A minha avó pede desculpa

A minha avó pede desculpa Fredrik Backman

Resenhas - A MINHA AVÓ PEDE DESCULPA

Mare 17/10/2021

Reclamei bastante e dei 4 estrelas. Eu sou uma piada?
Depois de ter lido Gente Ansiosa e corri sedenta para este livro do Backman, a resenha dele me encheu de expectativas imensas.

O começo do livro foi bem cansativo e maçante. A narrativa é infantilizada porque a protagonista é uma criança de 7 anos. Inclusive, a idade me incomodou um pouco. A menina sabia coisas demais para ter 7 anos, a explicação é que ela vivia na Wikipedia, mas mesmo assim. Outra coisa é que ela já tinha lido todos os livros de Harry Potter várias e várias vezes, mas não conseguia ler uma carta em letra cursiva. Não sei o que dão para as crianças no café da manhã da Suécia, mas com 7 anos não sei se alguma criança teria lido todos os livros de HP sozinha.

Outra coisa que me incomodou MUITO: tem várias cenas da criança dando chocolate para um cachorro. Chocolate é extremamente prejudicial para os animais, podendo levar a morte. É muito perigoso escrever sobre isso e acabar incentivando alguém a fazê-lo. Eu sei, é uma ficção, mas bastaria uma notinha de rodapé para resolver.

(parece que eu tenho um bocado de coisas pra falar desse livro)

A história é boa, mas você só entende que é boa da metade para o final. Os diálogos do Backman, como sempre, incríveis e muito divertidos.
Tem uma história dentro da história que é muito cansativa, mas assim como em Um Mar Sem Estrelas, é importantíssima para o enredo. Mas é chata demais de prestar atenção, me vi pulando alguns parágrafos.

Mas aí, quando tudo se encaixa na história... aí o coração derrete e dá pra marejar um pouquinho.
Você vai conhecendo muito mais sobre a história dos personagens e gostando um pouquinho mais de cada um deles.

Dei 4 estrelas, mesmo tendo reclamado de várias coisas, porque assim como Markus Zusak faz comigo, Backman cria histórias que me balançam muito... e eu não sou nada imparcial para avaliar livros. Inclusive só tirei uma estrela, porque como vocês perceberam eu reclamei bastante também hahaha.

Triz 24/12/2020

Amei cada página deste livro. Adorei acompanhar a aventura da Elsa nos cinco reinos e a sua vida vida após a morte da Avozinha. Este livro tocou-me e não queria que tivesse fim. Não é um livro para aprender mas sim rever a relação de cada um com a sua avó ..

Alexandra 16/02/2022

Adorei ler este livro, ensina que o "diferente" é incrível, na minha opinião todos deviam lê-lo um dia.

Kananda 15/03/2021

Cada vez mais, as obras desse autor me encantam.
Tantas coisas importantes, escondidas nas histórias dos contos de fadas criadas por uma avó.
O tipo de livro que eu provavelmente vou ler de novo, daqui um tempo.

Montoya 13/04/2021

A introdução da realidade adulta para uma criança
Esse livro é no mínimo fantástico. A forma como o autor trata o relacionamento da menina em relação a todos os adultos ao seu redor é de uma preciosidade tremenda.
Nesse livro você pode ver a dualidade do ser humanos em seus relacionamentos e escolhas, que ninguém só é bom e que ninguém é só ruim e que principalmente todos nós carregamos mais marcas do que realmente mostramos.

Lukito 10/04/2023

Leitura sensível, um pouco pesada e que diz muito sobre o luto, foi difícil de finalizar essa obra fantástica pq ainda sofro com a morte de minha avó, esse livro me fez lembrar muito dela

Fer 06/06/2023

Reino de Miamas - Terra de Quase Acordar
?Se você quer que seus filhos sejam inteligentes, leia a eles contos de fadas.? Albert Einstein

Li essa frase há muito tempo e na resenha de hoje ela me veio à mente. Há realmente muito o que se refletir sobre esse pensamento. Mas divagações não é nosso foco hoje.

A Avozinha levou essa frase bem ao pé da letra mesmo, literalmente hahaha. Para ajudar sua neta Elsa a compreender algumas situações de seu cotidiano, como as provocações e bullying sofrido na escola, ela criou e apresentou à esperta garota o
Reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Despertos, onde o normal é ser ?diferente?.

Elsa tem apenas 7 anos e é muito sabidinha. Ama Harry Potter (já os leu todos ?); faz pesquisas na Wikipedia e gosta dos Clássicos infantis. Uma pesadinha na mão aí né Backman?

Enfim, a Avozinha aos 77 anos ?vai ao Reino de Miamas? e de lá não retorna, deixando Elsa sem, ao mesmo tempo, sua avó e sua única amiga. Para que ela enfrente os perigos, cresça e cultive novas amizades, Avozinha deixa a ela uma missão: um caça-tesouro diferente. A cada pista e acontecimentos, Elsa encontra uma carta na qual sua avó pede desculpas a algum morador do prédio onde moram.

À medida em que os fatos se desenrolam, realidade e fantasia se completam; novas personagens surgem com suas características, gostos e atitudes peculiares; mistérios se resolvem, ou quem sabe, se complicam mais?.

Não foi um livro que me fisgou completamente e confesso que o terminei de teimosa que sou e curiosa para ver o final. Alguns personagens são bem irritantes, algumas atitudes incoerentes, o mundo fantasioso descrito com muitos detalhes, por vezes, torna-se cansativo e difícil de compreender.

Entretanto, sempre conseguimos apreender algo de bom em nossas leituras. Este abordou temas como luto, perdas e síndromes.

Quero muito ler as outras 2 tramas do autor Um homem chamado Ove para depois assistir à adaptação e também Brittie-Marie esteve aqui (embora nessa obra ela tenha sido uma mala sem alça e sem rodinhas ??).

Você já leu Minha avó pede desculpa? O que achou?

Sara 13/06/2023

Livro que menos gostei dele até agora, mas primeiro livro que me fez chorar.
Achei um pouco confuso, do nada mudavam de assuntos.
Achei interessante uma criança ser a protagonista da história e a sua inteligência.

Anie 23/06/2023

Para criança de quase 8 anos
Demorei um tempinho pra terminar esse por motivos de: no começo o livro não me prendeu tanto assim e as páginas são longas, também achei esse livro um pouco parecido com o ?um homem chamado Ove? até as indagações e o mal humor de alguns personagens, mas no final é bem emocionante e relevante.

Cristine 20/06/2019

Cheio de amor, esperança, perdão e compreensão das diferenças, a história de Elsa acompanhá-lo-á muito depois de ter virado a última página.
Este livro do Fredrik Backman em Portugal foi alvo de uma campanha publicitária junto dos bloguers portugueses. É um livro muito comovente e diferente tal como as personagens que o compõem. É lindo, cheio de frases enternecedoras e além disso com uma mensagem especial: todas as pessoas são únicas e maravilhosas, cada uma à sua maneira. Um livro que cada leitor irá retirar uma mensagem que se adequa à sua vida.
Este livro é narrado pela Elsa que tem sete anos, uma miúda muito diferente das miúdas habituais já que é muito perspicaz e com uma inteligência acima da média. Além disso, a Elsa foi criada pela sua avó que é muito diferente das restantes avós. A avozinha de Elsa gosta de fazer muitas loucuras, como visitar o Jardim Zoológico a meio da noite com a Elsa, fumar em lugares proibidos, andar nua na varanda e pregar valentes sustos aos seus vizinhos. Mas além disso tudo, a avozinha é muito especial porque desde que a Elsa era um bebé que lhe conta contos de fadas maravilhosos, com muitas aventuras e repletos de personagens fantásticas!

“Ter uma avó é como ter um exército. É o derradeiro privilégio dos netos: saberem que têm alguém sempre do seu lado sejam quais forem as circunstâncias. Mesmo quando estão errados. Na verdade, principalmente quando estão errados.”

Mas quando a avozinha morre…a Elsa perde o seu chão…e além disso cabe-lhe a tarefa de distribuir as cartas que a Avó deixou. Estas cartas são para serem entregues às pessoas do prédio onde a Elsa mora e onde a Avó também morava.

“Sempre que a Mamã e a Avozinha começam a discutir, Elsa levanta o volume e finge que elas são atrizes num filme mudo. Elsa é o tipo de criança que aprendeu bem cedo que a vida é mais fácil quando podemos escolher a nossa própria banda sonora.”

É assim que começa a aventura de Elsa e também a aventura do leitor. Vamos aos poucos desvendando estas cartas juntamente com a Elsa e vamos descobrir a fascinante vida que a avozinha da Elsa viveu…porque apesar da Avó parecer ser alguém muito fria e insensível…as aparências iludem!
Vamos também aos poucos, sempre pela voz da Elsa conhecendo as histórias dos contos de fadas assim como as pessoas que fizeram parte da vida da Avó…

Patricia 17/12/2021

Elsa é uma menina de quase 8 anos de idade que tem na vó seu universo. A avó é tudo! Sua super heroína, melhor amiga. Aquela que não pensa duas vezes quando o assunto é defender Elsa. A vó também é meio louca e vive uma vida sem regras.
Ela criou pra Elsa também um universo de faz de contas pra onde elas vão todas as noites.

A mãe de Elsa trabalha muito e os pais são separados. Elsa fica com o pai só a cada 15 dias e a mãe dela está grávida. Elsa sofre muito bullying na escola por ser diferente. Elsa é muito inteligente, ama Harry Potter, livros, filmes e super heróis.

Até que um dia a avó de Elsa morre de câncer. Mas ela deixa pra Elsa uma espécie de caça ao tesouro, onde cada tesouro é uma carta pra cada um dos vizinhos ao qual a avó pede desculpas.

O livro é narrado por uma criança e é mágico ver tudo na visão da Elsa. Confesso que os trechos que ela falava sobre o mundo do faz de conta eu não gostava muito. Mas fora isso, foi uma história encantadora. Quero morar no prédio da Elsa! A história tem umas reviravoltas e no final quando tudo se encaixa é lindo demais e até o mundo do faz de conta que pra mim foi cansativo, fez muito sentido.

Faline.Ferreira 01/03/2022

Sensível
Nem sei por onde começar a falar sobre esse livro.
O livro conta a história de uma forma tão sensível que eu chorei em todos os capítulos.
A forma que é contado eu achei maravilhosa demais.
Elsa que inteligência! Apaixonada na sensibilidade do autor em escrever sobre tantos assuntos pesados.
Pode conter gatilhos sobre luto e algumas violências.
A metáfora utilizada na história foi sensacional. Só lendo para entender.

allegraa 11/01/2023

Sensível e com personagens memoráveis.
Aqui, Fredrick nos apresenta a história de uma avó excêntrica sob o olhar de uma criança de 7 anos, quase 8, de uma inteligência única.
Por meio de cartas numa espécie de "caça ao tesouro", Elsa vai descobrindo o que sua avó fazia antes de vó. Ela conhece cada amigo do prédio e descobre coisas que mudam totalmente sua visão sobre família.
Os personagens são únicos, cada um com seu jeito e conexão com a história. Sinceramente, eu me apeguei bastante à eles e não vejo a hora de ler os próximos livros do autor pois sei que alguns tem os mesmos personagens que esse.
O começo foi um pouco chato e a história contada é cansativa, porém quando tudo vai se encaixando e fazendo sentido é a coisa mais linda. E pra fechar, os últimos capítulos e a carta final me arrancaram lágrimas sinceras. Vale muito a pena!

Joyce 26/02/2023

Eu amo como a história se mistura com os contos de fada da avózinha, e como as pessoas são reais com defeitos e qualidades. Elsa tem sete anos quase oito e enfrenta uma grande aventura. É um livro perfeito!