O cão dos Baskerville

O cão dos Baskerville Arthur Conan Doyle

Resenhas - O cão dos Baskerville

raphaely3 04/06/2023

A história começa de forma típica: Holmes e seu melhor amigo, dr. Watson, estão em sua casa quando recebem a visita de um novo cliente: o médico de um vilarejo do interior que deseja a opinião do detetive sobre a estranha morte de seu vizinho, Sir Charles Baskerville tem uma maldição: um cão demoníaco persegue e mata alguns de seus membros e Sir Charles acabou de morrer de uma forma muito estranha. Agora, todos se preocupam com o destino do novo herdeiro, um parente distante e que vem dos Estados Unidos sem ter ideia da maldição da família.

Sherlock se recusa a acreditar em algo sobrenatural, entretanto não parece tão preocupado, assim, ele prefere enviar Watson para a residência dos Baskerville e receber as informações na sua própria casa, tendo em vista estar ocupado com outros casos. Temos então uma narrativa diferente de outras histórias do detetive, que como sempre é contada pela perspectiva do Watson, mas dessa vez, tanto o médico quanto o leitor estão ainda mais abandonados ao tentar decifrar esse mistério.

larii_alves 08/10/2023

Gostei mto da leitura e a história é extremamente bem pensada, td se encaixa perfeitamente e da p sentir o medo e o suspense dos personagens em várias pts
conforme eu fui lendo criei várias hipóteses e nunca veio na mnh mente o verdadeiro vilão do caso, me surpreendeu mto o modo q td fazia sentido e eu nn tinha percebido

o único defeito na mnh opinião, é q em duas pts do livro aparecem ilustrações c a legenda de uma pt q ainda nn aconteceu, geralmente as imagens ilustram uma frase da pg, mas nesse caso acabou dando um "spoiler" do q ia acontecer (na primeira imagem eu nem esperava q oq foi retratado aconteceria)

hbed 18/04/2022

Muito Bom
Ler o nome Sherlock Holmes já me faz imaginar que o livro vai ser bom, o suspense é ótimo e a narrativa também.
Se prestar o mínimo de atenção você já descobre uma boa parte do mistério, mas, é legal acompanhar as descobertas ao longo da história.
Eu realmente amei

larizasena 01/01/2024

O cão dos Barskerville - Arthur Conan Doyle
O cão dos Barskerville é o primeiro livro de Sherlock Holmes que leio, então li normalmente como sempre leio outros, mas nos próximos irei fazer anotações. O livro dá pistas em seu decorrer, algumas que tem a ver com o caso em si e outras não, que posteriormente são esclarecidas. É uma leitura fácil e gostosa, fui com mais expectativa, já que Sherlock é bem famoso, esperava mais, porém o livro é bom.
Sobre a história, ela gira em torno da investigação sobre a misteriosa morte de Charles Basrkerville, que tem em sua família uma lenda sobre um cão demoníaco que persegue todos os membros e os mata. Sherlock e seu amigo Watson entram nessa aventura para descobrir o que realmente aconteceu.

Lina DC 25/09/2018

“O Cão dos Baskerville” é um dos casos mais famosos do Sherlock Holmes. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Dr. Watson, que tem o hábito de ser minucioso em seus apontamentos e ponto de vista único sobre seu colega e o caso em questão.
Tudo começa quando os dois recebem a visita do Dr. James Mortimer em seu escritório em Londres. O Dr. Mortimer os procura para que investiguem um caso curioso: a lenda do Cão dos Baskerville.
Acontece que recentemente Charles Baskerville, um benfeitor, morreu de forma inesperada e, próximo ao corpo o Dr. Mortimer encontrou pegadas de um animal de grande porte. Ainda segundo o médico, Charles Baskerville estava amedrontado por conta da lenda e acreditava que algo terrível iria acontecer (e realmente aconteceu, afinal ele faleceu). A preocupação do médico é que o último herdeiro, Sir Henry Baskerville, que está vindo das Américas, possa ser a próxima vítima desse terrível mal que ronda a família.
Holmes fica muito intrigado com o caso. Um cão maligno que amaldiçoa uma linhagem é algo que desperta seu senso investigativo. Logo, Holmes e Watson mergulham em situações perigosas e a cada pista encontrada, os dois se aproximam da verdade.
É indiscutível que os casos de Sherlock Holmes e o Dr. Watson são histórias bem construídas, com personagens secundários que deixam o leitor intrigados e desconfiados. Cada cena é bem detalhada e a narrativa de Watson é inspiradora, pois tem um ar contraditório. Se por um lado, ele aprecia a inteligência do colega, por outro, fica extremamente magoado quando não recebe os elogios que acredita merecer (apesar de que na maioria das vezes suas teorias estão incorretas ou incompletas). Watson passa a maior parte do tempo buscando aprovação, a validação do seu talento como detetive.
A edição da editora Autêntica está muito bem feita, com a inserção de pequenas ilustrações que adicionam mais vivacidade ao caso.

@biaentreleituras 22/10/2018

O Detetive Sherlock Holmes está diante de um caso interessante e completamente enigmático. Todos que escutam falar sobre a lenda do Cão dos Baskerville têm a certeza de que há algo sobrenatural e maligno nela, uma maldição que assola a família há gerações. Tudo começou quando o cruel Hugo Baskerville sequestrou uma bela donzela e a manteve como prisioneira, seus planos eram sórdidos e antes que tivesse a oportunidade de executá-los e jovem conseguiu fugir.

Quando Hugo deu falta da moça partiu para capturá-la antes que ela conseguisse retornar para a sua casa. Os amigos dele (muito bêbados) foram atrás, no caminho encontraram com um pastor apavorado dizendo que viu a perseguição e que atrás de Hugo corria “um cão dos infernos”. Os homens não acreditaram, mas ao chegarem a cena que encontraram os chocou, a jovem estava morta, perto dela estava Hugo e em cima dele um cão dilacerando a sua garganta.

Se a história é verdadeira ou não ninguém sabe, mas os membros da família Baskerville enfrentam mortes trágicas e misteriosas desde então. O pântano se tornou um lugar onde ninguém tem coragem de ir após o anoitecer, principalmente se for um Baskerville. Porém, Sir Charles Baskerville – ainda não se sabe por qual motivo – entrou no pântano à noite e acabou morto.

Sir Charles levava a sério a lenda e nunca ia ao pântano à noite, vinha sofrendo de problemas no coração e sua saúde estava bastante abalada. A causa da morte divulgada ao público foi a de insuficiência cardíaca, o médico ainda relatou que o rosto de Sir Charles estava distorcido tão intensamente que foi difícil reconhecê-lo, mas que isso é comum em casos como esse. No entanto, o Dr. Mortimer ocultou um fato muito importante!

Bem próximo ao corpo havia pegadas e ele pôde perceber que pertenciam a um cão gigante. Para não alimentar a supertição local e espalhar o pânico, ele manteve essa informação fora do inquérito. Mas decidiu revelá-lo a Sherlock porque precisa da ajuda do brilhante detetive. Sir Henry Baskerville é o herdeiro da mansão e está a caminho, mas o médico teme pela vida dele e pede a Sherlock que lhe diga o que fazer.

Sherlock está muito atarefado em Londres, então envia seu fiel amigo Dr. Watson para fazer a segurança do rapaz e ser o responsável por relatar todos os acontecimentos para que Sherlock possa, ainda que de longe, estudar o caso. O que acontecerá a seguir deixa a todos completamente surpresos. De fato Sir Henry corre perigo e um cão grotesco está a sua espera, mas Sherlock Holmes será capaz de solucionar esse enigma antes que seja tarde demais?

*Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/ADeuPW

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Kuramit 13/01/2022

Escolhi o livro certo para começar a ler livros kk
Faz muito tempo que não leio livros, mas posso dizer com toda certeza que amei ler esse.
Suspense, mistério, investigação e até surpresas. Com toque de drama kk
Muito bom recomendo
Não sei mais oq escrever :)