O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo I

Dani Ramos 17/09/2020

apenas... perfeito!
Essa obra é um romance da literatura francesa escrito pelo autor Alexandre Dumas com participação de Auguste Maquet e finalizado em 1844. Foi publicado como folhetim entre os anos de 1844 a 1846.

Somos apresentados a história do personagem Edmond Dantès, um jovem capitão da marinha mercante que após ser promovido e atrair a inveja ao redor, foi traído caindo em uma emboscado. De súbito, Dantès se viu sendo levado ao presídio do Castelo d’If o meio do oceano, que por hora, era um lugar onde levavam os piores criminosos ou traições. Porém, Dantès não sabe qual o motivo da sua prisão e por quem foi atraiçoado. E o inferno em sua jovem vida só acaba de começar…

Conforme foi passando o tempo, inesperadamente, Dantès conhece um outro presidiário, um abade chamado Faria que lhe oferece ajuda para fuga. Em troca pelos esforços, o abade Faria promete ensinar todos os seus conhecimentos a Edmond: línguas, história, matemática, economia, filosofia, esgrima e bons modos (já que oabade era um clero e possuía um nível social mais elevado que Edmond). Logo depois, eles começam a refletirem sobre a acusação falsa a ajudar Napoleão em seu exílio, na ilha de Elba por volta de 1815. Cada vez mais que analisam o caso, Dantès e o abade Faria montam o quebra-cabeça chegando a conclusão que Edmond foi vítima de um complô entre três pessoas com interesse em comum e que consequentemente roubando-lhe a liberdade e o amor (Mercédès Herrera).

Dantès consegue o que mais desejava: a liberdade. Mas em troca dela, teve que pagar muito caro por obtê-la. Aqui já temos um homem amadurecido, passados mais de 11 anos preso, com um olhar diferente da vida e transformado em um homem culto e polido pelo abade Faria. E após descobrir um grande tesouro na ilha de Monte Cristo, Edmond Dantès retorna a sociedade sendo o Conde de Monte Cristo, coberto de riquezas, refinado, um vingador impiedoso, além de ter o poder sobre tudo e todos. Assim, Dantès começa a sua vingança contra aqueles que lhe prenderam injustamente e tirando-lhe a mulher que amava.

Só posso dizer que essa história, é uma das minhas preferidas da vida! Não há melhor vingança na literatura do que essa (desculpe, mas é verdade). O homem que Edmond se transformou, é surreal e incrível! O conhecimento, inteligência, sabedoria e calma, o faz ser um personagem com camadas profundas e eu — como amo um personagem inteligente e astuto — me faz adorar todas as atitudes de Dantès.

A adaptação desse livro é um dos meus filmes preferidos também! E devo admitir pela primeira vez, que, gostei muito mais do final do FILME do que do LIVRO. Portanto, sem mais delongas, Alexandre Dumas acertou em mais uma obra! E ele segue na listinha de autores preferidos.
Lígia 17/09/2020minha estante
Eu também nunca me canso dessa história! É uma das minha favoritas também! Adorei sua resenha, me fez revive-la por alguns minutos

Dani Ramos 17/09/2020minha estante
esse livro é maravilhoso mesmo! história muito linda. / e muito obrigada, fico feliz em saber! s2