Amor, sexualidade, feminilidade

Amor, sexualidade, feminilidade Sigmund Freud

Resenhas - Amor, sexualidade, feminilidade

elieltoncastr_ 31/01/2024

É incrível como Freud consegue ser um paradoxo: um homem de seu tempo, mas também um homem muito a frente de seu tempo. As muitas críticas feitas à psicanálise caem por terra quando iluminadas pelos textos em si, e não por elaborações feitas por terceiros acerca do pensamento freudiano. Somente um paradoxo como ele poderia proferir: "Só existe uma libido, que está a serviço tanto da função sexual masculina quando da feminina. A ela própria não podemos atribuir nenhum sexo [...]."
Além do mais, tenho que assinar embaixo do que é dito no posfácio: "Os textos freudianos, além daquilo que revelam a partir da experiência clínica do autor, possuem ritmo, energia, pulsação.". Embora não se considere poeta (ou melhor, um "Dichter")  Freud definitavemente escreve como um, e isso se reflete na captura de seus leitores mais atentos.

Vênus_Alice 28/08/2023

Amor, sexualidade e feminilidade
Essa coletânea reune textos do Freud que falam sobre a mulher, a feminilidade e a sexualidade de modo geral, englobando a libido, objetos de desejo e amor, fetiches, a homossexualidade e até o fora do padrão nesse cenário sexual, a perversão.
O Freud, descobri recentemente, que começou com a indagação do que faz uma pessoa se tornar mulher, apresentar traços e comportamentos tidos como feminino. A Simone de Beauvoir em confronto com a teoria freudiana escreveu o Segundo sexo e explica, do ponto de vista feminino, que não se nasce mulher, mas torna-se mulher.
Esse segundo sexo advém do Complexo de Édipo, que o percurso natural é o do menino e o feminino é outro, o complicado e inacabado nesse processo.
Freud tenta explicar a feminilidade e falha miseravelmente, trazendo construções machistas, alegando que mulher são menos aptas ao senso crítico, a Sublimação e que aos 30, já tem uma rigidez psíquica e imutável.
Freud inegavelmente tinha conceitos da sua época, machistas e esses textos contribuíram sobre a permanência disso na cultura.
Para mim, ele é incrível e de um intelecto admirável, mas nesse assunto ele trouxe construções lamentáveis para a cultura.

Kah 10/08/2023

Melhor tradução das obras de Freud
A tradução de Freud ? autor tão multifacetado ? deve ser encarada de forma complexa. Sua tradução não envolve somente o conhecimento das duas línguas e de uma boa técnica de tradução. Do texto de Freud se traduz também o substrato teórico que sustenta uma prática clínica amparada nas capacidades transformadoras da palavra. A questão é que, na estilística de Freud e nas suas opções de vocabulário, via de regra, forma e conteúdo confluem. É fundamental, portanto, proceder à ?escuta do texto? para que alguém possa desse autor se tornar ?intérprete?.

yas :) 28/07/2021

Do meu próprio ponto de vista de mulher, não concordo com tudo que Freud diz nesses textos, mas é impossível negar o quão genial ele foi. Nos pontos sobre "o tabu da virgindade" e a importância da educação sexual para crianças, posso afirmar que Freud foi necessário e que várias pessoas deveriam prestar atenção no que ele tem a dizer. O posfácio do livro também é extremamente bem escrito.

Luiza 18/03/2021

De fato Freud explica
"Amor, sexualidade e feminilidade" reúne textos de Freud sobre alguns dos mais polêmicos temas da psicanálise: amor, sexualidade e feminilidade, adentrando em elementos como bissexualidade, homossexualidade, complexo de Édipo e sexualidade infantil.
Ainda que a coleção seja de obras incompletas foi uma leitura que me surpreendeu de forma positiva, pois me senti cativada por todos os temas (juro, eu devorei esse livro não conseguia parar de ler).
Recomendo a todos que se interessam por psicanálise, é uma leitura marcante e proveitosa...
Galvola 18/03/2021minha estante
Já até salvei aqui kk

Bárbara 02/08/2020

Rica coletânea
Textos canônicos de teoria psicanalítica sob rigoroso processo tradutivo e didáticas notas explicativas. Edição cuidadosa de uma das melhores coleções brasileiras das obras de Freud em circulação.