O Poeta Sabiá

O Poeta Sabiá Alan Silva

Resenhas - O Poeta Sabiá

Charlene.Ximenes 09/08/2018

O desabrochar de um jovem poeta
O livro foi publicado pela Editora Cene, uma editora cearense que busca disseminar o conhecimento, a cultura local e nacional, visando alcançar caminhos que levem a uma educação transformadora. "O poeta sabiá" é um livro de poesias que nos convida a refletir por meio da visão de um jovem de 13 anos que desde muito cedo voa alto pela literatura.

Alan Silva é estudante, escritor, poeta, palestrante e contador de histórias, que passou a colocar nos papéis suas impressões acerca do mundo e transpor seus sentimentos. Seus primeiros textos foram escritos com apenas sete anos de idade. O primeiro livro foi uma produção independente, "História de família". Dois anos depois, Alan escreveu sua segunda obra independente "Carta aos Deuses e Outros Poemas". "O poeta sabiá" é seu terceiro livro. A qualidade gráfica é impecável e conta com ilustrações maravilhosas de Maria Xilo, uma jovem artista de apenas 15 anos.

Na poesia de Alan Silva é possível observar seu amor pela escrita, seu reconhecimento diante do poder da educação e sua capacidade transformadora; o amor que nutre por sua terra, por seus professores e por sua família.

Há nas páginas dessa obra um poeta desabrochando e voando feito um sabiá, colocando-se diante da literatura cearense por meio de seus variados símbolos e referências. Vale a pena a leitura!

Poesia na Alma 24/08/2018

Cacto florido é sinal de prosperidade.
O livro O Poeta Sabiá, de Alan Silva, foi o primeiro contato com a Editora CeNE e confesso que recebi com bastante entusiasmo, de modo que, no mesmo dia, me envolvi na leitura dessas poesias que expressam a força criativa de um jovem de treze anos.

“Eis que o transbordamento do
meu SER, sobre o papel, arrasa
montanhas e traz-me até aqui”

O poeta que transborda pelo verbo e a poesia que dialoga com a xilogravura: “Apenas respirei a cultura de raiz”. O sabiá que facilmente transita entre o menino, o jovem e o velho, resgatando e cultivando a inocência e a sabedoria com ideias universais como o amor, cultura, maternidade, vida, filosofia, meio ambiente, etc.

Em Desritmado, a imagem do descompasso daquele que não consegue se enxergar dentro de determinado contexto ou espaço de tempo, desvela a ótica do estranhamento, rompendo, dessa forma, com uma possível linearidade da vida “(...) tenho ciência de que o que eleva/ pode também submergir-me.”; tornando esse estranhamento o novo, o elemento surpresa “As razões pelas quais os ritmos/ não condizem/ ainda são secretas”. Toda via, esse elemento surpresa não é vazio de símbolo, muito menos de esperança “Como que um homem moderno/ em plena época medieval,/ sou desritmado de toda uma situação”, afinal o homem, apesar de perdido no tempo, vive apenas ‘uma situação’ dentre tantas outras que virão.

Seguindo o ritmo da obra, o trabalho da também jovem artista Maria Xilo, pernambucana de 14 anos, com a xilografia, em que quase todos os cactos possuem flores, eleva o imaginário de quem dialoga com o livro e fortalece novas histórias sem renegar nossas origens e cultura popular. “Mandacaru / Quando fulora na seca / É o sinal que a chuva chega / No sertão”. Cacto florido é sinal de prosperidade.

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

Muito talento
“Pediram-me para escrever algo lindo,
Inspirador e romântico.
Respondi que não poderia,
Pois romance, inspiração e beleza
São amor em síntese.
E ele é único;
Não ocorre tanto nos dias atuais.
Recusei-o.
Só esqueci que o amor está em nós.
Tudo: o ar, o solo, a água
e até a gramática
São o amor na teoria e na prática.
Então, se ele realmente existe,
não podemos evitá-lo;
Vamos até ele ou ele vem até nós.
A vida é amar ou inexistir.”
(Guerra de Tróia, p. 38)⠀

O poeta sabiá é um livro repleto de poesias escritas por um menino de apenas 13 anos, que começou a brincar com as palavras aos 7, um período em que tudo desperta curiosidade.⠀

Ele pode não ter muita experiência e ainda ter muito a aprender – e eu sei que, só pelo que eu li, ele tem muita sede de conhecimento –, mas ele escreve com uma grandiosidade e força tremendas.⠀

Seus versos falam sobre si mesmo, seus próprios sentimentos, sua família e o mundo de maneira geral. São versos simples e ao mesmo tempo intensos, capazes de causar diversas sensações e de transportar o leitor para cada universo descrito pelo poeta. ⠀

Costumo ler poesias com bastante frequência e adorei conhecer o trabalho de um escritor brasileiro tão jovem e que tem tudo para conquistar muitos leitores por aí.⠀

Devo destacar também o trabalho da ilustradora, de pseudônimo Maria Xilo, que tem apenas 15* anos e faz xilogravuras incríveis, que só vieram a acrescentar aos textos do Alan. 💙 Leitura recomendada! 🙂⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bl1hSnBl2MM/