Herdeiros de Reliqueai

Herdeiros de Reliqueai Luciana de Souza

Resenhas - Herdeiros de Reliqueai

Viviane @resenhasdaviviane 20/06/2020

Uma fantasia nacional empolgante!
Pessoal que história fantástica, vocês precisam conhecer! Eu conheço a autora Luciana de Souza, faz algum tempo por intermédio da autora Soraya Abuchaim. Ela é super simpática, extrovertida e está sempre divulgando o livro nas redes sociais, é do tipo que adora conversar sobre o livro e ouvir a opinião dos autores. Eu uma conversa com ela, antes mesmo de iniciar a leitura do livro, ela me contou que o livro possui um idioma próprio, com pronúncia e vocabulário impressos nas primeiras páginas do livro, também foi produzido um mapa do mundo atual da história e dos lugares aonde os personagens principais visitam, para mim esses detalhes deixaram a história ainda mais atraente.

Eu cheguei a pensar que Herdeiros de Reliqueiai seria mais um livro sobre a jornada do herói, onde dois jovens após, passar por muitos "perengues" salvam o mundo e seus amigos, mas, a história vai além, sendo o primeiro volume da trilogia ele nos apresenta um mundo mágico mas, com problemas reais que podem acontecer no nosso mundo a qualquer momento, como por exemplo: uma guerra pela sobrevivência. Senti um crescimento gradual nos protagonistas, no início da história eles eram muito retraídos, tímidos e confusos mas, no decorrer dela eles cresceram e assumiram as responsabilidades pelos seus atos, sem aqueles velhos truques que tentam enganar o leitor.

Gostei muito das lendas e da maneira como elas foram introduzidas na história, conforme os personagens iam aparecendo ficávamos sabendo um pouco sobre eles e sobre as previsões futuristas que ainda não foram cumpridas. A escrita das autoras é fluída e rápida, por serem duas autoras eu imaginei que acabaria diferenciando a escrita delas mas, isso não aconteceu. Em breve eu estarei realizando o sorteio de um exemplar do livro autografado pela autora Luciana de Souza.

site: http://resenhasdaviviane.blogspot.com/2020/06/resenha-23-herdeiros-de-reliqueai.html

Raquel 07/03/2021

Para amantes de RPG e distopias
Herdeiros de Reliqueai, que livro incrível! Pra todos que curtem fantasia, RPG, distopia e uma pegada creepy (Sim! Até isso tem!) especialmente nos últimos capítulos e que deixa a história uma delicinha de se ler!
Ao mesmo tempo que Herdeiros de Reliqueai mistura distopia e fantasia, também resgata clássicos da fantasia como (o muito incompreendido) Crônicas de Shannara, História sem Fim, O Castelo Animado e o filme A Lenda, com Tom Cruise, assim como os já clássicos contemporâneos Trilogia Mundo de Tinta e os tão aclamados Torre Negra e Corte de Espinhos e Rosas. Exagero? Pode ser presunção minha mas o livro tem muito essa pegada de Deltora Quest misturado a obras mais contemporâneas.
Eu não costumo fazer resumos nas minhas resenhas porque acho que a sinopse do livro já cumpre essa função, sem falar que muitos resenhistas já trabalham isso, mas vamos lá: Reliqueai, surge após um fenômeno chamado Hajlo, onde meteóros caem pelo planeta e transformam esse nosso mundo moderno e tecnológico, que já havia passado por uma terceira guerra mundial, em um mundo chamado Reliqueai, onde, pela toxicidade dos meteóros surgem novas formas de vida a partir das formas que existiam antes. Assim surgem criaturas como unicórnios, fadas, elfos, entre outros, que de início são vistos como anomalias e caçados, gerando uma guerra sem precedentes. Sabazios é um mago que cria os Legados, jóias com imenso poder, pra serem usadas por guardiões e trouxe paz ao mundo, ainda que temporária, mas precisou separar essas jóias pra que só os guardiões pudessem usá-las no momento certo, porém há aqueles que querem essas jóias pra dominar o mundo. Rudah e Aisha estão prestes a completar dezoito anos, porém a mãe de Rudah desaparece de maneira estranha, deixando apenas uma mancha de sangue na cama junto de uma pétala de uma lótus, o que simboliza que os Lótus Negras, uma espécie de ordem de cavaleiros negros muito cruel, a levaram porque ela sabe de algo misterioso que vinha tentando revelar a Rudah. Com a morte da mãe de Aisha, nada os segura e vão atrás da mãe de Rudah e muitos segredos sobre seus pais são revelados e ligados ao rei usurpador do trono e a muitas lendas místicas que eles descobrem serem verdadeiras. Em paralelo a isso tudo ainda existe um mistério envolvendo a estatueta de um deus do mundo antigo, imortalidade, horror e deixa um clima super envolvente.

Sobre o livro:
Criaturas como fadas vingativas, famílias de bruxos, alquimistas, piratas, elfos, feiticeiros, animais fabulosos, é um universo muito rico em criaturas feéricas (meu tema favorito em livros de fantasia) e monstros, Reliqueai é um mundo bastante rico em diversidade de raças e criaturas e, ainda no decorrer da História, sofre com os efeitos da Hajlo porque onde menos se espera pode se encontrar um meteorito que ainda tem efeitos sobre o ambiente e as criaturas ao redor, é algo que as pessoas temem muito encontrar.
O livro pode ser um pouco confuso no início em relação à linha temporal mas no decorrer da história a gente passa a entender como isso funciona, principalmente depois que muitos pontos são ligados até em relação aos personagens que a gente achou que seriam insignificantes pro enredo.
Eu amo como o livro tem uma pegada de de filme antigo de fantasia! Até nas descrições físicas dos personagens mas não deixa de trabalhar bem a personalidade deles porque nos filmes antigos não tinha muito disso, era simplesmente "vilão é vilão e mocinho é mocinho", não se lapidava o personagem pra explorar melhor a personalidade dele, já Herdeiros de Reliqueai tem muito isso. Afinal, com que frequência você vê na ficção um elfo piromaníaco (e que personagem esse!), acenando sorridente no campo de batalha com um monte de corpos empilhados ao redor como se estivesse apenas te cumprimentando na rua numa manhã linda de sol?
Acho muito legal essa pegada das autoras de descrever cenas quase como se a gente tivesse vendo um anime que tende a ser mais frenético mas que chama a  atenção pra cenas rápidas e curiosas como essa.
Outra coisa que achei muito interessante é o fato de os viajantes passarem por lugares que parecem estar em linhas temporais e tecnológicas diferentes, como uma vila mais faroeste (citando até terem fotografias) enquanto que outras já são mais medievais. Particularmente achei brilhante e me lembra um pouco O Pistoleiro da saga A Torre Negra.
Eu não acredito que demorei tanto tempo pra encarar essa leitura e no final das contas devorei ele em três dias, ainda descobri que tenho a incrível habilidade de ler enquanto eu como!
Só que as autoras ainda estão trabalhando na sequência do livro e eu quero saber o resto da história pra ontem!
Só nos resta aguardar.
O livro me fez ver fantasia nacional com outros olhos porque lendo outros autores confesso que criei um certo receio de me arriscar de novo no gênero mas é o livro tem um enredo bastante original.

Sobre as autoras:
Luciana de Souza S. e Vanessa de A. Gomes fizeram uma parceria fabulosa que às vezes é difícil acreditar que a história saiu de duas mãos diferentes, mas nos créditos no final do livro tem sim a indicação de quem foi responsável por certas cenas, não vou dar spoilers mas achei realmente uma parceria que funciona muito bem. As autoras são do Estado de São Paulo. Sobre a Vanessa não tenho mais informações pra compartilhar, mas a Luciana acompanho há algum tempo nas redes sociais, já conversamos um pouco, me indicou o livro que veio em boa hora em um momento muito delicado da minha vida que estou voltando a ler (e quem sabe a escrever também) e super indico pra qualquer um que esteja atrás de uma boa fantasia, nacional ou não. Afinal, uma autora que pede em casamento Gerard Way, autor de nada mais nada menos que Umbrella Academy, em público e ainda consegue que ele responda apesar de ser casado, é uma autora que se preze!

Boa leitura a todos que se aventurarem!

Raquel Oliveira.