O Marxismo Ocidental

O Marxismo Ocidental Domenico Losurdo

Resenhas - O Marxismo Ocidental

riquelme.lucas 16/04/2024

Bom, aqui vai uma resenha séria. Losurdo é um autor um tanto odiado dentro da esquerda por alguns motivos e um deles, por exemplo, é a crítica a hannah arent e a tentativa de preservação do legado de stalin e eu, particularmente, concordo com losurdo nesses dois pontos. Essas críticas direcionadas a losurdo partem, de quando dentro da esquerda, geralmente, por marxistas "radicais" que se julgam mais marxistas que os outros, e a ironia é que, estes, são justamente os que carecem profundamente do materialismo marxista, enquanto os que eles julgam, são os que conseguem, através do materialismo, ver as coisas como elas realmente são. E este livro é um tapa na cara dessa gente justamente por isso, losurdo não é um autor que vive seus delírios particulares, ele interpreta as coisas como são, um exemplo disso é a investigação sobre o desenvolvimento, na china, durante o início do governo de mao zedong, das forças produtivas do capitalismo como forma de sobrevivência e luta anticolonia contra o imperialismo ocidental e, também, o mesmo aplicado a união soviética não só primeiramente com stalin, mas desde o governo de Lenin. Enfim, livro extremamente materialista.

CheGuelara 05/11/2023

Leitura indispensável para todo ser humano
Foi muita ingenuidade minha ter meu primeiro processo de radicalização, sem levar em conta o meio onde fui criada e como as informações foram transmitidas até mim.

A existência desse livro e das pessoas e movimentos que levaram até ele são um marco zero em tudo que pretendo construir como. Também é um norte para cada mentira ocidental contra a qual eu pretendo lutar.

Pablo 28/09/2021

Maravilhoso
Losurdo não manda recado, dá na cara de intelectual preguiçoso e eurocêntrico. Livro essencial para todo marxista.

Daniel 15/05/2021

Esclarecedor.
Amei o livro e a escrita de Losurdo. Um livro esclarecedor pars entender as necessidades que guiam cada país em suas causas revolucionárias. E entender o porquê e como se dividiu o marxismo.

Matheus C. 22/02/2021

Enfim, termino o meu 4o livro de Domenico Losurdo.
Um bom livro, mas não serve como obra inicial para quem quiser estrear nas leituras de Losurdo.

Recomendo começarem com os livros anteriores e enfim lerem O Marxismo Ocidental. Muitas das críticas ao livro se devem a isso, pois Losurdo tem uma mania (meio chata, admito) de citar seus próprios trabalhos, deixando novos leitores perdidos.

Enfim, o livro cumpre a sua função e nos mostra que não há como seguirmos com a mumificação do teor revolucionário de Marx. A luta anticolonial e anti-imperialista deve estar no topo de nossas prioridades.

Hugo.Lousada 19/10/2020

Surpreendente
O que dizer sobre esse livro do Losurdo? Incrível. Tudo bem que ele tem o péssimo costume de se citar ao longo do livro (inclusive o autor mais citado ao longo do livro é ele mesmo), mas tirando esse fato, foi uma análise que me surpreendeu bastante. Durante a obra a antologia foi muito bem feita, apesar de uma análise fria e de vez em quando beirando contraditória, mas incrivelmente no último capítulo o autor faz observações ótimas, concluindo de maneira breve mas muito interessante sobre a proposta dita logo no título do livro. Adorei.

Mr. Matos 21/07/2020

Informativo porém limitado para uma formação teórica.
Confesso que esperava mais da obra de Losurdo visto que é um autor bastante popular, porém foi um tanto decepcionante a experiência de leitura. ( Já tinha ouvido críticas a obra do mesmo, mas o juízo era tão negativo que precisava ver pessoalmente.)
O livro tem bastante informações o que o torna um livro útil, também promove críticas a autores como Hannah Arendt, Slavoj zizek, Bobbio e Della Volpe que são críticas bastante validas, entretanto as críticas a Focault, Agamben, Levinas são bizarras por terem sido colocados no espectro do "Marxismo ocidental" pois esses autores por mais que em algum momento considerem o pensamento de Marx importante passam longer de compor o espectro marxiano de pensamento. O livro tem tanto o caráter de apresentar um juízo crítico ao chamado marxismo ocidental e uma quase acrítica exaltação do marxismo oriental, que só é possível por uma série de estratégias retóricas de envolvimento emocional que o autor utiliza, e acabam rumando o leitor a concordar com um pragmatismo da Realpolitik que não deveria nada a um Friederich Meinecke ( ideólogo do imperialismo militar prussiano) Losurdo acaba fugindo dos problemas das revoluções orientais usando de um expediente "tu quouque" que é vergonho vindo de um autor renomado, o livro também carece de um problema de documentação várias citações de outras pessoas e, o autor acaba remetendo várias vezes as suas próprias obras anteriores e sem remeter ao documento original o que é ima falha grave do ponto de vista da metodologia historiográfica.