Meu Amigo Che

Meu Amigo Che Ricardo Rojo

Resenhas - Meu Amigo Che

Tatiana221 21/10/2021

Apenas mais do mesmo, nada de novo, alguém querendo carona na fama que Che tem, mais uma das inúmeras biografias

Ricardofbraz 17/01/2009

Conhecer para transformar
O livro de Ricardo Rojo nos aproxima de um Che amigo. Nos mostra como é difícil ser latinoamericano, fora da idéia de sociedade americana ou européia de direita, em que a condição de classe nos empurra ou para baixo, como inferiores, trabalhadores, mestiços ou nos empurra para cima, querendo ser ricos, opressores e patrões.No meio disso a ilusão de que crescer é ascender socialmente. Então aparece o Che. Despojado, liberto do americanismo e culto como os europeus. Pena ser argentino, mas ninguém é perfeito. Diga-se de passagem, "o único argentino aturável", ahahah. Li em 1986

Andre.Crespo 08/04/2009

O relato de um revolucionário
Queria esclarecer primeiramente uma coisa: não sou socialista e odeio a idéia de socialismo, só que a figura de Che me chama a atenção! Ele foi sim um idealista, um cara revolucionário. Foi um exemplo para outros países que se revoltaram contra seus governos autoritários. Se ele não fosse um verdadeiro revolucionário, não teria saído de Cuba e continuado a revolução na Bolívia!
Uma pena Che não ter vivivo e visto o que seu amigo Fidel fez em sua Cuba revolucionária! Será que ele concordaria? Não sei, talvez sejam farelo do mesmo pão e eu esteja enganado...

Nii. 23/08/2010

Entre os meus preferidos...
É uma das versões que eu mais gosto sobre "Che".

O livro é simples e direto, sem fazer nenhuma apologia política.

É Simplesmente sobre "Che", como pessoa e grande idealista que era.

A andanças pela américa latina, o despertar revolucionário diante da situação latina, o encontro com Fidel, a revolução, o desejo de expansão da revolução, Bolívia, morte.

O livro é maravilhoso!

Recomendo!

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara

noangel666 07/01/2023

O livro é ótimo. Misturando a política com o íntimo, Ricardo Rojo conta um pouco mais sobre essa figura revolucionária tão conhecida e tão importante que é o Che. De verdade, não achei o livro nada igual às outras biografias do Guevara, justamente por ele não ir muito para esse lado biográfico, e sim para um lado que aborda os aspectos das revoluções ao redor da América Latina.

??Entre os homens sós e desesperados surgem facilmente as formas mais altas de solidariedade e de lealdade humanas.??

Che foi fiel ao que acreditava e lutou até o fim de sua vida contra o imperialismo e pela defesa de que os países, sobretudo os latinos, possam escolher a forma de governo que acharem melhor para si. Não é à toa que sua imagem evoca, até os dias de hoje, a esperança de transformação do mundo.

smarinacastro 08/02/2024

Necessário
Li uma opinião que dizia que “Meu Amigo Che” era só mais uma biografia. Apenas mais do mesmo. Uma tentativa de pegar carona na fama do Che. Mas não concordo.

O autor, Ricardo Rojo, foi um dos grandes amigos do Che. Um dos poucos, na verdade. Ricardo o conheceu anos antes da Revolução Cubana, quando “El Che” era somente Ernesto, o cara que rodava pela América Latina de moto e sem dinheiro.

Esse livro é uma biografia íntima, um tributo prestado a um amigo. É uma tentativa de falar ao mundo sobre quem realmente foi Che Guevara, quando existem tantas versões e sensacionalismos e mentiras circulando por aí há anos.

É uma leitura fácil. Eu ri em alguns momentos, chorei em outros e, no fim, aprendi demais. Valeu cada segundo, cada página. É um dos meus livros favoritos, com certeza.

Enfim, “Meu Amigo Che” é, na minha opinião, o melhor conteúdo disponível sobre o Che. É um livro necessário para qualquer um que deseje conhecê-lo de verdade, sem suposições, achismos ou enviesamentos.

"Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir, no mais profundo, qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a qualidade mais linda de um revolucionário" (Che).