Mac e seu contratempo

Mac e seu contratempo Enrique Vila-Matas

Resenhas - Mac e Seu Contratempo

mauriciolimeira 03/10/2021

Trecho
"Sentimos que, à medida que percorremos o mundo e o sulcamos em todos os sentidos, mais somos envolvidos pelo fantasma do familiar que um dia esperamos recuperar, pois essa é, de fato, a única coisa que sempre foi nossa."

EduardoCDias 13/06/2021

Delírios
Numa mistura de delírio, fantasia, citações de escritores, filmes, cantores, compositores, passeio por outras cidades e países, um desempregado (construtor, advogado, escritor?), resolve reescrever o pior livro de seu vizinho, um escritor já consagrado. Às vezes tentando salvar seu casamento, às vezes pensando em fugir dele, tem uma relação um pouco conturbada com sua esposa, acreditando num caso entre ela e o escritor.

Cassionei 30/04/2021

VILA-MATAS SEM CONTRATEMPO
A Enrique Vila-Matas pode-se atribuir o que diz o narrador de La parte inventada, de Rodrigo Fresán: “Era un adicto a los escritores. Nada le interesaba más como tema y trama”. E é o que acabam esperando os seus leitores, sempre sedentos por mais um enredo em que um personagem ora se veja envolvido com o processo de criação literária, ora num momento de total falta de inspiração, ora lendo e comentando sobre suas leituras, ora recusando-se a escrever.
O recente romance (diário, livro de contos ou ensaio) de Vila-Matas tem um pouco de tudo isso. E mais, ele também se volta para a própria obra, inclusive de forma crítica. Mac e seu contratempo (Companhia das Letras, 288 páginas, tradução de Josely Vianna a Baptista) tem como narrador e protagonista um advogado de mais de sessenta anos que decide escrever uma obra literária, depois de anos sendo apenas um bom leitor, e agora com mais tempo, pois perdeu o emprego. O que lemos, na verdade, é um diário sobre esse seu intento.
Mac Vives Vehins é casado com Carmen e mora no bairro El Coyote, em Barcelona, lugar fictício, cujo nome tem origem literária. É só mais uma de tantas referências intertextuais da obra. O protagonista, inclusive, começa a escrever ouvindo Kate Bush, por certo a canção “Wuthering Heights”, inspirada já no título no romance “O morro do ventos uivantes”, de Emily Brothë, e também “Babooshka”, nome que lembra a boneca que tem outra dela e dentro desta há outra e depois outra e depois outra... Mac e seu contratempo, da mesma forma, tem uma história e dentro desta há outra e depois outra e depois outra...
“Os romances de que gosto sempre são como caixas chinas, sempre estão cheias de contos.”
O protagonista, buscando inspiração para escrever, ouve em uma livraria o seu vizinho, Ander Sánchez, um escritor consagrado, dizer que não gosta de sua obra da juventude, Walter e seu contratempo. Mac decide, então, reescrevê-la secretamente, num processo de modificação e repetição:
“Vejo, leio, escuto, e tudo me parece suscetível de ser alterado. E o altero Não paro de alterar.
Tenho vocação de modificador.
Também de repetidor.”
Para tanto, começa a reler a obra. Então temos a outra história, ou melhor, outras histórias, e as reflexões que Mac faz, relacionando a leitura com a vida pessoal das personagens “reais” (“há contos que se introduzem em nossas vidas e prosseguem seu caminho confundindo-se com elas”), inclusive chegando a desconfiar de que sua esposa o estaria traindo com o vizinho.
No livro que lê, o protagonista é Walter, um ventríloquo que encontra sua voz, daí seu contratempo, pois um ventríloquo não pode ter uma única voz, assim como o escritor. Alguns dos capítulos, ou contos, têm nomes e enredos semelhantes ao do livro Una casa para siempre, do próprio Vila-Matas, o que me levou a reler a obra, publicada em 1988, e comparar as duas. Mais uma vez fui capturado pela armadilha vila-matiana, que nos leva a ler e reler outras obras buscando referências, sendo que aqui é o seu próprio livro o ponto de partida.
Mac, portanto, lê o livro de Ander Sánchez, que na verdade é de Vila-Matas, e quer reescrevê-lo. Mac, então, é Vila-Matas (“Eu sou um e muitos e tampouco sei quem sou”), que quer reescrever sua obra. E consegue. Vila-Matas quer que o leitor leia seu outro livro e depois este. E consegue. Ander Sánchez queria que seu livro fosse esquecido. E falha. Mac quer reescrever a obra. Será que conseguirá?
Vila-Matas, ou Mac, repete e modifica temas e episódios recorrentes em outros livros do autor. Volta neste romance a história de quando o escritor alugou o apartamento de Marguerite Duras, relato que, por conseguinte, também aparece em Una casa para siempre e em Paris no se acaba nunca. Foi nesse apartamento que escreveu sua segunda narrativa, La asesina ilustrada. Repetem-se também as citações de outros escritores, muitas vezes inexatas, até inventadas, mas que fazem parte do universo do escritor espanhol.
Abreviando o Enrique, se lermos E. Vila-Matas ao contrário, leremos “Satam Alive” (quem faz essa observação é o próprio escritor, no prólogo de En un lugar solitario, que reúne seus cinco primeiros livros). O sujeito é tinhoso e sabe arrecadar almas para sua seita. Mac e seu contratempo agradará a seus seguidores, mas também pode ser lido pelos não iniciados. Vila-Matas faz literatura no mais alto grau. Na verdade, Vila-Matas é a própria literatura em carne e osso.

site: https://cassionei.blogspot.com/2018/07/vila-matas-sem-contratempo.html

Gabriela Gonçalves 29/07/2020

Não é tão interessante
O livro começa com um ritmo legal e depois esse ritmo se perde e a leitura fica bem maçante. Prefiro quando o narrador fala da cotidianidade do que quando fala sobre o livro de Sanchez (Walter). Tem partes que fica bem chato mesmo e eu nem lembro o que eu li, não vai fazer falta. Outras vezes o ritmo retoma de sobressalto e a história passa a ficar interessante de novo. Foi uma leitura ok. Tava esperando mais pois tinha adorado "não há lugar para lógica em kassel". Mesmo assim é um livro bom mas que não é excepcional. Perde o ritmo várias vezes. Um livro esquecível infelizmente.