Lovely War

Lovely War Julie Berry

Resenhas - Lovely War

giovanabrunolivros 14/01/2022

o livro mais lindo que eu já li
Esse livro já tinha me ganhado um pouco pela sinopse porque acho a proposta dele incrível: um romance entre guerras narrado pelos deuses do Olimpo.

Gostei muito dessas versões dos deuses gregos, principalmente Afrodite e Hades. Os 4 protagonistas são adoráveis, torci muito por eles e pelos sonhos deles. Fiquei admirada como todos eles permaneceram fortes e esperançosos em um período tão desolador. Acho que Hazel e James tiveram o romance mais desenvolvido, mas as histórias de Aubrey e Colette (que também forman um casal lindo) foram as que mais me tocaram.

A Julie Berry me conquistou pelo cuidado que ela teve pra escrever sobre esse período, principalmente em relação as vivências de soldados afroamericanos, fica muito evidente o quanto ela pesquisou e figuras históricas se fazem presentes na história juntamente aos personagens fictícios. A escrita é lindíssima e o livro é cheio de frases que não tem como não grifar e colocar um post it.

Li o livro físico escutando o audiobook no Libby, que é uma obra de arte por si só, contando com vários narradores e compositor.

O inglês é puxadinho, mas vale a pena se arriscar nessa leitura, simplesmente meu novo livro favorito.

stephany :) 31/10/2022

amor, guerra, deuses e música.
que livro lindo. uma estória de amor em meio à guerra narrada pelos deuses do olimpo, simplesmente maravilhoso.

os personagens são muito cativantes, esse com toda certeza é um livro pra ser apreciado, a leitura flui rápido mas você não sente vontade de terminar (essa foi a minha experiência).

esse livro me fez chorar, sorrir e principalmente me apaixonar e torcer por esses personagens.

enfim, recomendo muito.
m4yarabrito 31/10/2022minha estante
vc leu em inglês amg?

Maria 31/10/2022minha estante
bicha, eu pisco e tu termina um livro

stephany :) 31/10/2022minha estante
@mayara li em pt, no telegram tem

stephany :) 31/10/2022minha estante
@duda kkkkkkkk ue demorei um mês com esse amg

Karol306 21/03/2023minha estante
como faz pra achar no telegram?

Amanda 03/12/2023minha estante
Oi! Gostaria de encontrar no telegram também! É em algum grupo?

Victor 26/07/2020

Quando a deusa do amor conta uma história, você deve ouvir.
Músicas que me remetem a leitura:

Strangers in the night - Frank Sinatra
Nocturne 0p.9 no.2 - Chopin
London Boy - Taylor Swift

A princípio você pode olhar para esse livro e pensar, ok mais um romance clichê em tempos de guerra, devo dizer, é mais um romance clichê em tempos de guerra. No entanto, ele vai te conquistar por outros aspectos.

A narrativa se difere por ser feita pelos deuses gregos, mais especificamente Afrodite, Ares,Hades e Apollo, cada um intercalando sua visão a respeito dos acontecimentos a medida que a história caminha pois amor, guerra, morte e arte estão interligados de várias maneiras.

Os personagens são carismáticos, e você vai torcer por eles durante toda a narrativa.

Algo que me chamou atenção, foi a autora ter abordado as questões de segregação e preconceito que os soldados negros sofriam durante esse período. O que acho de extrema importância.

A nota no final, deixa evidente a preocupação com os acontecimentos históricos da obra.

Quote favorita:

You're a brand-new piece of sheet music,she said slowly, for a song which, once played, I'd swear I'd always known.
estelinhaa 31/10/2020minha estante
oii, você sabe dizer em qual página esta a sua frase favorita??

Victor 31/10/2020minha estante
Oii, então, eu li pelo Kindle então não sei o número da página exatamente, mas sei que é em 13% do livro, no capítulo 17.

estelinhaa 31/10/2020minha estante
obrigadaa

Bella 13/11/2020minha estante
Aaa q resenha maravilhosaa :)) deu ainda mais vontade de ler!

Andressa 19/12/2020minha estante
Oii ? Countless Dreams - Dreaming Hiker também me lembrou da história.

Lauraa Machado 25/01/2021

Uma montanha-russa maravilhosa de muitas emoções impactantes
Apesar de terem me recomendado muito esse livro, apesar de eu ter amado a capa e comprado logo, por alguma razão fiquei com a impressão de que não iria gostar. Achei que seria parado, talvez pesado demais, arrastado, que seria difícil terminar de ler. Agora, eu daria qualquer coisa para ele ter mais umas quinhentas páginas ou para encontrar um outro livro como ele.

São mais de quatrocentas páginas, mas eu li em duas sentadas, porque simplesmente não conseguia parar! Lovely War me surpreendeu demais! Primeiro, pela parte da história da Afrodite, que eu já conhecia por fora e que acho que terminou muito bem! Mas principalmente pelos personagens e pelo jeito que a Afrodite narra, com comentários, com a sua presença por perto! Tem capítulos narrados por outros deuses também, e essa foi a minha parte favorita! Cada um tinha a sua voz, seu tom, que coloria a narrativa do seu jeito.

O romance se passa só na primeira guerra mundial, a segunda guerra é só quando a Afrodite está contando e não chega a ter uma parte relevante na história. Não é o primeiro livro sobre uma das guerras que eu leio, nem o primeiro sobre essa, mas me deixou com muita vontade de ler outros! Ainda mais se forem de romance! Os personagens desse livro são tão fofos, tão reais e interessantes, que é impossível não se encantar com eles, assim como aconteceu com a própria Afrodite! Mais encantador ainda, só o jeito que ela narra!

Gostei de ver lados diferentes da guerra, gostei muito da narrativa e do enredo. Não consegui parar de pensar no livro quando não estava lendo e não conseguia parar de ler quando começava. Foram tantas emoções durante a leitura, esperança, alegria, tristeza, dor, medo, que esse livro me marcou logo no começo. Entrou de vez para os meus favoritos. Hazel, Colette, Aubrey e James também são inesquecíveis, e imaginar todas as cenas me fez sentir como se fosse a própria deusa, assistindo por perto eles passarem por tanta coisa diferente e difícil e impossível de descrever direito. Foi uma leitura absolutamente maravilhosa!

Realmente queria poder ler outros livros como esse. Preciso de mais livros assim na minha vida, já fui atrás de vários outros que se passam nas guerras e algum dia vou reler Lovely War, com certeza. Recomendo demais e queria que trouxessem para o Brasil. Não é engraçado? No começo, achei que seria parado e que eu não iria gostar. Agora, já quero reler e já estou com saudades!

misy 08/03/2022

"[...] Este rapaz, para mim. E assim foi feito."
QUE EXPERIÊNCIA ESPETACULAR!!
acho que essa leitura deveria ser obrigatória!
lovely war promete muito só pela sinopse e pela capa perfeita e eu te digo: ENTREGA TUDO E UM POUCO MAIS

"Foram as covinhas. Impérios tinham se dissolvido por menos."

esse livro já estava há um tempo na minha biblioteca para ler e eu não sei porque enrolei tanto. ele consegue reunir tudo o que mais gosto: mitologia grega, primeira guerra mundial, romance, música e os ambientes euroupeus (especialmente quando eles estão na França. meus lindinhos!!)
cada experiência foi um quentinho e um aperto no meu coração; estava eu rindo com os diálogos entre os deuses do olimpo ou estava eu com medo de algo ruim acontecer (como a morte de algum personagem. mesmo que eu ame uma sofrência, acabei me apegando demais nos protagonistas).

a julie berry tem todo o meu coração. ela conseguiu criar uma história tão bem detalhada e tão bem estudada, feita com carinho, que era impossível não amá-la
misy 08/03/2022minha estante
o skoob ME ODEIA (pfvr para de cortar minhas resenhas!!!!!!!)
vou continuar aqui:

amo como ela abordou os temas sociais (racismo, mulheres e sua importância durante esse período), trouxe a reflexão do porque jovens lutam sem se conhecer em uma guerra, citou as figuras históricas que realmente existiram e, ainda por cima, explicou tudinho no final. sério, que trabalho incrível!
particularmente, me apeguei mais com o james e com a hazel...

"? Então seja um monstro. ? ela disse. ? Você deve sobreviver, para que possa voltar para mim.
Ele pegou as mãos dela e as beijou. ? Hazel Windicott... ? disse ele. ? Se sobrar alguma coisa de mim depois da guerra, nada me impediria de encontrar o caminho de volta para você."

a escrita é maravilhosa, fluida e fácil de ler e, no fim, você sai com várias citações lindas (tipo, muitas. eu grifei muitos trechos e marquei muitas páginas).
eu achei o arquivo em português então isso me fez aproveitar ainda mais essa obra (porque é isso que esse livro é: uma obra-prima).

"Ele nunca a teria conhecido, se não fosse pela guerra. E agora a guerra os separou. 'A guerra dá, e a guerra tira. Bendito seja o nome da Guerra.'"

dmitrivileheart 11/08/2021

começo dizendo que esse livro foi muito mais do que eu poderia esperar me surpreendeu demais e não poderia ter sido uma surpresa melhor

oq me atraiu para esse livro foi a proposta de deuses gregos contando uma história de amor e eu não me decepcionei nem um pouco, tudo da personalidade de cada um até o jeito que cada um deles vai influenciar na história num geral foi muito bem trabalhado, divertido e muito fluído tbm

dentro dessa história eu encontrei muita coisa, teve amor, luto, perdas, coragem e muita delicadeza até nas partes mais dolorosas e devo dizer até grotescas, a autora tem a capacidade de tocar de forma muito bonita nesses tópicos, o jeito que ela escreve sobre determinados assuntos deixa um nó na garganta e ainda sim uma admiração pela sua escrita extremamente delicada, romântica e leve

os personagens são apaixonantes e não tem como vc não torcer por eles, todos são bem construídos e bem desenvolvidos, tudo que eles enfrentam e tudo que eles perdem é como se fosse eu que estivesse sofrendo essas perdas junto deles e também celebrando certas alegrias

desde a primeira página eu me vi dentro da história, é um livro muito envolvente e atmosférico que te leva desde um encontro romântico até as trincheiras da frança

o jeito que a história avança e tudo começa a se juntar aos poucos é oq dá ainda mais gás pra melhorar a história, me dando uma ansiedade de ver logo todos juntos e como tudo poderia partir dali e é claro que não poderia ter sido melhor, aumentando ainda mais o potencial da história

devo dizer que a única coisa que não me agradou muito foi o insta-love MAS eu juro que essa autora conseguiu a rara mágica de fazer um casal ter química instantaneamente e ela faz isso muito bem ? MAS como eu gosto de reclamar eu acho que teria amado muito mais se fosse um slow burn.. mas de qualquer forma eu só tenho essa pequena crítica ao livro que nem ao menos chega a ser uma já que é um gosto pessoal

considerações finais: livro espetacular, envolvente, delicado e uma verdadeira história de amor repleta de camadas como a dor, o luto, a descriminação e tantas outras que são encontradas dentro desse livro e por fim eu não poderia ter ficado mais feliz com o final, em uma história trágica a gente geralmente espera um final igual mas aqui foi diferente

adorei muito esse livro e foi uma experiência ótima e é claro a melhor mensagem que ele poderia passar é que os deuses nos invejam por amarmos uns aos outros mesmo sabendo que a morte pode tirar isso de nós mas mesmo assim nós fazemos isso pq é isso que une e forma a humanidade (posso ter viajado aqui mas é pq esse livro é muito emocionante ?)

?I envy the mortals. It?s because they?re weak and damaged that they can love.? She shakes her head. ?We need nothing. They?re lucky to need each other.?
dmitrivileheart 12/08/2021minha estante
eu esqueci de dizer isso mas tbm tem muita música no livro, dois dos personagens principais são pianistas e foi uma experiência muito boa ler enquanto escutava músicas tocadas no piano recomendo bastante ?

marina.siqueira 01/05/2023

Um livro diferente, que combina, com sucesso, romance histórico e mitologia grega. No início, fiquei um pouco perdida sobre onde a autora ia chegar com a história, mas gostei do rumo que tomou.
São romances envolventes, que se entrelaçam e tocam o leitor. É bem escrito e é uma boa experiência, mas não me senti tão conectada, o que me fez demorar um pouco para terminar o livro.
De qualquer forma, uma proposta diferente sempre vale a pena ser lida. Recomendo a leitura.

rrodriguesara 23/12/2023

Comecei esse livro com uma expectativa bem alta, mas infelizmente li ele de ressaca literaria, talvez se fosse em outro momento eu teria aproveitado mais, mas o livro é incrivel

@bookbymoon 06/03/2021

Um dos melhores livros que já li!
Não consigo encontrar palavras pra descrever o que foi esse livro.

Diferente do que eu imaginava, é nas estrelinhas que encontramos a dor, a tristeza e o sofrimento. Não somente em momentos marcantes mas em simples gestos e palavras.

Me apaixonei por cada um dos personagens, principalmente Hazel e James! A história deles foi linda, pura e sofrida!

A participação dos Deus foi TUDO! Afrodite dona do mundo, eu te amo. Era visível a diferença de um capítulo para outro quando o Deus que estava narrando era alternado. As vezes causando dor, as vezes arrancando suspiros.

Lovely War é uma história sobre guerra, amor e vida. Todos deveriam ler ?

gabirelasz 22/07/2023

You said it was a great love One for the ages
O livro mais lindo, especial, romântico, inteligente e imersivo que já li.
Terminei a história ontem, ainda estou tão envolvida que fica até difícil de desapegar por completo. Com toda certeza, lerei de novo.

A história é muito bem estruturada, muito importante, cheia de fatos históricos e proporciona uma experiência vívida do que foi a Primeira Guerra Mundial.

Senti a dor das famílias que perderam os entes queridos pra guerra, a saudade de um amor distante, o medo e o pavor que os soldados experimentaram nas trincheiras. É bizarro, triste, especial, histórico.

Um tributo muito lindo para aqueles que se foram num período tão difícil e cruel na história da humanidade.

O romance é um dos mais mágicos que já tive o prazer de ler, a narração da Afrodite torna as coisas ainda mais emocionantes e divertidas! Você já começa a leitura sentido o amor que ela sente pelo casal, e isso cria um vínculo muito maluco com os personagens principais.

Eu comecei a chorar com somente 20% da história lida, de tão apegada e apaixonada eu estava pelo James e pela Hazel. É muito triste, mas não penso que seja triste de um jeito ruim, é um triste de amor hahaha

É uma história tão bonita e tão real que não tem como não se emocionar. Valeu cada lágrima, proporcionou muitos sorrisos, me fez acreditar num amor puro e lendário.

Recomendo muito a leitura, mas, se for sensível assim como eu, se prepare. Não consigo nem mesmo fazer uma resenha justa ao livro, porque estou sem palavras!

A única crítica que tenho a fazer é que achei desnecessária a inclusão do romance do Aubrey e da Colette na história. E não penso isso porque o romance dos dois não é igualmente incrível e perfeito, mas porque pouquíssimas páginas foram dedicadas propriamente a eles.

Dois personagens extremamente complexos, que proporcionariam muito mais se tivessem seu próprio livro. Lovely War é sobre Hazel e James.

Além da falta de falta de páginas sobre o casal, a introdução do Aubrey foi tão voltada ao seu sonho na música que se tornou um pouco entediante. Não queria saber sobre instrumentos e notas musicais, por exemplo!

Portanto, já envolvida com a Hazel e o James, demorei muito para me importar com os outros dois.

Não atrapalhou em nada a experiência total do livro, mas não achei que Aubrey e Colette tiveram o foco que mereciam, ainda mais no contexto que estavam inseridos.

A segregação e o racismo sofridos pelo Aubrey, e como isso afetou o casal em si, merecia mais atenção. Os dois mereciam um livro só deles.

Ainda assim, foi muito bacana a homenagem prestada aos personagens baseados em pessoas reais (da banda, do exército, dos Estados Unidos). Então, no final, valeu a pena também!

Adorei as observações da autora na conclusão, uma verdadeira aula de história sobre o que estava acontecendo com o mundo naquele período e explicando um pouco mais sobre seus objetivos para cada item adicionado ao livro.

Recomendo MUITO e, pela primeira vez, tenho um livro que é meu favorito de maneira indiscutível.

Queria esquecer tudo para ler de novo.

Observação: Aos swifties, timeless ganhará um novo significado. Estava lendo quando lançou Speak Now (Taylor?s Version) e foi um surto.

isapoirot 14/05/2021

fiquei um tempinho pensando em que nota dar pra esse aqui. não sabia se analisava ele como ?bom pra um romance? ou como um todo ou sei lá. mas percebi que ele é simplesmente um bom livro e ponto final.
esse enredo me prendeu demais, mesmo sendo um gênero que não costuma me satisfazer, e a escrita é incrivelmente envolvente!! esperava demorar muito mais para ler, pq era em inglês, mas eu devorei o final!

também vale ressaltar o tato que a autora teve pra tratar de temas e sentimentos tao delicados, como a segregação racial, o luto e os traumas de um homem, a determinação de uma mulher e isso tudo nos anos 1914! impecável.

enfim, oq realmente importa aqui na resenha é a história, mas eu não quero estragar nenhum momento quentinho da experiência q so a leitura pode trazer. apenas saiba que esses personagens vão mexer com vc muito mais do q vc imagina, e que deuses e guerras é a pior e a melhor combinação possível para um livro.
yas 14/05/2021minha estante
o inglês desse livro é difícil?

isapoirot 14/05/2021minha estante
olha, eu não achei!! tem alguns termos diferentes por causa da época, mas nada q não dê pra entender pelo contexto kkkkk

yas 14/05/2021minha estante
hmm obrigada! nada que um tradutor não resolva

Helenapessoa 17/05/2021minha estante
Cirúrgica.

Ju 08/04/2023

Os deuses e a guerra.
O meu novo livro favorito. uma história linda e muito tocante, principalmente pelo cuidado que a autora teve em colocar fatos reais no enredo; e os deuses como narradores deixou tudo mais incrível. os casais protagonistas são apaixonantes, mas confesso que Hades foi o meu personagem preferido de todos.

steven. 12/03/2023

Leiam please ??
Não sei o que vou pra falar sobre isso pq tô sem palavras e uau ! ! ! sabe quando você começa de ler sem saber vai amar tanto e sem suas expectativas? foi isso que me senti e foi magnífico !

é tão bom que me deixou prender no início até final por causa das histórias interessantes que aborda sobre durante das guerras, deuses, escravidão, ódio, amor e dentre outros, pq antes de começar, jurei que esse livro fala sobre amor entre duas pessoas mas me enganei, era muito mais e maior que o ?amor?, assim como a escrita que é bem levinho e simples, só que no começo tava bem raso mas no geral tá perfeito ! amei os povs, sério, os casais são lindos e apaixonantes ? ! acho que meus livros favoritos do mês até agora ?

Isa 08/01/2022

Gostei muito do livro, foi uma otima companhia na praia. Linda a história escolhida pela Afrodite para mostrar que mesmo em tempos de guerra, o amor sempre acha um jeito de florescer. Gostei bastante da abordagem histórica da autora, bem coerente e não romantizado, ela usou de muitos elementos reais mesmo, como os nomes de alguns soldados e ate mesmo das divisões do exército. Esse foi um dos livros que deixa o nosso coração quentinho, adoro!

Maria8833 19/04/2023

Indescritível
James, Hazel, Aubrey e Colette obrigada por mudarem minha vida. Virou um dos livros favoritos da minha vida me engasguei de chorar.

?Let them start their dreadful wars, let destruction rain down, and let plague sweep through, but I will still be here, doing my work, holding humankind together with love like this.?