Emancipação e História. O Retorno da Teoria Social

Emancipação e História. O Retorno da Teoria Social José Maurício Domingues




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Alexandre Kovacs / Mundo de K 10/08/2018

Emancipação e História. O Retorno da Teoria Social
Editora Civilização Brasileira - 294 Páginas - Lançamento: 23/04/2018.

Uma leitura que exige formação acadêmica na área de ciências sociais, particularmente a sociologia, ou alguma pesquisa anterior sobre conceitos de teoria sociológica, emancipação social, modernidade política, teoria crítica, marxismo e pensadores da Escola de Frankfurt como Theodor Adorno e Max Horkheimer. Caso o leitor não tenha conhecimento prévio sobre os temas citados dificilmente poderá acompanhar o nível de aprofundamento teórico do autor, o sociólogo José Maurício Domingues, doutor em sociologia pela London School of Economics and Political Science e professor / pesquisador da UERJ, que apresenta neste livro nove artigos já editados em publicações sobre sociologia no Brasil e no exterior.

O autor aborda o tema da modernidade global do ponto de vista da teoria sociológica crítica com citações a estudiosos da área de história, filosofia e economia política. Entre os aspectos destacados pelo professor José Maurício está a questão da religião na atualidade em comparação com a secularização, modernidade política e a influência do Estado Moderno na discussão das formas de interação social, sempre com uma abordagem crítica de teor analítico no esforço de superar a mera descrição empírica e a narrativa histórica.

"A junção entre emancipação e história, em particular mediante o retorno da teoria social, aponta exatamente para estas perguntas: quais tendências de desenvolvimento do mundo contemporâneo se podem discernir hoje, sem abrir mão da ideia de contingência e da criatividade social? É possível delinear algum horizonte de futuro como pretendia a teoria clássica, ainda que exageradamente? Há algo, a respeito do horizonte de futuro, que mereça ser discutido do ponto de vista da teoria crítica, vinculando-se às possibilidades de emancipação da espécie humana? Somos capazes de ir além da descrição empírica e da narrativa histórica, dando resposta a essas indagações no plano da teoria social? São essas as questões mais gerais que permeiam os textos aqui reunidos." (Pág. 8)

Nos textos do professor José Maurício notamos sempre a tentativa de unir as escolas de sociologia clássicas, notadamente com base em Karl Marx e a teoria marxista, a uma visão contemporânea, buscando uma estrutura teórica consolidada. Ao final do livro encontra-se uma rica bibliografia sobre as ciências sociais. Um livro com uma fundamentação teórica pesada e somente recomendado para profissionais da área.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR