A Princesa Branca

A Princesa Branca Philippa Gregory

Resenhas -

Ana@anapwatrin 24/06/2023

Toxidade em alta aqui
Quem ler os livros dessa rainha sabe que vai encontrar as mulheres sendo tratadas pior do que lixo, afinal se trata de um mundo governado por homens onde mulheres não tem direito a falar um " Ai", contudo, ainda existe aquele negocio de os homens não serem todos iguais, uns são piores que outros, mas nesse livro VC ENCONTRA O PIOR, por pouco não escorre aquele líquido tóxico e verde.
Henrique é uma pessoa absurdamente tóxico, se na série vc apaga criando simpatia por ele, no livro vc cria é um ranço.
Elizabeth da série tinha mais autonomia e coragem, enquanto no livro encontramos somente uma princesinha sem voz alguma é duro, mas sabemos q é uma realidade palpável.

Joy 10/11/2022

Elizabeth de York
A menina que acompanhei desde o livro passado e que parecia ser só uma menininha, até que virou uma grande mulher e rainha da Inglaterra, assim como a mãe. No entanto, Elizabeth não teve o prazer de viver um casamento amoroso, como o de seus pais. Henrique VII é caracterizado como um rei fraco, covarde muitas vezes e quase louco. Vez ou outra ele pareceu amoroso, mas só pareceu. A possibilidade da fuga de Ricardo, irmão de Elizabeth, deixa o livro bastante interessante e confesso que senti muita pena dele. Enfim? mais um livro de Philippa de que gostei muito!

Renata.Mieko 14/10/2022

Eu amo essa série da Philipa Gregory.
Essa é uma das épocas que mais gosto da história inglesa e ler tudo pelos olhos das mulheres, deixa muito mais envolvente.

Jessica852 20/06/2022

A Princesa Branca é o quinto volume da série histórica da autora Philippa Gregory.
Indico a leitura pela escrita da Philippa, a leitura é sempre gostosa e flui muito bem.

Luisa 23/02/2022

Um mistério histórico cheio de paranoia
Para mim esse livro foi crescendo em cada capitulo, de forma que não consegui encarar os protagonistas de forma unidimensional. O Henrique é um escroto, estuprador, paranoico, frio, implacável, com explosões de raiva que é fruto das expectativas depositadas nele. Elizabeth não é nada grandiosa como sua mãe e avó, não que na posição em que se encontrava tivesse lhe dado oportunidade para isso, "não sei', era seu lema. Ela era uma mulher subjugada de várias formas mas que conseguiu se manter erguida, por isso gostei dela e não consigo julgá-la por certas escolhas. O livro trabalha de forma excelente o mistério e a paranoia a cerca do assassinato dos meninos York.

Spoilers:

Na minha humilde opinião de leiga acho que quem mandou matar os garotos York for Margaret Beaudfort para diminuir os obstáculos de seu filho chegar ao trono. Ricardo III tinha grande apreço a cavalaria e seus valores, dificilmente teria sido tão sorrateiro a ponto de fazer seus sobrinhos desaparecerem (décadas depois é descoberto dois corpos de crianças no último lugar em que os príncipes estavam) além de tal fato não ter sido benéfico pra ele.
Outro falta de consenso entre os historiadores é se realmente Parkin Warbeck era o príncipe Ricardo. Na minha cabeça tem que ser ele porque não é possivel que um flamengo qualquer tenha conseguido não so dinheiro como apoio militar e validação de figuras importantes como: Margarida da Bargonha, William Stanley, Carlos VIII da França e Maximiliano I do Sacro Império Romano. Netflix vem aqui, quem é Anna Sorokin perto desse garoto?

babisenberg 07/01/2022

Bom livro
O livro conta sobre a ascensão da dinastia Tudor ao trono da Inglaterra pelo que seria o ponto de vista da mulher de Henrique VII. Gosto desse ângulo dado à história, assim como nos livros anteriores. Apesar de achar que o livro fica meio arrastado da metade pro final quando o rei encasqueta com o pretendente ao trono. E a Elisabeth no começo tb é meio chatinha, mas vai ganahndo minha confiança mais pro final...

Lady Bridgerton 23/12/2021

cara que livro complicado
esse livro foi muito complicado pra mim tanto pelas expectativas por conta que elizabeth e henry são meu casal historico favorito e eu ja sou fã da adaptação que é the white princess e [*****] foi puxado, mas não um puxado ruim, foi um puxado que foi pesado, a philippa escreve tão bem que você se sente muito na pele da lizzie de york, por mais que seja uma ficção e eu tenho consciencia disso, ela pesou a mão aqui em varias coisas que ao mesmo modo que me desgradaram, também eu senti compreensão pelo momento que todo mundo ali tava vivendo. não gostei dela ter transformado o henry num doido paranoico abusivo mas no contexto também dava pra entender ele, e isso é muito confuso, a cabeça real deu um nó nos ultimos 30%, eu só ficava pela amor de deus alguem mata o perkin logo, só quero paz. e eu acho que no fundo a lizzie sentia isso, vi comentarios dizendo que ela ta muito submissa nesse livro e eu não acho isso, ela ta é cansada, a menina ja não teve uma vida muito boa, quem leu rainha branca sabe, e ai aqui tem paranoias, conspirações, e qualquer erro ali alguem perde a vida, obvio que eu queria que ela reagisse muito mais, inclusive meritos da adaptação que mudou bastante a maneira da lizzie de agir e meritos da jodie comer também. mas no livro eu entendo ela, ela tem que se decidir a quem deve lealdade ao mesmo tempo que ta parindo criança que são os filhos dela, que são de uma casa diferente, novamente a philippa usa e abusa de licença poetica então esse livro poderia ser um debate eterno, mas no resumo eu gostei, foi um otimo entretimento apesar de me deixar com dor de cabeça, porém deixou um gosto amargo por conta de como ela escreveu o henry mas eu perdoo ela porque eu amo esses livros e essa serie, e a escrita dela acima de tudo, são um conforto pra mim

DeiaMolder 16/09/2021

Segundo contato com essa autora e a pobre aqui está se apegando.
Philippa tem uma narrativa de fácil leitura, intensa, não deixa espaço para respirar.? A pessoa aqui adora uma narrativa assim.

Essa história nos traz um rei chato, mas muito chato, Rei Henrique VII da família Tudor, sofria de mania de perseguição, via complôs e conchavos por toda parte. ????
Se dizia rei, com uma coroa roubada, mas rei, e não sabia reinar.
Com sua mãe, um urubu, diga - se de passagem. ? Sempre rezando, mas era podre de alma.
Sua esposa Elizabeth York, amada pelo reino, mas totalmente subjugada pelo marido e sogra. Parideira, por Deus....?

Esse livro foi viciante, me senti a própria alcoviteira da corte, querendo saber de tudo que se passa nos cantos e recantos do palácio. ?
Excelente leitura.
Vou para o próximo....

Vanessa Pipi 16/08/2021

Escrita que envolve
Sou fã de Philipa Gregory. Escreve muito bem colocando pontos históricos reais com fictícios.

Aqui ela explora o Henrique VII e sua insegurança pelo trono. E uma mulher obrigada a conviver entre estranhos, pelo trono

Que horror isso kkkk fico imaginando como seria esse dia a dia deles ... não é a toa que morriam cedo... deprimidos, doentes, e, assassinados...

Duda 03/04/2021

A princesa branca
O quinto volume da Série a Guerra dos Primos mantém o nível dos anteriores, com uma leitura rápida, fluida e prende vc do início ao fim. Se vc tem interesse por história os livros da Philippa Gregory são uma ótima opção, lembrando claro que o livro é uma ficção q considera alguns fatos da época.

Cahcareco 28/12/2020

Gostei...
A história de Isabel de York foi mais fraca do que as anteriores, talvez pelo próprio papel de Isabel, personagem histórica mais calma do que as mulheres que foram apresentadas anteriormente. Parece que seu livro existe apenas para que a leitura sobre as mulheres de seu filho Henrique VIII tenham a conexão necessária com as história que precedem.

@ALeituradeHoje 04/10/2020

Zona de Conforto
Ler Phillipa Gregory é ter certeza do acerto. Ela sabe pegar uma história real e fazer um super novelão.
Senti falta de um narrador mais isento. Ta certo que a história é contada pela princesa de York, Elisabeth, mas deu uma canseira a repetição de os Yorkes são perfeitos, os Tudos malvadões...
Mas claro, nada tira a experiência incrível que é ler Phillipona!!