

LaAs. 30/05/2021

Graça e Fúria é o primeiro livro de uma coleção, ele retrata sobre as diferenças entre homem e mulher no tempo em que ocorre a história e mostra que unidas todas as mulheres conseguem conquistar a força.
O livro conta a história de duas irmãs, Nomi e Sirena, que se encontrar em destinos totalmente opostos ao que desejavam e vão lutar para ficarem juntas

juu 24/07/2023

Mulheres fodonas!
Esse livro merecia tanto reconhecimento, é uma mistura de "A seleção" e "Jogos Vorazes", tem uns plot twists muito bons, uma escrita que prende e personagens que você quer proteger de toda a maldade do universo. Quero muito reler o segundo livro dessa duologia, promete ser tão bom quanto o primeiro.
juu 24/07/2023minha estante
ler***

cynth ð 05/01/2022

Arrastado
Gostei muito da ideia , a ideia da história foi MUITO boa porém foi mal desenvolvida deixando a leitura arrastada e monótona .

Passei mais de dois messes para chegar na metade , e o dobro para terminar :(

Kiamzinid 27/07/2023

É só isso?
Eu li a sinopse de Graça e Fúria e achei que seria uma história interessante. As personagens principais, Serina e Nomi, vivem num reino onde as mulheres não têm direitos e são tratadas como se fossem inferiores aos homens. As mulheres que desejam ter condições melhores optam por participar da seleção onde são escolhidas a dedo em base no seu corpo, beleza e bons modos para serem Graças, morando no Palácio para agradar o Superior.

A história é rápida e não acho que seja demorada, mas confesso que o começo é meio chato. No entanto, conforme você vai lendo, a história melhora e não é uma leitura arrastada. Serina e a Nomi são sem graça, não têm carisma algum, os personagens secundários são muito mais interessantes. A história é bem previsível, você já sabe o que vai acontecer muito antes de chegar lá. As mulheres são bem desenvolvidas e humanizadas ja os homens não, parecendo que não tem nenhum ponto fraco. O desfecho é tão previsível que chega a ser ridículo. Não é um livro horrível, mas enquanto eu lia, eu só pensava: "Ok, mas é só isso?"

Minhas considerações finais: Graça e Fúria é aquela história clichê de mulheres que não podem fazer nada, homens sendo cruéis e elas se apaixonando pelo "homem perfeito". As protagonistas são chatas e sem graça, mas os personagens secundários são bem legais. A trama é previsível e não tem muita emoção. O único ponto positivo é que as mulheres são retratadas de forma mais humana do que os homens. Não acho que vale a pena ler, mas talvez a continuação seja melhor, já que o final ficou interessante.
Larissa 20/02/2024minha estante
Concordo com tudo!

Beth 21/12/2021

Legal pra quem quer começar a ler fantasia...
É um livro rápido de ser lido, se eu tivesse tempo teria terminado em três dias no máximo kkkkk
Amei as duas personagens principais, achei uma vídeo bem parecido com A Rainha Vermelha, que foi um livro que eu adorei também.
Recomendo para quem queira começar a ler fantasia.

Luci 28/11/2022

Força feminina
QUE LIVRO INCRÍVEL!!! Desde o começo ele é muito construído, as protagonistas vão evoluindo a cada capítulo. Eu amei muito a Serina e a Nomi, fiquei muito surpresa com tudo que a Serina conseguiu criar, ela se tornou muito forte. A Nomi eu suspeitava desde o começo que estava caindo em uma armadilha, ela também é muito forte. Esse livro consegue mostrar a força das mulheres muito bem, desde o começo elas são oprimidas, mas nunca desistem de lutar. Eu estou muito ansiosa para ler o próximo!!!

Ana Paula 12/01/2022

Inesperado
Comecei a ler sem muita expectativa, no início não me prendeu mas quando passou dos 40% do livro eu fiquei vidrada não história. Gostei muito da história, das narrativas, dos personagens, as irmãs me conquistaram de cara, cada uma do seu jeito. O plot eu comecei a desconfiar a partir de uma parte do livro, então não me surpreendeu mas ainda assim foi bom. To ansiosa pelo próximo livro. Gostei das migalhas de romance, espero que desenvolva nos próximos.
P.s. O amadurecimento da Serina foi a melhor parte do livro, ela se transformou ao longo da história (talvez ela seja minha favorita kkkk).

Maria @booksofmary 18/01/2021

Não esperava, mas gostei muito
Serina e os gêmeos Nomi e Enzo são irmãos que vivem em um reino, governado pelo Superior, onde mulheres não tem liberdade de escolha ou direitos, assim como não podem ler e escrever, só podem trabalhar em determinadas áreas, como na costura, onde todo seu lucro é revertido para a família, etc. A única perspectiva de "crescimento" social e financeiro dessas mulheres é através dos casamentos arranjados e é nesse cenário que a família desses irmãos treinou Serina, a mais velha e considerada mais bonita, desde muito cedo para ser uma Graça, e a jovem Nomi para ser sua aia, desse modo ajudando sua família a sair da pobreza.

Graças são as mulheres do Superior, que escolhe três novas moças a cada X anos para acrescentar ao seu harém (essa palavra não é usada no livro, que usa mais de termos italianos, mas o contexto do que acontece é o mesmo), que apesar de viverem no luxo, devem servi-lo subimissamente, desde gerar seus herdeiros até obedecer a mínima ordem sem questionamentos. Portanto Serina, com Nomi a tiracolo, são enviadas ao palácio da capital, pois o herdeiro do Superior está prestes a selecionar suas três primeiras Graças. Mas Nomi, possui um segredo que vai atrapalhar todos os planos traçados por essa família.

Vamos então, acompanhando de maneira alternada nos capítulos, as coisas que acontecem com cada uma das irmãs. Vi muitas pessoas falando que esse livro é a junção de retalhos de outras histórias e de fato em um primeiro momento, o plot dessa história não é realmente algo inédito, expectativas de certas escolhas que saem diferente do esperado como em "Enraizados", várias mulheres servindo a um monarca como em "As Mil e uma Noites", ou candidatas disputando a atenção de um herdeiro como em "A Seleção", mas as semelhanças param aí, esse livro difere dos outros pela forma como a autora deselvolveu a história a partir dessas concepções iniciais, o caminho de uma das irmãs, por exemplo, foi algo que nunca li e que me agradou muito. Também vi muitas comparações com "A Rainha Vermelha" e, novamente, de fato há uma situação semelhante em ambas as histórias, mas do contrário de "A Rainha Vermelha" que achei ser um livro legal, porém mediano e que não me instigou o suficiente pra terminar a série, gostei bem mais de como tudo ocorreu em "Graça e Fúria".

Existe algo no livro que quem já leu fantasias nessa linha, vai saber que é uma das coisas que vai gerar um problema no final da história, que me deixou com raiva sim, pois eu, no meu papel de leitora, entendi o que estava acontecendo, mas que eu sabia ser crível nesse livro específico, de que personagem x, jovem, sem o conhecimento mínimo de fora da vida limitada onde cresceu, que se encontrava como se encontrava e que tinha a personalidade que tinha, fosse cair e que, embora de uma forma mais lenta se comparado com a outra personagem se desenvolvendo na história, também fez crescer. Já essa outra personagem teve o amadurecimento mais rápido, mais perceptível e mais legal de ser acompanhado, pois embora o da outra também fosse terrível e sem escolhas, o ambiente que cercava essa personagem tinham horrores mais crus e imediatos, em que por incrível que pareça, seu background a ajudou a evoluir, eu adorei essa personagem. Por isso não tomem esse livro como previsível, existem surpresas ao longo da história.
Gostei também dos romances, achei bem justificados e que ocorreram numa intensidade proporcional aos acontecimentos e ao tempo decorrido, me fazendo torcer pelos personagens.

A autora tem uma escrita bem direta ao ponto, o que a meu ver funcionou bem nesse livro, ela desenvolveu a história sem perder tempo com cenas desnecessárias que não fossem acrescentar à trama, sem ser apressada, ela cumpriu o que propôs, contudo em alguns momentos pontuais queria que ela tivesse se demorado só mais um pouquinho, porém não é nada que prejudique a história. Esse foi mais um livro que li muito rápido e que me deixou muito curiosa para ler a continuação (os dois livros são tão pequenos, acho que cabia ser um volume único). Recomendo!!

Gabi742 30/04/2020

Perfeito
O livro "Graça e fúria" começa mostrando duas irmãs que são bem diferentes. Serina, no primeiro momento, parece ser uma garota fútil ou até mesmo egoísta, mas isso não passa das primeiras impressões. Nomi, sua irmã, já parecia ser mais forte e rebelde.

A sociedade que representa é bem cruel e me lembrou "O conto da aia", já que as mulheres perderam seus direitos e basicamente servem para reproduzir, e ainda por cima são proibidas de ler ou até mesmo cortar seus cabelos sem a permissão do marido! Eu, como mulher, foi complicado ler tantas coisas absurdas retratas. É um universo totalmente injusto e cruel.

"Não é uma escolha quando você não tem a liberdade de dizer não. Um "sim" não tem nenhum valor quando é a única resposta que se pode dar!"

Continuando na história, após Serina ser pega com um livro da irmã e ter mentido para salvar Nomi, ela é mandada para uma ilha onde todas as mulheres que cometem crimes vão. Lá elas basicamente são deixadas para morrer, já que moram em lugares horríveis e com o mínimo de comida, e pior, elas são obrigadas a fazerem coisas que são horrendas. É horrível ler as cenas desse lugar, me revirou o estômago.

"A opressão não é um estado final. É um peso que se carrega até que não se possa mais. E ele então é removido. Não sem esforço, não sem dor."

Durante o livro é explicado o porquê de que chegaram ao ponto em que as mulheres são reduzidas a nada, mas, sinceramente, não me convenceu.

A Serina se tornou uma das minhas personagens favoritas, pois ela teve uma evolução enorme e deixou as partes de Nomi no chinelo. Ela passa de uma menina que aceitava ser submissa apenas para tentar conseguir o mínimo de respeito que as mulheres conseguiriam para uma mulher forte e que luta por mudança. Quando falamos de personagens femininas fortes, é assim que deve ser. Já Nomi acho que perdeu um pouco daquela força que ela foi caracterizada no começo, achei ela muitas vezes tola e foi previsível o que iria acontecer na história dela, mas isso não atrapalhou a leitura.

O final foi incrível, eu não acho que teria outro final melhor que esse, pois supre um ponto que queria durante a leitura e ainda gera a tensão para o próximo livro. Esse é um livro que recomendo super.
Emilia.Reis 30/04/2020minha estante
Vou até colocar na minha lista aqui

Gabi742 30/04/2020minha estante
Vc n vai se arrepender ;)

Isaah 29/03/2021

Ações tem consequencias
Ou deveriam.
O livro é bom. Achei a construção de mundo e da sociedade boas e não achei que tem muita enrolação. Serina é maravilhosa, ela pode não ser super revolucionaria no começo mas ela é esperta, ela sabe aproveitar as vantagens que tem e pensa antes de agir. Totalmente diferente de sua irmã Nomi. Ela é a tipica "não sou como as outras garotas", é rebelde, não aceita os status quo e quer mudar tudo do dia pra noite, faz burrada atras de burrada só que as consequencias nunca são pra ela e sim pras outras pessoas. Eu não vejo ela fazer nada de util alem de reclamar e fazer burrada enquanto os outros ao redor limpam a bagunça que ela faz. Odiei tanto a personagem que demorei pra terminar o livro justamente porque não suportava os capitulos dela.

shamil.le 10/10/2021

Amei
Sabe aquela história que te conquista do início ao fim?? Amei conhecer esse universo, achei que ia gostar mais de uma personagem e acabei gostando mais da outra???
Adoro quando o livro é contado por mais de um personagem???

A história tem uma premissa boa, é um livro gostoso de se ler, acho uma pena não ter o reconhecimento que merece.

izzystorm 27/08/2020

Graça e Fúria - Resenha #8

Ao apresentar Serina e Nomi, duas irmãs que se desentendem com grande frequência e com ideias antagônicas, a leitura mostra as personagens de maneira gradual na história até me deixar completamente absorta nesse universo. O modo como elas foram desenvolvidas tornou a evolução delas perceptível e muito marcante, inclusive das personagens secundárias – com as quais me emocionei bastante.

Amei demais a forma que a política envolvia muitas decisões e como esses elementos eram colocados tanto na história desse universo quanto permeava todo o agir e pensar individual. Teve algumas partes da história que consegui deduzir o que ia acontecer, mas isso não tirou nem um pouco da emoção de acompanhar o desenrolar. O final foi fantástico e estou muito empolgada pra ler o próximo volume.