Contos completos

Contos completos Caio Fernando Abreu

Resenhas -

Mussi 02/01/2019

Sobre o diferente
Impossível ficar indiferente à obra de Caio Fernando Abreu.

Mariana Dal Chico 27/03/2019

“Contos Completos” de Caio Fernando Abreu abarca toda obra do autor dentro do gênero conto, com seis livros publicados, mais 10 contos avulsos sendo 3 deles inéditos.
Nesse volume há textos de Italo Moriconi, Alexandre Vidal Porto e Heloisa Buarque de Hollanda.
Completar a leitura desse livro com mais de 760 páginas foi uma longa jornada que se iniciou em agosto de 2018 e terminou em março de 2019.
O começo da leitura me empolgou bastante, eu não conhecia nada do autor e fiquei encantada com sua urgência narrativa, com a forma que ele retratava emoções de pessoas experimentando a rotina da vida, e mais tarde, algumas de suas dores não apenas emocionais.
Passada a fase de lua de mel com o autor, eu comecei a me cansar um pouco da leitura, mas isso foi culpa minha, apenas minha, por achar que seria uma boa ideia ler a obra completa, de uma só vez, um conto por noite.
Como resolver o problema?
Deixar o livro descansar na mesa de cabeceira e ler outros autores, experimentar mundos diferentes, me permitir sentir saudades da escrita de Caio para finalmente retornar a ele com vontade e não pela “obrigação” de terminar um livro.
Finda leitura, o que sobra são sentimentos conflitantes em relação à obra como um todo, alguns contos eu amei tanto que já fiz releitura (“Os sapatinhos vermelhos” e “Pequeno monstro” perdi as contas de releituras), outros eu odiei e não quero retornar de forma alguma.
Meu livro preferido é “Os dragões não conhecem o paraíso”, gostei de todos os contos contidos nele (leia o conto “À beira do mar aberto” em voz alta, faz toda a diferença!)
“Morangos Mofados” deixou marcas com os memoráveis “Terça-feira Gorda”, “Transformações”, “Sargento Garcia” e “Caixinha de música”.
Já “Ovelhas Negras” me desapontou, foram pouquíssimos os contos que me agradaram.
Agradecimento especial para @taryzottino que sempre fala do autor com brilho nos olhos e foi a grande responsável por eu me interessar pela leitura desse livro.
Instagram: @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BvWwwlngVvg/

Biblioteca Álvaro Guerra 27/09/2019

Pela primeira vez, a reunião de todos os contos de um dos autores mais viscerais da contracultura brasileira.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931280

Adriano 21/02/2021

Ótimo
Essa edição está fabulosa, não é um livro fácil de manusear, afinal apresenta mais de 700 páginas, conta com a reunião de praticamente todas as obras de contos de Caio.

Vale muito o investimento.

EduardoCDias 27/03/2021

Decepção
Quando adolescente li algum livro de Caio Fernando Abreu (não lembro qual, provavelmente ?Morangos Mofados?) e tinha achado sensacional. Mas ao ler esse apanhado de seus contos, me decepcionei muito. Há, sim, contos fantásticos e inesquecíveis, mas a grande maioria é de contos chatos, entediantes e pretensiosos. A qualidade não se encontra regularmente distribuída por sua obra.

Luccas.Soares 08/06/2021

Depois de quase 4 meses eu finalmente encerro uma obra completa. Foram quatro meses porque:
1) O livro realmente é grande;
2) É uma obra que deve ser absorvida, e para tanto, fiz com a devida calma, por vezes lendo um conto por dia apenas;
3) Com certeza entendi melhor do que nunca o poder de Caio, mesmo nunca tendo sido um grande apreciador de contos.
Devo dizer que por vezes não entendia, por vezes me perdia nas histórias. Justamente porque nunca tive o costume de tentar compreender a poética (preferindo relatos mais simples). Talvez esse seja o motivo de ter gostado de textos como o da "Maldição dos Saint Marie"(??).
Apesar disso acredito que a obra dele seja uma das mais importantes do nosso país, e conhecer foi muito prazeroso (e por vezes doloroso, angustiante).
Obrigado Caio.

Carla.Maciel 23/06/2021

Uma Jornada
Adoro Caio Fernando Abreu, já tinha lido Morangos mofados e o Inventario do Ir-remediável, o autor tem temas bem recorrentes em todos seus contos amor-desencanto, amor e morte, violências contra homossexuais, sexo, ele consegue abordar esses temas de uma forma pungente mas ainda assim delicada, a evolução de sua escrita fica clara também nessa obra organizada em ordem cronológica.
Foi uma leitura lenta, bastante introspectiva, até um tanto difícil daqui uns anos quero ler de novo e quando ficar idosa quero ler de novo, porquê nessa minha segunda leitura reconheci muito mais bagagem do autor e do livro, quando li a primeira vez e grifei frases como "O amor também mata" e no meu delírio de coração partido como uma adolescente bobinha pensava que morrer de amor era morrer de tristeza, hoje entendi que ele se referia a aids algo bem mais sério que um coração partido.
Muitas frases dele me marcaram, foi bom reencontrar epitáfios e detalhes na releitura que dá primeira vez me marcaram como tatuagem na pele. Quantas frases lindas e contos maravilhosos.

Marcos.Telles 07/03/2022

Viagem ao fundo de um oceano de emoções revividas.
Reler toda a obra de Caio Fernando Abreu é voltar a 1986, quando peguei "O Ovo Apunhalado" o qual li em uma tarde/noite, devorando emoções, respirando sensações de lirismo e aflição e absorvendo a literatura crua e pulsante deste que se tornou um de meus escritores favoritos. Ao longo dos anos, lendo e me emocionando com uma prosa sagaz, venal e causticante fui a fundo em sua obra e testemunhei tristemente a sua partida tão precoce. Agora, relendo sua obra, testifico emoções revividas, tão intensas e sensíveis em alguns casos, tão impactantes qual um soco no estomago em outros e, ao ler os inéditos, tenho a sensação de que ele ainda está entre nós, derramando sua verve de emoções sobre nossos corações, sensivelmente sendo Caio F,, o inesquecível.

Leo 23/11/2022

Visceral
Foi uma experiência maravilhosa ler a obra completa do Caio. Ao longo da leitura dos 6 volumes que compõe este livro é possível notar a mudança do estilo de escrita e o mergulho cada vez mais profundo na introspecção que os contos vão adquirindo. Há um amadurecimento e um aumento de complexidade, que para alguns pode incomodar, parecer chato, mas a habilidade do Caio em descrever sentimentos humanos e de construir cenas como se olhassemos com uma câmera são inquestionáveis. Nós nunca entendemos 100% de um livro mesmo e tá tudo bem. Uma dica, leia os contos em voz alta, ajuda a entender mais, garanto que vai ser incrível!

psicotrópica 09/02/2023

Eu vou amá-lo pra sempre
Essa é provavelmente a única resenha dedicada que irei escrever.
Antes de tudo: é um livro extenso, denso mesmo, não tem como ser aquela leitura corrida porque a cada conto, são narrativas e ambientes diferentes, e por vezes você se pergunta o que está rolando. Mas pelo que entendi, são todas as obras do autor, então é esperado.
2º, Sou suspeita pra falar, mas esse é meu livro favorito da vida, porque o Caio sempre esteve presente em citações que amei. Eu nunca me arrependo de tirar um tempo pra ler qualquer conto desse livro, porque o Caio é visceral nas suas palavras e conversa comigo de um jeito que nenhum outro(a) autor (a) pôde, então a linguagem e ritmo do autor funciona muito bem pra mim.
Caio, você me alcança every single time e em qualquer um dos meus humores.
3º, Caso não queira começar por esse, recomendo o livro "O melhor de CFA: Contos e Crônicas".
4º, Eu leio essa obra em pequenas doses, já faz mais de um ano mas já chego perto do fim, e posso dizer que com certeza vou comprar o livro físico assim que conseguir vender um rim.
Tem várias e várias citações que me arrebatam, mas vou tentar resumir minhas favoritas, e espero que te convença a ler! (Algumas delas se referem aos seus muitos 'des' encontros amorosos que ocorrem ao longo desse livro):
"Seria preciso abdicar de minha segurança, e eu a acumulei em paciência em tédio, mas a fiz forte, e se agora periclita é porque todos nós temos o nosso momento de queda. E este é o meu. No vácuo de mim eu me despenco."
"As minhas verdades me bastam, mesmo sendo mentiras."
"Compreenda, eu só preciso falar com você. Não importam as palavras, os gestos, não importa mesmo se você continua a fugir e se empareda assim, se olha para longe e não me ouve nem vê ou sente. Eu só quero falar com você, escute."
"Mas sabiam que um ser humano jamais atravessa incólume o círculo magnético de outro."
"Dá
minha jaqueta, boy, que faz um p*ta frio lá fora e quando chega essa hora da noite eu
me desencanto. Viro outra vez aquilo que sou todo dia, fechada sozinha perdida no
meu quarto, longe da roda e de tudo: uma criança assustada."
"Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que fica de mim em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."

Termino dizendo que, são tantas situações e sentimentos nessas páginas que alguma delas com certeza vai conversar com você também. Permita-se.

Sté.Souza 25/06/2023

Eu comecei a ler este livro em 2020, após terminar "morangos mofados", eu estava obcecada pelo Caio eu precisava ler tudo dele.
Obviamente, tive altos e baixos, afinal, era simplesmente os contos completos do autor, não tinha como eu me apaixonar por todos, porém, todos que eu gostei, me tocaram PROFUNDAMENTE, um soco no estômago. Nada mais lindo do que quando você se encontra na literatura e o Caio fez isso comigo.

Eu amei essa aventura!!!

joaoggur 06/08/2023

Obrigado, Caio.
?Nos poços

PRIMEIRO VOCÊ CAI num poço. Mas não é ruim cair num poço assim de repente? No começo é. Mas você logo começa a curtir as pedras do poço. O limo do poço. A umidade do poço. A água do poço. A terra do poço. O cheiro do poço. O poço do poço. Mas não é ruim a gente ir entrando nos poços dos poços sem fim? A gente não sente medo? A gente sente um pouco de medo mas não dói. A gente não morre? A gente morre um pouco em cada poço. E não dói? Morrer não dói. Morrer é entrar noutra. E depois: no fundo do poço do poço do poço do poço você vai descobrir que.?

Caio Fernando Abreu dispensa comentários: seu nome é tão repetido e reverenciado que chega a ser um choque saber que já partira deste mundo há mais de vinte anos. Mas creio na raríssima atemporalidade; existem certos escritores capazes de descrever situações tão universais e, simultaneamente, tão íntimas, que sua obra (poética; sim, mesmo sendo em prosa, seus textos são pura poesia) simplesmente não tem data de validade.

Alguns contos retratam dilemas nas relações humanas (?Pela passagem de uma grande dor? ; ?Linda, uma história horrível?), já outros relatam marcantes experiências sexuais (como não esquecer do clássico ?Sargento Garcia??). Houve aqueles em que gargalhei, e outros que foram capazes de genuinamente me emocionar.

Caio Fernando Abreu participou de minha rotina: durante um bom tempo, antes de dormir, lia um conto do autor. E quando os contos se esgotaram, fui lendo e relendo, e cada vez mais me apaixonei por sua escrita. Um volume que merece ser lido calmamente, deliciando-se com cada minúcia da escrita.

O volume é muito completo e vale o preço de venda. Recomendo.

Thiago 06/10/2023

A única coisa que devo dizer é que Caio escreve de uma maneira magistral, simplesmente amei os contos que consegui absorver. E não tiro o mérito dos contos que me fizeram se sentir extremamente burro por não entender nada.