Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

Suzana 07/04/2023

Diário de quem não sabe viver
Esse provavelmente foi o livro que mais demorei de terminar de ler, e essa demora também foi responsável pela experiência única que tive. Por um ano, eu me recolhi a esse livro como a um refúgio, e agora com o seu fim, sinto que deixa um buraco no meu coração e na minha cabeceira. Apesar dessa perda, agora tenho o prazer e o temor de olhar para trás e perceber que, por mais de um motivo, não sou a mesma pessoa que começou a lê-lo.

O Livro do Desassossego tem muitas reflexões que pela simples beleza e poesia do texto, nunca vou esquecer, mas diria que a maior dádiva que esse livro me deu não foi essa, mas simplesmente e finalmente me livrar da vergonha e sentimento de inadequação que sentia de parte de mim (ou de maior parte dela).

Assim como Bernardo Soares, o dono desse diário sem fatos, sou muito propensa ao ensimesmamento, a me ocupar muito de minhas próprias emoções, sempre dissecando minhas próprias reações e pensamentos, construindo planos inteiros que não acredito de verdade que irão se concretizar um dia.

A verdade é que Bernardo Soares não descarta a perspectiva negativa sobre esse “modo de viver”, mas traz uma ambivalência: tanto o olhar de quem se desiludiu de viver sonhos, de quem se enxerga um inapto a eles, mas também o sentimento de quem se encantou com o quotidiano, com a vida pequena, e suas sutilezas.

O acolhimento e consolo que Fernando Pessoa oferece a si mesmo e aos seus leitores é a noção de que no final das contas ninguém sabe exatamente como viver, e nem há exatamente uma maneira certa de fazê-lo. Nesse sentido, ele nivela a todos nós, seres humanos, como seres dormentes, inconscientes, uma vez que “ninguém sabe o que faz, ninguém sabe o que quer, ninguém sabe o que sabe. Dormimos a vida, eternas crianças do Destino”.
Craotchky 07/04/2023minha estante
Coragem escrever algo sobre esse monumento humano. E você foi muito bem. Parabéns pelas palavras!
Eu, quase que assim que terminei a leitura, comecei a ler a obra outra vez.

joasinacio 12/06/2020

Uma obra inspiradora
O Livro do Desassossego, assinado por um dos heterônimos de Fernando Pessoa, Bernardo Soares, é considerado um dos trabalhos mais importantes do autor, e tido por ele mesmo como uma "autobiografia sem fatos".

Stephanie 03/08/2020

Inquietação e incerteza
Nessa obra de fragmentos desconexos, Fernando Pessoa sob o heterônimo de Bernardo Soares, escreve como em um diário "uma confissão sonhadora da inutilidade e dolorosa fúria estéril de sonhar".

Foi uma leitura desafiadora, diferente de tudo o que já li, mas que no decorrer das páginas traz reflexões que questionam a forma como levamos a vida: "sábio é quem monotoniza a existência, pois então cada incidente tem um privilégio de maravilha".

Nanda 28/09/2020

Para se conhecer
Esse livro é muito bom, ele te faz questionar vários pensamentos com as narrativas de Bernardo Soares.

A leitura é muito pesada em certos momentos e até precisei de ajuda em algumas partes, então leia quando estiver bem psicologicamente pois os questionamentos são profundos!!

Norminha 16/01/2021

Pra ler uma vez só
Excelente livro. Quando comecei a ler pensei como eu adoraria ter conhecido esse livro em meus dias de adolescentezinha, lá pelos meus 13-16 anos, qnd eu era obcecada por Charles Bukowski kk, mas lá pela metade dei graças a Deus por não ter conhecido esse livro nessa fase da minha vida. Que livro mais TRISTE! Achei um livro pesado demais de ler, demorei a ler por conta disso. Foi uma leitura muito boa, marquei quase o livro inteiro, mas sinceramente, nunca vou reler kk. Estar em depressão é a provavelmente o único motivo de uma pessoa procurar reler esse livro, sinceramente!

Duda 22/03/2021

possui uma beleza fenomenal
ele escreve em prosa com seu jeito poético. Simplesmente uma das coisas mais lindas que já li, e nunca esquecerei como me marcou. Me identifiquei, chorei lendo e ouvindo the amazing broken man e recomendo a todos que deem uma chance à esse livro denso, porém indispensável.

Brenner.Resende 21/04/2021

poesia em prosa
O livro do desassossego é o resultado natural quando um poeta de primeira classe, como Fernando Pessoa, decide aventurar-se como romancista, este que é de fato o livro mais próximo de um romance que o autor já escreveu. O livro é uma semi-biografia, narrado em primeira pessoa e escrito em prosa. A obra trata das observações do autor sobre a constância e quotidianidade da vida, os mais banais acontecimentos de sua vida são completamente destrinchados, em seus significados e correspondências, e elevados à máxima filosofia que se pode extrair deles. Os temas recorrentes por todo o livro são a melancolia, a nostalgia e o sentimento de tédio, o que não torna, necessariamente, o livro melancólico, nostálgico ou tedioso, visto que há várias observações bastante espirituosas por parte do autor. A recorrência de diversas reflexões do autor sobre o mesmo assunto prejudicam um pouco a fluidez da leitura, conquanto o livro não seja exatamente um calhamaço, também não é um livro pra ser lido de uma só vez, até porque existem muitas passagens densas o suficiente para reter nossa atenção e exigir um pouco mais de concentração e reflexão para se extrair a mensagem que o autor quis passar.

Bruna 08/08/2021

O Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

Diferente de tudo que tenho o costume de ler, em qualquer parte desse livro que você abrir aleatóriamente você vai ter uma experiência intrínseca, inteira que os levará a crises existenciais.

" Para ser feliz é preciso saber-se que se é feliz. Não há felicidade em dormir se sonhos, senão somente em se despertar sabendo que se dormiu sem sonhos. A felicidade está fora da felicidade. Não há felicidade senão com conhecimento. Mas o conhecimento da felicidade é infeliz; porque conhecer-se feliz é conhecer-se passando pela felicidade, e tendo, logo já, que deixá-la atrás."

Carol 21/08/2021

Resenha - O livro do desassossego
Um dos meus livros preferidos, quase todas as páginas tem marca de lágrima. Esse livro se encaixa perfeitamente em qualquer momento da minha vida em que eu leio, é impressionante. Sou simplesmente apaixonada.

Lucília 16/12/2021

Achei que fosse livro de poesia, mas na verdade é...
Uma biografia escrita sob um pseudônimo, biografia de sentimentos e sensações, como diz o autor, se entreter o leitor bem, se não, bem também. Pessoa, sempre inquietante.

Silvana.Freitas 20/03/2022

"O Livro do Desassossego", é nada mais que uma espécie de diário de um tal Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros, que nele registra suas impressões, reflexões, angústias e, sim, alguns poucos fatos cuja relevância nem de longe alcança as sensações e devaneios motivados no escritor.

Quando comecei a ler a obra, a intenção era não iniciar outra antes de terminá-la. Não consegui. Por não tratar-se de uma história, mas de fragmentos cujos motes eram os mais diversos, às vezes era difícil terminar um e conseguir assimilar imediatamente o assunto do outro. Assim, lia um pouco por dia, intercalando com outras leituras mais fluidas.

O livro, em linhas gerais, é encantador. Apesar de alguns escritos serem tão carregados de adjetivos e descreverem coisas tão etéreas como os sonhos mais fantásticos do autor, a ponto de me sentir lendo uma língua estranha; outros me tocaram tão profundamente como se Bernardo fosse um espelho onde eu conseguisse finalmente me ver. Em vários momentos, as imagens e reflexões me deixaram numa espécie de estado meditativo, onde não conseguia pensar em outra coisa como que elevada acima da realidade que me cerca.

A leitura vale a pena, não só pela beleza do texto, mas principalmente pelo movimento que provoca dentro da gente, pelo desassossego tão prazeroso que nos leva durante a leitura e nos devolve outros à vida de todo dia, quando fechamos o livro.

danda 15/04/2022

Relação de amor e ódio com esse livro. O autor é muito profundo e detalhista o que é uma coisa incrível, muitos momentos fiquei presa... outros pareciam ser partes tediosas. Hihihi

Vênus_Alice 03/05/2022

A vida em segundo plano
Este livro é um relato de pensamentos de um homens que vivia algumas décadas atrás.
Esse homem não age, não sei, não gosta de uma vida social, mas pensa e sonha.
Ele compartilha das suas ideias, críticas, saudades e desesperos.

Apesar de haver grandes reflexões e textos lindos, é um livro muito cansativo, pela linguagem e pela monotonia dos relatos, foi difícil terminar.

arislover 25/07/2022

minha resenha não foi postada, o que me deixou muito brava e triste então não quero mais falar nada sobre isso quero apenas ficar quieta com uma resenha inexistente.

e isso diz bastante sobre esse livro.