A Filosofia de Merlí

A Filosofia de Merlí Héctor Lozano...

Resenhas -

Sapere Aude 17/05/2020

Merlí é sucesso nas telas, o fenômeno da teledramaturgia catalã chegou às livrarias em um edição interativa que vai proporcionar aos leitores aprender, se divertir, e ainda relembrar os melhores momentos dos peripatéticos. Com ensinamentos nada tradicionais, Merlí mostra a aplicação prática da Filosofia, além de provar que o conhecimento pode ser divertido.

Mi Rubin 01/12/2023

É bom!
São só alguns questionamentos sobre passagens da série
Valeu à pena, por reencontrar os personagens.

@Matcholo 05/04/2020

Livro interativo da série Merlí e minha resenha é: eu amo essa série, eu amo esses personagens, eu amo esse livro kkk
Babi 28/05/2020minha estante
Adoro a série! Quero ver a série derivada do Rubio também, e coloquei o livro na lista, nem sabia que existia!

@Matcholo 18/06/2020minha estante
Estou doido para ver a derivada também kkk pesquisa antes sobre o livro, ele é interativo ai acaba não tendo muita história. Tem um outro livro da séries também que está na minha pilha mas ainda não li Quando Éramos os Filósofos o nome.

brn_manu 24/07/2023

Eu te amo, Merlí ??
Esse livro é uma delícia para matar a saudade da série, mas, diferente do que eu imaginei, não conta o que acontece na série, mas te faz refletir sobre as questões tratadas lá.
muito gostosinho, não soube responder a maioria das questões, me senti atacada e acolhida ao mesmo tempo, e ainda me deixou com mais saudade da série. nota 8/10 ??

Rafa 17/04/2019

Vacilei
Não atentei para a capa e comprei achando que seria um livro sobre a produção da série, curiosidades, atores, personagens, o universo de Merlí e no final das contas é só um livro desses que pede para gente escrever várias coisas nele. Não gostei porque não gosto de livros assim.

Alex 30/01/2022

Uma boa dose de Merlinada, do jeito que us peripatétiques gostam! ? hahahaha
Em uma linguagem bem teen e interativa, esse livro levanta inúmeros questionamentos filosóficos, e faz a gente viajar existencialmente! Adorey

Alex Nascimentto 03/07/2018

Olá, meus queridos, hoje vim falar com vocês desse livro maravilhoso e lindo que tive a oportunidade de ler e tem série fantástica na Netflix, que por sinal é viciante. ???????????????????
Merlí é um professor totalmente inovador, fugindo da regra de um professor "tradicional" e que acaba colhendo de seus colegas de trabalho várias inimizades por causa disso. Ele também é um cara que se preocupa com seus alunos, que realmente quer fazê-los pensar em sua função no mundo. Acompanhamos vários dramas pessoais e sociais e o conduzir da história é divina. ???????????????????
O livro é lindo, totalmente interativo, cheio de frases que durante a série podemos acompanhar. Eu estou fascinado com os personagens e com a série toda. Gostei bastante do livro, li em uma tarde, mas não tive coragem de escrever nele. Fica a dica para você que gosta de séries jovens e colegiais. ???????????????????

Mari Siqueira 04/07/2018

Um livro interativo, A Filosofia de Merlí é inspirado numa brilhante série chamada Merlí, que traça um paralelo entre a vida dos jovens e a filosofia. Rompendo as barreiras impostas pelo sistema educacional, o professor que dá nome à série - e ao livro - se aproxima de seus alunos e conquista além da sua atenção, seu afeto.

O roteiro da primeira temporada foi adaptado para este livro cheio de perguntas filosóficas para estimular os jovens a questionarem suas próprias vidas. Algumas cenas e diálogos foram transcritos em forma de tirinhas e mensagens de celular, o que deixa claro quem é o público-alvo da publicação. Apesar de a série abrager uma faixa etária diversificada, o livro é bem mais recomendado aos adolescentes.

Merlí é o tipo de professor que não se conforma com o sistema educacional. Para ele, a forma como os professores "convencionais" lecionam é desinteressante, inútil e faz com que os alunos não absorvam nada. A discíplina pela qual é responsável - filosofia - que geralmente é subestimada, acaba se mostrando a mais importante, fazendo que os jovens se encantem pelo seu jeito peculiar de ensinar.

Os dramas da adolescência são detalhados ao longo das temporadas da série. O livro, no entanto, traz os problemas que os jovens enfretam como inspiração para os leitores questionarem o mundo ao seu redor. É impossível não se identificar com pelo menos um dos seus personagens e os muitos temas abordados: preconceito, superexposição, perda da virgindade, bullying, política, ética, relacionamento, aceitação do corpo, abuso de alcoól, desentendimento com os pais, etc. Tudo isso sem mencionar as duras críticas à educação com as quais nós, professores da nova geração, concordamos absolutamente.

A filosofia que Merlí prega é o constante questionamento do mundo e essa importante lição será aprendida de uma maneira divertida e interessante por aqueles que ousarem aprender com ele, seja na série, seja no livro.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

"Ana Paula" 14/07/2018

Merlí é um professor totalmente inovador, que foge da regra de um professor tradicional. Ele também é um cara que se preocupa com seus alunos, que realmente quer fazê-los pensar em sua função no mundo.
O roteiro da primeira temporada (que está disponível na Netflix) foi adaptado para este livro cheio de perguntas filosóficas para estimular os jovens a questionarem suas próprias vidas. Algumas cenas e diálogos foram transcritos em forma de tirinhas e mensagens de celular, o que deixa claro que o público alvo são mesmo os adolescentes.

Os dramas da adolescência são detalhados ao longo das temporadas da série. No entanto, o livro trás os problemas que os jovens enfrentam atualmente, e isso induz o leitor a questionar o mundo ao seu redor. Eu não sou nenhuma adolescente, mas me peguei questionando diversas coisas. Acredito que este livro pode e irá ajudar muitos adolescentes, os temas abordados são diversos, mas cito alguns aqui: preconceito, superexposição, perda da virgindade, bullying, política, ética, relacionamento, aceitação do corpo, abuso de álcool, desentendimento com os pais, etc.

Ainda não terminai de assistir a primeira temporada, mas vou. Gostei muito de conhecer Merlí e seus alunos "problemáticos". Afinal, quem é que não tem problemas hoje em dia, neh? Ainda mais sendo um adolescente nos dias de hoje... é tanta informação que, se um adulto quase enlouquece, imagina uma mente em fase de desenvolvimento e com muito mais energia?

O livro está incrível. Cumpre o que promete. Todo em preto e branco, com folhas grossas e letras em tamanhos diferentes, frisam cada passagem do livro. Como não gosto de escrever em livros, fui completando e respondendo as questões em um caderno a parte. Do mais, só posso indicar. Tenho certeza que o livro ajudará os jovens a entender e ver a si mesmos de um jeito diferente.

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2018/07/resenha-filosofia-de-merli-hector.html

Maria Santos 17/07/2018

Merlí <3
A Filosofia é mais importante que a matemática ou a literatura.
Olá, seus coisados mais lindos deste universo! Como estamos hoje? Bem, superbem, morgados, de saco cheio do tio ficar fazendo as mesmas piadas no almoço? Então vamos animar isso. Eu “agaranthio”.
Esta semana recebemos o mais novo livro da Faro Editorial, intitulado de “A Filosofia de Merlí”. Eu não assisti a série (#sinceridademodeon), porém já tinha ouvido falar sobre a mesma e fiquei curiosa para entender um pouquinho sobre essa série da Netflix que todos falam. Sejam coisas construtivas ou não.
O livro é beeeem interativo. Inicialmente, em cada capítulo ele aborda um filósofo. Exemplo, como ele pensava na época, o que defendia e como agia. Depois, nas próximas páginas, surgem questionamentos bem pertinentes em relação a cada tema que determinado filósofo defendia. Também há partes em que as pessoas questionam a série, como ela aborda os temas da filosofia e a resposta bem calorosa do autor. Confesso que algumas eu até poderia ter dado de boa u_u.
O que me chamou mais atenção, é o cuidado que a editora tem em cada livro. Eu já comentei isso aqui para vocês? Não? Então vamos falar um pouquinho sobre isso e logo mais, finalizo com algumas notas sobre o que achei da leitura.
A gramatura das páginas é uma delícia. Tipo, sou a louca da papelaria e a Faro capricha sempre neste quesito. São folhas mais “grossas” com uma escrita diferenciada. As cores também possuem todo um charme e você consegue notar as mudanças de forma bem sutil. O melhor deste livro, é que você não fica preocupado com quantas páginas você já leu/respondeu. Ele não possui numeração e isso te deixa bem livre para pular as páginas, voltar a ler quando estiver a fim, responder algumas e em outro momento, responder o resto. É algo bem democrático e libertador.
Mas vamos as ressalvas. Primeiro, tem questionamentos que, particularmente eu achei desnecessárias. Do tipo: “Você prefere que a pessoa te fale a verdade nua e crua, ou tenha modos de falar?” Acredito que, por mais que a pessoa responda que prefere a verdade nua e crua, sabemos também que não é bem assim que a banda toca. Normalmente gostamos e achamos bem mais sutil quando a pessoa tem modos de falar conosco. É até uma forma educada de ser/agir. Houve uma parte que me incomodou um pouco, que foi uma nota do autor, no qual ele faz um questionamento sobre visitas serem chatas “como os turistas que vem ao meu país”. Ok. É um ponto de vista dele. Mas também me incomodou um pouco.
Por fim, o livro é bem legal. Para quem curte interagir com a leitura, é um prato cheio! Acredito que, quem assistiu pelo menos os três primeiros episódios consiga situar-se nas partes que envolvem os professores e alunos, os diálogos que ocorrem.
Espero que tenham gostado! Leiam e interajam. É muito reconfortante, acolhedor. Xoxo.

site: www.facebook.com/qualquercoisaltda

Beta Oliveira 30/08/2018

O livro percorre – de forma interativa – os temas discutidos no seriado mostrando como a filosofia, longe de parecer algo chato e velho, é atual, necessária e faz parte da vida das pessoas mesmo que elas não percebam. Ao ter que pensar, as pessoas passam a se conhecer melhor, a pesar melhor as atitudes e as consequências, a enxergar a si mesmo sem os filtros do “poderia ser” ou “queria ser assim”.
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2018/08/cap-1496-filosofia-de-merli-hector.html

Minha Velha Estante 09/01/2019

Resenha da Adriana Medeiros
O livro A Filosofia de Merlí, como o subtítulo já diz: O livro interativo da série e centenas de questões para você pensar, é um livro para fãs da série, mas, também, para você que nunca nem ouviu falar nela mas gosta de refletir a respeito do mundo à sua volta e questões do nosso dia.

Tendo o professor de Filosofia Merli Bergeron como protagonista, a série A Filosofia de Merli é um dos achados da Netflix. Ela retrata a vida de Merli e sua luta para tornar suas aulas de Filosofia atraentes, matéria para a qual a maioria dos alunos torce o nariz. Professor de uma turma de adolescentes, entre eles o seu próprio filho com quem não mantém um relacionamento muito bom, Merli vai apresentando os grandes pensadores da humanidade e suas ideias ao mesmo tempo em que mostra a aplicabilidade de tudo aquilo na nossa vida. Amado por uns, criticado e odiado por outros, Merli é aquele professor brother da galera e que usa métodos nada ortodoxos para falar de Platão, Nietzsche, Schopenhauer, entre outros.

O livro conta um pouco da história apresentada na série, mas o seu objetivo parece ser levá-lo a refletir sobre as questões lá apresentadas através de atividades e questões propostas ao leitor.

Tenho certeza que, em algum momento (se você já passou por essa época, é claro), já parou para pensar no porquê de se estudar Filosofia na escola e para que serve tudo isso. Te garanto que esse livro vai esclarecer vai te abrir um horizonte incrível em relação a isso, e você vai se pegar perguntando ‘Porque não li esse livro antes??? Porque não lançaram esse livro na época em que eu estava na escola??? Como tudo teria sido bem mais fácil se eu tivesse um professor como Merli...”

Ao mesmo tempo em que nos apresenta um pouco sobre os grandes filósofos, o livro vai mostrando a utilidade prática de cada linha do pensamento filosófico com informações, questionamentos e reflexões.

A escrita é uma delícia, com uma linguagem bem modernosa, bem sem papas na língua, da maneira como o professor Merli é: divertido e provocador, fazendo com que o peso de falar sobre Filosofia seja bem menor e bem mais agradável.

Além disso, com já é de costume, a Faro dá um show no trabalho gráfico! A diagramação está perfeita, tradução impecável, as ilustrações combinam perfeitamente com cada situação em que são utilizadas fazendo com que o conjunto visual seja agradabilíssimo até para quem não gosta de ler.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2018/07/a-filosofia-de-merli-hector-lozano-e.html

Walney 24/01/2019

Recordos, mudanças e impressões.
O livro é uma provocação ao nosso intimo, buscando os ensinamentos dos Filósofos e situações apresentadas no seriado, é um buscar-se a cada momento, um divagar e um exame de consciência, tudo ao mesmo tempo. Indico e recomendo tanto quanto recomendo a serie.

Jéh - @cantinho_de_literatura 16/10/2019

Resenha | < #resenhacantinhodeliteratura > | A filosofia de Merlí | @faroeditorial | Héctor Lozano | Rebecca Beltrán | 5 ?
? Oi seguimores, como vocês estão? Hoje é dia de resenha aqui no Cantinho de Literatura. E o livro da vez é A Filosofia de Merlí. Ele é escrito pelos autores Héctor Lozano e Rebecca Beltrán. A obra é publicada no Brasil pela @faroeditorial .
??A filosofia serve para questionar as coisas. Talvez por isso queiram acabar com ela. Acham que é perigosa.?
? Um grupo de jovens ainda em dúvidas sobre o que ser e o que fazer. Um professor super fora dos padrões, mas daqueles que todos deveriam ter.
? Essa é a história dos peripatéticos e a descoberta dos princípios da filosofia.
??A filosofia é para virar de cabeça para baixo tudo o que achamos que sabemos.?
? Para quem não sabe, A Filosofia de Merlí é um livro interativo com os acontecimentos da primeira temporada da série de TV Merlí.
? A história narra as aulas do professor de filosofia Merlí. Um educador, ao meu ver, que todos deveriam ter.
? Neste livro temos explicações para alguns elementos que pairam o seriado e claro, alguns complementos para questões que ficam no ar.
? Sendo interativo, ele permite que quem o lê possa se identificar com as características de alguns personagens. Além disso, temos um pouco de cada um dos filósofos que são apresentados no início de cada capítulo.
? Este livro é uma forma de aprender um pouquinho sobre diversos pensadores, e tudo isso, de uma forma leve e engraçada.
? Os autores Héctor Lozano e Rebecca Beltrán apresentam uma obra recheada de questões filosóficas que faz o leitor pensar e também se divertir.
??Deixe de olhar a vida através de uma câmera e trate de desfrutá-la...?
? Agora falando do trabalho gráfico do livro, a @faroeditorial novamente arrasou! Sério, a diagramação ficou maravilhosa e casou demais com o que foi apresentado.
? A cada livro da editora, que tenho a chance de ler, já espero um trabalho incrível da parte gráfica e sempre sou surpreendido positivamente.
? Por hoje é isso, espero que tenham gostado. E me contem, vocês conhecem o livro? Ou já assistiram ao seriado? ??

Karine.Medeiros 14/05/2021

Legal
Bem pra adolescente! Adorei a série mas o livro e mais voltado para o interativo que para conteúdo mesmo.