Antologia de contos realistas

Antologia de contos realistas Fernando Marcilio Lopes Couto (org.)

Resenhas - Antologia de contos realistas

Vicioouss 24/03/2020

Pra quem gosta de literatura brasileira e quer entender um pouco sobre além de contos maravilhosos

regifreitas 01/07/2019

ANTOLOGIA DE CONTOS REALISTAS (2012), Fernando Marcílio Lopes Couto (org.). Quando se fala em Realismo no Brasil inevitavelmente dois autores são lembrados: Machado de Assis, o principal nome do período e um dos mais importantes da nossa literatura, e Aluísio Azevedo, autor de O CORTIÇO e O MULATO.

A faceta contista de Machado é mais do que conhecida – alguns críticos julgam essa, inclusive, sua produção mais bem realizada. Entretanto, também existiram outros autores realistas que enveredaram pelo gênero, mas que acabaram não ocupando o lugar de destaque que os dois nomes supracitados ganharam, principalmente nos livros didáticos, ao longo dos anos. Esta coletânea reúne alguns textos desses autores, entre eles: Arthur Azevedo, Adolfo Caminha, Raul Pompeia, Pedro Rabello, Domício da Gama, Inglês de Souza, e, lógico, Machado de Assis de Aluísio Azevedo.

De Machado de Assis constam contos já lapidares como: “Teoria do medalhão” e “O caso da vara”, entre outros. Mas merecem destaque, também, o ótimo “Último lance”, de Aluísio Azevedo, e os igualmente excelentes, “Piedade filial” e “A água de Janos”, ambos de Arthur Azevedo, além de “A bacante”, de Domício da Gama.

Leitura para o Desafio Literature-se 2019: contos.