Você tem a vida inteira

Você tem a vida inteira Lucas Rocha

Resenhas - Você Tem a Vida Inteira

Juliana - @estantedaju 11/04/2020

Um livro muito importante
Essa história nos dá uma lição sobre HIV, preconceito, medo, incertezas, compreensão, empatia e amizade. Eu amei a leitura do começo ao fim e com certeza aprendi muito com ela.
Vivi 01/01/2022minha estante
Não é atoa que esse é meu livro favorito!! Agradeço sempre minha amiga por me recomendar porque esse livro me livrou de preconceitos que eu nem sabia que tinha

Let 27/06/2021

Deveria ser leitura obrigatória!
O livro trata de forma extremamente delicada e informativa o que é ter HIV. Livro é narrado por três? personagens: Um que acabou de descobrir que tem HIV, um que já sabe há algum tempo e o cara com quem ele está ficando e se afasta quando descobre que o ficante tem HIV.

Temos 3 perspectivas diferentes e ao mesmo tempo que o HIV une os três personagens, também mostra como a vida é muito além de ?tenho HIV?.

A história é linda, envolve romance (mas não é a questão central) e dá uma bela lição de vida sobre empatia! Recomendo muito!

Yuri.Martins 05/02/2022

Sei lá...
Gostei dos personagens, mas queria um drama mais palpável... O final me prendeu mais que todo o resto do livro.

Jackie! 01/12/2023

A preciosidade do acolhimento!
É provavelmente o primeiro livro sobre HIV, que eu leio. E mesmo tendo aprendido sobre isso em sala de aula e por meio de outras mídias (filmes e séries), essa história me fez perceber o quão pobre é o meu conhecimento sobre o assunto!

Achei de uma perspicácia enorme do autor, abordar o HIV sobre a perspectiva de três personagens diferentes. A narrativa do ponto de vista de alguém que lida com isso a um bom tempo versus outro que acabou de descobrir ser soropositivo, foi o que mais me pegou, durante a leitura.

Entender melhor como é o dia a dia de quem "porta" o vírus, os efeitos do remédio (ser um só um me surpreendeu DEMAIS), como é difícil contar para as pessoas, tudo isso mesmo nos dias de hoje, fez eu me colocar no lugar dessas pessoas.

Pra mim a mensagem principalmente, é sobre como é importante aprender, se cuidar e estar sempre preparado para acolher as pessoas. Essa rede de proteção e acolhimento faz a diferença na vida de muita gente!

PS: Passei muita raiva com o personagem do Victor, mas entendo o lado dele. Afinal as atitudes dele são o reflexo do que é se manter na ignorância, mas também que nunca é tarde demais para mudar.

Thauany 11/05/2023

Fofo
Eu adorei a história, principalmente ao retratar que as pessoas que convivem com o HIV são muito mais do que virus, confesso que aprendi coisas relacionadas ao tratamento que não sabia por pura falta de interesse/pesquisa da minha parte então foi ótimo ter informações valiosas enquanto acompanhava uma história fofa.
Gostei muito do plot do meio que deu uma movimentada na história mas não me agradou também o estilo de escrita meio americanizado, as vezes não parecia um livro nacional.
Ps. Me chamem de louca mas eu shippei o Ian com o Henrique kkkkk

Kleilson.Torquatto 14/06/2023

Uma narrativa sensível sobre vida e sobre viver!!
Esse livro foi uma GRANDE supresa!!
Foi igual aquela trend do TikTok; ?não estava esperando nada e entregou tudo? hahaha?

É uma história incrível onde o autor desmistifica todos os medos e mitos sobre o HIV de uma forma super humana e orientativa, abordando os preconceitos que pessoas soropositivas passam durante a vida.

Eu fiquei de bobeira com a escrita dele e a forma humana e empática como ele desenvolveu a história, trazendo as perspectivas de três personagens jovens e gays que se encontram em diferentes momentos relacionados a doença e em como a vida deles se entrelaçam no decorrer da história, a amizade que vai se fortalecendo e como os personagens secundários que são amigos de ambos os protagonistas vão crescendo na história e se destacando também, foi genial!
* Eu amei todos os amigos dos protagonistas!! Kkk

A história traz detalhes delicados relacionados a aceitação da família sobre a sexualidade e a abertura que um dos personagens tem e outro não para dialogarem sobre esses assuntos. Foi de certa forma muito importante trazer isso para história também.

Traz também muitas cenas divertidas entre os protagonistas e os amigos de ambos? muita menção a cultura musical Pop, séries e filmes ( que eu amo) e livros, fazendo a leitura ficar leve e engraçada.

No final tem uma entrevista com o autor onde ele conta como foi o processo de escrita, suas inspirações e pesquisas relacionadas ao tema. É muito interessante!!

Eu amei essa história, virou mais um favorito da vida, e vou panfletar esse livro pra geral.

É mais um livro que eu leio em e-book pelo aplicativo Biblion ( que eu super indico) de GRAÇAAAA!! E por ter gostado tanto eu já comprei o livro físico porque preciso tê-lo na minha estante.

Genteeeeeeee, só leiam: ? Você tem a vida inteira? e se encantem por essa escrita e essa história linda, sensível e tocante. ??
Zé Paulo 15/06/2023minha estante
Vc fez eu ficar com vontade de ler rs

Kleilson.Torquatto 15/06/2023minha estante
Na Amazon o e-book dele tá de garça, acabei de ver.
Da pra ler no aplicativo do Kindle. ?

Lavi 25/11/2020

Todo mundo precisa ler este livro!!
"Você tem a vida inteira" é aquele tipo de história que você sente que cada minuto foi aproveitado e não vai ser uma leitura que você vai esquecer tão cedo. Saí do livro muito mais informada e empática sobre o tema abordando e com muita vontade de aprender mais.
Carol Mayara 25/11/2020minha estante
amo esse livro !!!!

Lavi 26/11/2020minha estante
É maravilhoso

Nanda.jerry 17/07/2023

"Você Tem a Vida Inteira", escrito por Lucas Rocha, é um livro que me levou a uma jornada emocional intensa, abordando de forma profunda a temática da AIDS e as dificuldades enfrentadas por aqueles que convivem com essa doença. Ao longo da leitura, fui completamente envolvido pelas histórias dos personagens e suas lutas pessoais.

Através dessa narrativa, pude vivenciar de perto os desafios físicos, emocionais e sociais enfrentados pelas pessoas afetadas pela AIDS. Lucas Rocha retrata com muita sensibilidade e realismo os estigmas, o preconceito e as adversidades que esses indivíduos enfrentam diariamente. Fui profundamente impactado pela maneira como o autor aborda essas questões, levando-me a uma reflexão sobre a importância da empatia e da compreensão.

No centro dessa história comovente, a AIDS serve como pano de fundo para explorar os relacionamentos humanos. Os personagens são apresentados de maneira autêntica e seus sentimentos são genuínos. Através de suas experiências, pude testemunhar a força do amor, da amizade e da solidariedade em meio à adversidade. As relações familiares, os laços de amizade e os romances são retratados com uma profundidade tocante, destacando a importância de se apoiar uns aos outros durante momentos difíceis.

A escrita de Lucas Rocha é envolvente e comovente. Ele tem o poder de transmitir as emoções de forma vívida, fazendo-me sentir uma conexão profunda com os personagens e suas histórias. Através de sua prosa habilidosa, o autor nos desafia a refletir sobre nossas próprias atitudes e a considerar o impacto que podemos ter na vida daqueles que enfrentam desafios semelhantes.

Gica Brombini 18/06/2022

VOCÊ TEM A VIDA INTEIRA: vidas entrelaçadas pelo HIV.
'Você tem a vida inteira' com certeza entrou para a minha lista de nacionais favoritos. Esse foi um livro incrível, com personagens muito humanos e um enredo maravilhosamente importante e divertido/leve.
Lucas Rocha entrelaçou com maestria três jovens, que se encontram por uma mesma coisa que se manifesta de forma diferente em suas vidas: o vírus do HIV. Ian é um garoto que acabou de descobrir que contraiu o vírus. Henrique é um menino que convive há três anos com o HIV. E por fim, Victor é um jovem rodeado de preconceitos sobre o assunto, já que, por se relacionar com Henrique, possui medos contínuos sobre também obter a doença.
A história deles começa separada, porém através das nuancias da vidas elas se encontram.
Eu amei esse livro. HIV e AIDS é um assunto muito interessante para mim; mais pelos desdobramentos socias em torno da doeça do que sua biologia. Há um tempo atrás, estava consumido muitas histórias sobre o assunto. Entre elas, li uma HQ autobiográfica maravilhosa, chamada 'Pílulas Azuis'.
O tema aqui foi maravilhosamente bem desenvolvido e, pela entrevista com o autor presente na nova edição compreendemos um pouco do seu processo de escrita, e do cuidado impecável que ele teve em conhecer a fundo sobre o assunto para assim, escrever sobre com propriedade. A responsabilidade e comprometimento de Lucas Rocha é admirável. Ele claramente estudou, pesquisou e se debruçou sobre o tema, trazendo diversas informações reais sobre a doença.
A leitura foi uma delícia. Eu li muito rápido, e apesar de compartilhar das angustias de cada um dos personagens este livro me fez muito feliz. Eu estava muito confortável lendo sobre eles e conhecendo mais sobre esses personagens. Senti como se cada um deles fossem meus amigos, e eu amo quando isso acontece.
Lucas Rocha também surpreendeu muito ao construir e criar personagens tão humanos. Todos eles possuem dualidades a mostra, porém o mais complexo, para mim, foi o Victor. Curiosamente, na entrevista presente ao final do livro, descobri que o autor se sentiu da mesma forma. Victor é um personagem muito ambíguo, o qual está muito, muito longe de ser perfeito. Ele possui muitos medos a respeito do HIV, e justamente por esse motivo seus preconceitos são tão palpáveis. Eu não concordava com eles, mas entendi o porque de Victor os sentir. Justamente por isso, amei acompanhar sua evolução como pessoa, como amigo e como namorado. Ele é meu xodózinho.
Bem, no final, apenas tirei meia estrela por alguns motivos que, ainda ssim, não são tão relevantes a ponto de prejudicar a minha experiência de leitura. Apenas achei que certas situações foram forçadas. É claro que eu entendo como o personagem do ex-namorado do Henrique foi importante para o arco e encaminhamento final da narrativa, mas não acho que foi extremamente necessário - assim como a necessidade de encontrar um par para o Ian, já que não haveria tempo para desenvolver esse romance.
De qualquer forma o livro é incrível e maravilhoso. A amizade e os laços criados entre Ian, Henrique e Victor são muito bem feitos, e isso me supreendeu. Lucas Rocha merece todos os parabéns possíveis por ter escrito esta história! Já quero comprar minha edição física para marcar o livro todinho.

livroslidos3 10/07/2023

Leitura obrigatória
?Mas coisas ruins acontecem a pessoas boas. Não existe um sistema de compensação. As coisas simplesmente são como são.?

Com uma narrativa extremamente sensível, o autor nos apresenta Ian, Victor e Henrique, jovens que têm suas vidas interligadas pelo HIV.
Amei a forma como foi retratado o momento em que os personagens passam pelo exame/resultado no Brasil, exaltando o SUS. Esse livro é uma verdadeira aula não só sobre empatia mas sobre o nosso sistema de saúde.
O ponto de vista é intercalado entre esses 3 personagens que por mais que tenham esse denominador em comum nas suas vidas estão passando por momentos diferentes, e acabam se ajudando de maneira surpreendente.
Conhecemos personagens reais, com medos, traumas e passando por situações que não ficam somente nas páginas de ficção, o autor não romantiza a situação como se o HIV não fosse o tabu que infelizmente ainda é.
Eu com certeza vou panfletar esse livro como LEITURA OBRIGATÓRIA a partir de hoje.

Max 11/07/2023

Não estou sozinho. Está tudo bem.
Foi um mix de surpresas e emoções. Nos primeiros 20% do livro eu não fiquei muito apegada, mas depois disso não consegui mais largar. É de extrema importância o que o autor fez com esse livro, principalmente para as pessoas leigas quando se trata de HIV. Logo no começo já é bastante informativo sobre como é diagnosticado e feito o inicio do tratamento.

É muito bom ter três perspectivas muito diferentes umas das outras, que mostra como cada um lida com o HIV e que no final das contas eles não são pessoas perfeitas, todos eles possuem seus próprios preconceitos (alguns internalizados) e isso cria espaço para o crescimento dos personagens não só de forma individual, mas também neles como um trio de amigos.

Henrique é claramente o mais experiente dos principais por já estar lidando com o HIV há três anos, mas isso não significa que ele está isento de ter seus problemas relacionados ao vírus. Durante o livro, Henrique mostra como ser soropositivo afeta não só seus relacionamentos com outras pessoas, mas também suas ações. Este ruivo muito querido também serve como um guru, quase como guiando o Ian durante todo esse processo difícil.

Já Victor é a personificação da ignorância, o que não faz dele necessariamente uma má pessoa. Victor se relaciona com Henrique e quando descobre que o parceiro tem HIV o mundo dele meio que dá uma guinada, mesmo que não tenha nada a ver com ele. Victor ser uma pessoa cheia de preconceitos faz com que ele seja um personagem mais fácil de se identificar, por mais que dê vontade as vezes de o chacoalhar pra ver se ele cria senso, também dá pra entender o ponto de vista dele.

E por fim, Ian que acabou sendo meu xodó. Ele e Victor se conhecem quando os dois vão fazer o teste, mas Ian não dá tanta sorte quanto Victor. Ver o Ian passar por toda a fase de negação até o início do tratamento foi ao mesmo tempo doído e bom. É na perspectiva do Ian que a gente recebe mais informação, especialmente sobre os efeitos colaterais da medicação, uma das partes que lembro bastante foi sobre como ele reclamou de sentir que o peso do mundo esmagava ele e como a gravidade o irritava, mas alguns maus vem pro bem.

As relações dos personagens também são bem evidentes, todos eles tem uma pessoa de apoio: Henrique tem Eric, melhor amigo que mora com ele (já que a família não o apoia pela sua sexualidade). Victor tem seu próprio pai, uma relação muito saudável e invejável. Ian tem o melhor amigo Gabriel, capaz de fazer uma viagem de carro só pra ver como ele está depois de não responder as mensagens.

É uma leitura que vale muito a pena. Três personagens que possuem seus próprios problemas, mas que no final de tudo sempre estarão lá para ajudar um ao outro.

Okaywinx 08/03/2022

Nacional
Irei começar dizendo que, na minha humilde opinião, esse livro não tem o romance nem primeiro ou segundo plano. Ele é um "bônus" para a história e trata muito mais de empatia.

É narrada do ponto de vista de três personagens: um que acabou de ser diagnosticado, um que já convive com o vírus a 3 anos, e um que não é portador do vírus.

Ele trata tudo de uma forma muito delicada, mas principalmente informativa, muito além do "tenho HIV", mas também "o que é ter HIV?"

Esse livro consegue retratar de forma muito realista e boa se ler como é e o que é o HIV de forma bem prática. Como é conviver com o vírus, como é descobrir que é soropositivo, como é difícil manter relacionamentos graças ao preconceito, todas as mentiras que contam sobre ele, como é o ponto de vista de alguém que não é portador do vírus e como é, de forma bem simplificada mas ainda bem trabalhada, um relacionamento sorodivergente.

Conseguimos ver principalmente a evolução de personagens em relação aos pensamentos sobre o vírus, suas superações e desenvolvimentos num período curto de tempo.

Vemos os diferentes tipos de medo, tanto dos personagens soropositivos quanto dos personagens soronegativos, e eu achei isso incrível! Mostrar diferentes pontos de vista de diferentes pessoas que conseguem manter uma relação de amizade apesar de momentos muito difíceis.

Mas também achei, o melhor de tudo, ter uma história mostrando que pessoas que tem HIV podem ter uma vida normal, que podem ser felizes, que podem amar e ter relacionamentos, e que pode tratar da realidade sem que um personagem morra no final por ter HIV ou Aids, porque sinceramente já estava cansado disso!

Considero uma leitura que vale muito a pena, que tem muita informação legal, e que trata tudo de uma forma seria, mas também descontraída.

Karen 03/08/2020

Um livro extremamente necessário
Chega a ser difícil falar desse livro, pois foram tantas emoções vivenciadas com ele, com certeza se tornou um dos meus livros favoritos e que relerei diversas vezes, pois tenho certeza que a cada leitura aprenderei mais.
Nesse livro conhecemos a vida de três jovens gays, Ian, Victor e Henrique e como a vida deles é transformada pelo HIV, o livro é dividido em capítulos pequenos que intercalam a visão dos três o que faz que consigamos entrar no universo de cada um, conhecer suas personalidades, seus medos, anseios e acompanhar como o relacionamento entre os três e seus conhecidos os transforma.
O livro aborda como é descobrir e conviver com o HIV, conseguimos nos conectar com os medos, as duvidas de Ian, é palpável como essa descoberta o desestabiliza e o faz questionar suas decisões e seu valor.
Henrique já convive com o HIV há alguns anos e com ele conseguimos aprender como é possível viver uma vida normal desde que você não se feche para o mundo, ele já sofreu decepções com a família e com interesses amorosos, e constrói um muro para não sofrer de novo, esse muro começa a ser quebrado quando ele conhece Victor, um jovem de 20 anos que apesar de gostar muito de Henrique se sente inseguro quando Henrique conta que é soropositivo.
Victor não tem HIV e não sabe como lidar com um relacionamento soro diferente, se questiona se valeria a pena insistir nesse romance. Victor passa o livro tentando entender e decidir o que fazer.
Todos os personagens desse livro são bem construídos e tridimensionais, sejam os nossos três protagonistas ou os secundários, inclusive amo Erick, Gabriel e Sandra, são os melhores amigos que todos mereciam ter, acolhem, protegem, incentivam, questionam e fazem seus amigos refletirem sobre suas escolhas. Menção para a Vanessa irmã de Ian, uma menina maravilhosa.
Enfim por favor leiam esse livro, ele é necessário demais para os jovens lgbts e para os héteros também, ele nós faz refletir demais sobre o HIV em si, sobre o julgamento que ainda existe sobre quem contrai o vírus, sobre como lidamos com algo que ainda é muito desconhecido para a sociedade em si, mesmo depois de 30 anos da epidemia.

Ju Harue 29/01/2021

Que leitura necessária! A forma como o autor trabalhou cada personagem, cada detalhe que transforma em uma história tão tocante e embora não seja meu lugar de fala, me pareceu bem passível da realidade, dos questionamentos, de uma forma de encarar tudo o que ocorre. Sendo assim, aprendi muito com as mais diversas situações e temas abordados. A narrativa é fluída e te prende querendo saber o que acontecerá com cada um. Dá para notar que a sensibilidade foi além das palavras, mas da forma de tratar, respeitar e enfatizar cada personagem. Recomendo muito a leitura e talvez seja preciso acompanhá-la de um lencinho (ao menos eu me emocionei em algumas partes). Mais uma vez Lucas Rocha foi maravilhoso em trazer ao mundo a história. "E é exatamente isso que quero dizer para você: não vai ser fácil, mas nós sempre teremos lasanha."