Canaã

Canaã Graça Aranha

Resenhas - Canaã

Pedróviz 07/09/2020

Milkau em crise
Canaã é uma obra ficcional sobre a imigração alemã destinada ao cultivo do café no sudeste brasileiro.
Na obra, Graça Aranha abordou, em meio a uma descrição exaustiva da natureza  de Porto de Cachoeiro  - ES, de uma forma breve e densa, a natureza humana.
 Os diálogos entre Milkau e Lentz mostram um antagonismo filosófico: Milkau, um pacifista em busca de uma utopia,  à procura de uma Canaã onde nada pertença a ninguém, onde tudo seja de todos, nada seja obtido pela força e o amor prevaleça; Lentz, um ufanista, trabalhando com o objetivo de abrir caminho para a vinda da sua Alemanha, pátria de uma raça superior e dona do futuro das raças inferiores. Lentz obviamente representa os então incipientes movimentos nacionalistas alemães.
 O livro conta também a história de Maria, que se cruza com a história de Milkau. Através de Maria o autor demonstra com que indiferença, hipocrisia e impiedade o ser humano pode tratar o menos favorecido.
Ao final do livro, quando poderia encontrar segurança e abrigo com Milkau, Maria encontra nele o mais inseguro dos alicerces.
Um livro que, na minha mui pessoal e modesta opinião,  mostra a inutilidade das utopias, representadas por Milkau, diante da verdadeira força de vontade de viver e das verdadeiras necessidades, representadas por Maria.
Vale a pena a leitura.
 Três estrelas e meia.