A Última Guerra

A Última Guerra Luiz Bras

Resenhas - A última guerra

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
Há livros que são agradáveis apenas por possuir uma simplicidade inigualável. Confesso que são poucos, até porque nem todos conseguem me agradar de uma forma ampla. "A Última Guerra" possui essa tal simplicidade e ainda surpreende no final ― algo que eu não imaginei que aconteceria.

[SINOPSE] Quem dá o alerta é Miguel, um garoto de 11, 12 ou 13 anos, que nem sabe direito a sua idade, não sabe também se seus pais e a sua irmã estão vivos ou mortos, nem como perdeu a sua casa depois de uma enorme explosão que é só o começo de uma possível catástrofe geral. Ele está aflito, desconfia de tudo, tem que entender o que aconteceu e agir rápido para impedir que o mundo chegue ao fim.

Inesperadamente, Miguel vê sua vida se transformar em um verdadeiro desastre. Uma enorme explosão deu início à uma guerra sem precedentes. Sua casa foi explodida e ao que tudo indica, ele foi o único que sobreviveu, já que não sabe o paradeiro dos seus pais e nem da sua irmã. Ele apenas lembra seu nome, pois até sua idade já esqueceu, deixando-o ainda mais confuso, assustado com todos os acontecimentos e sem saber o real motivo de tudo o que está acontecendo.

Em um determinado dia, ao fugir de soldados e se esconder em um prédio abandonado, ele conhece Ferreira Bueno ― um velho solitário assim como ele. Relutantemente, Miguel acaba confiando no velho que aparentemente não parece ser uma boa pessoa e juntos buscam alguma solução para o grande desastre que só piora a cada dia.

"E você aí, todo confortável nesse sofá, nessa cama, ou seja lá onde você resolveu se acomodar. Por que não foi lá para fora, encontrar os amigos, quando teve a oportunidade? Por que preferiu ficar aí com esse livro nas mãos? Você é mesmo um felizardo por não saber o que é uma guerra. Por nunca ter passado pelo que estou passando. Fome, frio, medo."
Pág.: 39

Com uma narrativa leve, objetiva e até rápida, eu pude viver juntamente com o Miguel o caos em que tudo se transformou e ainda assim, entender suas atitudes e pensamentos por viver tudo sozinho e sem poder contar com a ajuda de ninguém. Ele é um protagonista corajoso e inteligente, que me cativou quase que de imediato.

O enredo é simples e vai sendo construído de forma sutil, sem grandes surpresas. Porém, é interessante acompanhar o rumo que a vida do Miguel toma e quais são as possíveis consequências de suas escolhas. O ritmo de leitura é rápido e em poucos minutos é possível concluir a leitura, para que a adorável surpresa seja revelada.

Concluindo, é um bom livro. Cumpre com o esperado e apresenta uma história que poderá agradar qualquer leitor. Proporcionou-me uma boa leitura, além de ser ideal para jovens que estão iniciando agora nesse vasto e maravilhoso mundo literário. Com toda certeza os jovens leitores terão bons momentos de leituras, assim como você, caso tenha ficado interessado.

RECOMENDO!

site: http://www.leandro-de-lira.com/