Fitá

Fitá Karla Tenório

Resenhas -

Aria 05/07/2021

Muito fofinho
Achei um amorzinho o modo como é descrita a lenda das estrelas cadentes.
As ilustrações são muito fofas.
Com certeza vou mostrar este livro aos pequeninos que eu tiver contato!

abacaxeira 28/08/2022

"Se o seu pedido for com coração, ele se realizará" (Karla Tenório e Padmini

Um livro emocionante e bem ilustrado que conta a estória de uma estrela que queria ser sereia

Laís 03/07/2018

[#resenhamaniadelivro] Fitá
[#resenhamaniadelivro] Fitá – Karla Tenório e Padmini (Ilustrações: Duda Coutinho)

Se “delicadeza” é o primeiro nome para definir esse livro, “sensibilidade” certamente é o segundo. Uma mistura boa de um infanto-juvenil cheio de significados e ilustrações singulares, tão lindas a ponto de encantar qualquer leitor, até os mais desacreditados.

As poucas páginas de Fitá irão contar a história de uma estrelinha que sonha em descer do céu e morar no mar. Ela só não foi capaz de perceber antes que seu maior sonho, na verdade, ela já possuía. Só quando a vida lhe permitiu ver a situação por outro amplo é que ela foi capaz compreender que completa ela sempre foi.

Isso é exatamente o que eu amo nesses livros: apesar da classificação apontar que possuem conteúdo infantil, não confie inteiramente nisso. Na grande maioria dos casos há uma experiência linda naquelas páginas que um adulto também precisa se permitir vivenciar.

Fitá foi criado a partir de uma inspiração no livro Propósito, do mestre espiritual Sri Prem Baba. Eu já comentei um pouquinho dele com vocês nos stories, mas pra quem perdeu aqui vai uma greve explicaçãozinha: Propósito fala um pouquinho sobre o nosso lugar na terra, sobre como a vida é dinâmica e que muitas das nossas dores são fruto da imaginação ou uma consequência dessa nossa sociedade tão doente e carente de amor.

É uma leitura simples e muito rápida, mas é daquele tipo que carrega uma mensagem muito bonita e necessária. Por isso, se Fitá aparecer no seu caminho, dê uma chance a ele. Não, melhor: permita que ele lhe dê a grande e honrosa chance para que você mergulhe em seu conteúdo.

-Livro cedido em parceria com a Ed. Arqueiro.

site: https://www.instagram.com/_maniadelivro/

@gataleitora 14/07/2018

“ Se seu pedido for do coração, ele irá se realizar.”

Vocês sabem da minha dificuldade em resenhar livros infantis e Confesso que peguei Fitá sem nem ler a sinopse, apenas pela forma como essa capa tocou fundo no meu coração e me emocionou, eu sabia que precisava ler . Foi melhor assim pois não sou muito fã de livro de autoajuda nem tão pouco de livro que parece de filosofia espiritual ( desculpe) e se tivesse lido a sinopse jamais teria pegado e teria perdido uma das experiências mais doces da minha vida.

Fitá é uma estrelinha que tem um desejo bem grande guardado dentro de si e quando compartilha com a mãe , a galáxia Andrômeda, esta ansiedade é prontamente ouvida e aconselhada.

Então ela faz seu pedido de todo coração e ele é atendido, porém ela perde a memória no processo e acaba não entendendo a nostalgia que sente mesmo estando feliz.

É nesse momento crucial que ela percebe qual o lugar dela no mundo e acaba criando uma forma de unir o útil ao agradável gerando um espetáculo para todos os seres .

O livro é extremamente suave, fácil de ler e o melhor com uma mensagem de amor maternal e filial tão linda que estou emocionada até agora.

É uma verdadeira Ode ao Dar Asas para que os filhos possam voar e se descobrir. Tem tudo haver com a famosa frase de que os pais criam o filho para o mundo. Quem é pai ou mãe sabe como é difícil e tortuoso este processo mas quando bem implementado é garantia de alegria e satisfação para ambas as partes.

Fitá é isso, esse fitar para o horizonte, esse olhar para os detalhes e para grandeza desse mundão que Deus nos deu de presente para desbravarmos e descobrir por conta própria como se seres transformadores e do bem.

Para completar todo o processo ainda me deparei com as imagens líricas e significantes da obra sentindo lá no fundo a alma como é importante ser um canal, um facilitador para outro ser humano e quão grande é minha responsabilidade.

Amei os trechos finais onde Fitá faz a pergunta chave:

“ E você? Qual é o seu desejo do coração ?”

E ler as respostas das pessoas ( as escritoras e a desenhista) que me proporcionaram esta experiência foi gratificante e me fez meditar em qual é meu desejo…..
“ Eu, do fundo do coração, gostaria que as pessoas não sofressem. Ninguém.”

Quem sabe algum dia como Fitá eu tenha meu desejo realizado, enquanto isso vou batendo a cabeça ,errando e acertando mas ao menos tentando que ele se concretize.

6/ 5 estrelas.
Beijos,Myl

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/

Ana Elisa 09/08/2018

Recebi uma cortesia do Skoob e fiquei encantada com a sensibilidade desse livro! Mesmo adulta me identifiquei com a jornada de Fitá. Vale a leitura com certeza

@leitoralbino 23/04/2019

Sibre acreditar I @leitoralbino
Era apenas mais um dia comum em que eu havia saído para resolver coisas chatas da vida adulta e, especialmente neste dia, dar uma passada na livraria para buscar uns livros que havia comprado online e comprar um outro para dar de presente a alguém muito especial.

Após ter feito tudo o que tinha para fazer, resolvi dar uma “voltinha” pela livraria na seção de literatura infantojuvenil pela qual tenho um fraco enorme. Talvez pelo destino, coincidência ou simplesmente acaso — não sei, apenas sei que acabei deparando com este livro incrível, com uma capa fantástica e que me tocou enormemente.

Fitá é uma estrelinha que vive no céu e que tem um desejo enorme dentro de seu coração. Um dia Fitá conversa com sua mãe, Andrômeda, que responde a filha que “se o seu pedido for de coração, ele irá se realizar”.

Um dia a estrelinha cai do céu e ao chegar ao mar ela não se lembra de nada. No mar Fitá é uma sereia, que vive com sua mãe do mar e com todos os seus outros amigos que vivem debaixo d’água.

Numa ocasião, após passar tanto tempo nadando lá embaixo, ela decide ir a superfície e ao olhar para o céu Fitá acaba sentindo algo que não lembra de já ter sentido antes: saudade. Sem entender direito o que está acontecendo, a estrela procura sua mãe das águas que conta para ela quem ela é, de onde ela veio e responde a mesma coisa que Andrômeda: “se o seu pedido for de coração, ele irá se realizar”.

E depois… O que vocês acham que acontece? O pedido dela é de coração, claro, mas para saber o final da história só lendo para descobrir.

“Fitá” é uma história sensível, gentil, bela e que pode ser descrita com tantos outros adjetivos que com certeza me faltariam as palavras. A história é inspirada no livro “Propósito”, de Sri Prem Baba.

site: https://www.instagram.com/p/Bwe85PEARGN/

Carol 12/02/2022

Cativante
É uma leitura muito cativante que conta a história das estrelas cadentes. Uma leitura que as crianças vão amar.

"Ana Paula" 07/01/2023

Primeira resenha do ano e não poderia ser mais amorzinho!
Comprei esse livro no sebo @livrosanja sem fazer ideia do que se tratava. Só gostei da capa e como é infantil, pensei logo na minha filha.
Assim que chegou, fomos juntas folhear as páginas e ler a história. Fiquei encantada! Que história linda!

Li e reli mais algumas vezes, porque o poder de encantamento que o livro trás e contagiante. Beatrice também adorou e até aprendeu a falar estrelinha! 🤭

Lendo a sinopse, descobri que esse livro é inspirado no livro Propósito de Sri Prem Baba e já fui colocá-lo na minha lista de desejados. Um livro que inspira algo tão doce, merece muito ser lido.

Como um todo, eu indico muito a leitura. As crianças vão adorar. As ilustrações dão lindas, coloridas com cores fortes e traços marcantes. A escrita é gostosa e de fácil entendimento para as crianças. Depois de finalizada a leitura, converse com seus filhos sobre a leitura. Vocês vão se surpreender com as diversas interpretações que sairão da cabecinha dos pequenos. ♥️

⭐"Se seu pedido for do coração, ele irá se realizar.”⭐