Tribos

Tribos Seth Godin

Resenhas - Tribos

Marina516 03/04/2024

Não é um livro grande, mas senti ser repetitivo e sinto que pesou a mão nos papos motivacionais em boa parte do livro. pra mim não trouxe novas ideias e perspectivas, só que deu nome para algumas coisas que acontecem intuitivamente (pelo menos pra mim). não era o que eu esperava, mas o livro é bom pra ter mais consciência e clareza das etapas do processo de criação e comunicação com fins de conquistar e liderar uma comunidade. alguns insights que anotei:

- estar em uma tribo configura como nos vemos ou como queremos nos ver. podemos estar em mais de uma tribo conforme as áreas diversas que pertencemos (geográfica, econômica, socialmente?) ou que temos interesse.
- a melhor forma de atingir seu público em meio a tanta concorrência e excesso de informação na internet é criando um buzz sobre o produto, algo que o torne memorável. (seja pelos diferenciais, pelo storytelling, pelas personalidades que usam, pela forma que é vendido?)
- as pessoas precisam ter as ferramentas para pertencer e precisam que seja fácil pertencer a sua tribo.
- a comunidade é formada por 1º. uma ideia inovadora, 2º. um líder carismático (não no sentido literal de ser simpático, mas de um rosto que se reconheça e passe confiança no que se propõe), 3º. uma plataforma para retroalimentar e nutrir a tribo.
- um lider carismático é alguém que pensa ?eu faria isso diferente?, ?não estou satisfeito com tal coisa?, e decide criar o caminho para resolver isso.
- liderar não é apenas falar qual caminho deve ser seguido, é você por conta própria seguir esse caminho com sucesso e mostrar qual o trajeto até ele.
- o ideal é chegar num patamar em que o lider não precise ser o unico a falar, mas que os seguidores passem a falar entre si sobre sua marca e o propósito dela. como fazer isso? uma opção (na minha realidade como sócia e diretora criativa de uma marca de moda feminina) seria pensar em estratégias que funcionem em grupo, como kits promocionais que estimulem as meninas a comprarem juntas. também campanhas de interações em dupla, ou ar cupons de desconto para meninas que já sejam líderes de uma certa comunidade. vou pensar mais sobre isso.
- não temos medo do fracasso, e sim de ter criticados por isso. fracassar sem ninguém ver é fácil de lidar, o problema é se mostrar vulnerável e imperfeito.

Gmcampanini 28/03/2024

Estranho
É um livro de varios trechos soltos, sem conexão entre eles, sem separação de capítulos, sem uma continuidade. Você pode abrir o livro e ler o trecho que quiser da pagina que quiser, isso gera uma confusão que ele mesmo assume no final. Foi uma que ra de expectativas, mas as ideias centrais são consideráveis

Thaisa 14/03/2024

O título é tão impactante que me chamou atenção desde a primeira vez. Mas ao começar a ler eu senti uma certa dificuldade em me manter focada na leitura. Senti que os tópicos não se conectam muito, o que torna a leitura menos fluida.

Gabe_Yoda 15/01/2024

Nada do que eu esperava
Um livro motivacional, sem muitas informações práticas e cheio de ideias jogadas. Completamente diferente das minhas espectativas. Aliás, sei que o autor se mostra ciente disso no final do livro, mas não é por você apontar o problema que ele desaparece.

Achei engraçado como o autor passa boa parte da introdução vendendo o que teria no livro... teria.

Não tome o meu comentário como verdade, talvez você goste. Apesar de não me agregar muito...

Bibi Carneiro 23/12/2023

Eu achei informativo e um convite a liderar. As vezes precisamos lembrar que da para sermos os que tem iniciativa, basta lembrarmos de ter iniciativa.

Dionathan 22/12/2023

Errei na expectativa
Alguns insights interessantes, mas uma leitura pouco atrativa pro meu gosto! Muita teoria motivacional do "seja a diferenca", mas pouquíssimo conteúdo relacionado a como romper o statuos quo além do "saia da caixinha". Raso.

Eduardo 01/11/2023

Livro curtinho, muito bom!
O autor apresenta o conceito de tribo como um passo além de equipes, times, etc...
Tribos são pessoas unidas por uma paixão e uma propósito, com um senso de união muito forte!
Interessante!

Jess 29/10/2023

Ótima leitura
É a minha primeira leitura do Seth Godin e, embora eu tenha ido com muita sede ao pote, valeu a pena! O autor não diz um passo a passo para se tornar líder, mas se utiliza de bons exemplos para nos inspirar. Ao finalizar a leitura, percebi que não faria sentido mesmo dizer um "modo" de liderar, afinal, como ele mesmo pontuou, cada tribo e cada líder são únicos.
O livro é bem congruente e passa uma mensagem encorajadora!

Carol Cantanhêde 16/07/2023

Um livro sobre mentalidade de um verdadeiro líder
Esse não é um livro clichê de checklists ou passo a passos sobre como construir uma tribo. Mas sim uma junção de vários aspectos da mentalidade de um verdadeiro líder.

São tópicos curtos e objetivos. Eu tive a sensação que o autor resumiu vários pontos importantes para a construção de tribos fortes, e principalmente de um líder que assume uma causa, defende-a, e se une a outras pessoas que pensam da mesma maneira e estão dispostas a defendê-la também.

Um livro muito bom, principalmente para quem empreende. Recomendo!

Tai 04/06/2023

Tinha potencial
Começou bem, dá um panorama geral quanto a comunidades, engloba o universo virtual e os novos tipos de tribos, alguns conceitos corretos, mas fora isso é livro chato estilo autoajuda que faz parecer mágica fazer as coisas acontecerem. Não atendeu as minhas expectativas e já vou explicar melhor o porquê.

Talvez tenha sido o mal uso de palavras, claro que o comodismo não leva a lugar nenhum, mas não é do nada que um "império" se forma. Pessoas comuns não podem se dar ao gosto de se comparar e contar com a sorte de um nome ou outro que subiram rapidamente. Esse e outros pontos deixaram muito a desejar e confesso que chegou a um ponto que comecei a rir kkkkkk

MaAsa3 09/02/2023

Substitua "liderança" por "mágica" e aí está.
Assim como o próprio autor comenta no final, é possível que você sinta falta de um Check-list, um passo a passo detalhado de como você deve fazer exatamente uma tribo e como você deve liberar.
E na real, assim como existiu e existem vários líderes, ser líder é um processo diverte para cada um, MAS todos que foram líderes DECIDIU liberar. Afinal, liderança não é algo que alguém lhe dá permissão ou aprova, o único que pode dizer isso é você mesmo.

Em resumo, o livro nos emergi em situações reais de liderança, e o que alguns líderes fizeram, traz reflexões sobre o posicionamento de um líder, decisões que um líder toma e principalmente a importância da conexão e comunicação de uma tribo.

E por qual motivo ele não detalha como ser um líder, para você sair com um plano já traçado? Pois segundo o auto, a liderança é que nem um troque de mágica, por mais que você saiba como um truqe é feito, a parte mais difícil é arte de se fazer isso. Aprender o truque não traz benefícios se você não ter comprometimento primeiro.

Enfim, um livro para você absorver os elementos de liderança e fazer percepções de como você vai liberar a sua tribo

Sthefane 21/01/2023

São textos soltos, te motiva a liderar, porém achei chatinho, não era o que eu esperava e além disso me perdi muito na leitura, não entendi algumas coisas.

@livrocas 10/01/2023

Nem todos nasceram para liderar.
Confesso que esse livro não entregou tudo o que prometeu, na minha visão.

Há bons insights e boas doses de motivação para aqueles que tem um espírito de liderança dentro de si despertarem, mas não vi muito além disso.

O começo era empolgante porque entregou isso mesmo: essa injeção. Palavras de afirmação como ?você nasceu pra isso?, ?foi chamado pra um tempo como esse?, ?se desafie, lidere?.
Mas só. Depois não saiu muito disso.

Para quem precisa apenas de uma motivação para ir lá e fazer: recomendo.
Para quem está procurando técnicas sobre desenvolver uma tribo: esse não é o melhor.

Um bom livro, mas há dezenas melhores para o assunto.

Mirla.Trogillo 28/12/2022

Terminei hoje de ler esse livro e minha nota pra ele seria um 7, não gostei 100%. Consegui tirar algumas ideias boas, mas em alguns momentos não entendi bulhufas.

Mas é como diz a tia @laranesteruk, para que algo seja bom em alguns pontos, precisa de um volume grande de feitos.

Alguns capítulos dele pra mim ficaram vagos, não entendi bem porque estavam ali, mas em contrapartida alguns capítulos me deram um ? na cabeça.

E esse é o grande segredo da coisa:

Se chama VOLUME!

Assim como num livro, num filme e numa novela, não será tudo legal, mas para que sejam aproveitados algo, precisa de um grande volume.

Um dos insights muito bons que tirei do livro é que você não precisa se preocupar com os outros, para que te dêem créditos ou fiquem atribuindo os feitos a você.

Nós estamos constantemente buscando ser reconhecidos, querendo que as pessoas falem da gente, mencionem e justifiquem que o motivo de algo estar como está é consequência de nossas atitudes.

Mas saiba:

"Líderes de verdade não se importam."

Está tudo bem para eles, porque eles não estão tentando conseguir crédito ou ganhar a vida através da linguagem de programação.

Pessoas suficientes sabem que eles foram os responsáveis pelo trabalho; pessoas suficientes os procuram e os respeitam por isso.

Quanto mais a linguagem se espalhar, mais longe o movimento que eles começaram irá chegar.

E ESSE É O VERDADEIRO OBJETIVO.

"Existem grandes nomes dos quais não se vê buscando esses tais créditos, eles simplesmente ignoram isso."

"Não há registros de Martin Luther King ou Gandhi reclamando sobre crédito. O crédito não é o ponto. A mudança é."

Um bom líder sabe que construiu uma tribo quando dentro do grupo as pessoas já conseguem se ajudar sem que o "mentor" precise direcionar os passos, ou seja, você já tem a sua tribo.

PS: Alguns trechos tirados do livro.

Ana 12/11/2022

Mira em um livro de sobre tribos e lideranças e acerta em um autoajuda.
Não é ruim, talvez longe disso. Ele é bem simples, com um escrita fluida e de um tamanho suficiente para não cansar.
As circunstâncias que me fizeram ler esse livro são engraçadas, mas no fim não foi o bicho de sete cabeças que eu esperava, seria o livro que um dia sem nada pra fazer eu leria de novo.