Marina516 03/04/2024
Não é um livro grande, mas senti ser repetitivo e sinto que pesou a mão nos papos motivacionais em boa parte do livro. pra mim não trouxe novas ideias e perspectivas, só que deu nome para algumas coisas que acontecem intuitivamente (pelo menos pra mim). não era o que eu esperava, mas o livro é bom pra ter mais consciência e clareza das etapas do processo de criação e comunicação com fins de conquistar e liderar uma comunidade. alguns insights que anotei:
- estar em uma tribo configura como nos vemos ou como queremos nos ver. podemos estar em mais de uma tribo conforme as áreas diversas que pertencemos (geográfica, econômica, socialmente?) ou que temos interesse.
- a melhor forma de atingir seu público em meio a tanta concorrência e excesso de informação na internet é criando um buzz sobre o produto, algo que o torne memorável. (seja pelos diferenciais, pelo storytelling, pelas personalidades que usam, pela forma que é vendido?)
- as pessoas precisam ter as ferramentas para pertencer e precisam que seja fácil pertencer a sua tribo.
- a comunidade é formada por 1º. uma ideia inovadora, 2º. um líder carismático (não no sentido literal de ser simpático, mas de um rosto que se reconheça e passe confiança no que se propõe), 3º. uma plataforma para retroalimentar e nutrir a tribo.
- um lider carismático é alguém que pensa ?eu faria isso diferente?, ?não estou satisfeito com tal coisa?, e decide criar o caminho para resolver isso.
- liderar não é apenas falar qual caminho deve ser seguido, é você por conta própria seguir esse caminho com sucesso e mostrar qual o trajeto até ele.
- o ideal é chegar num patamar em que o lider não precise ser o unico a falar, mas que os seguidores passem a falar entre si sobre sua marca e o propósito dela. como fazer isso? uma opção (na minha realidade como sócia e diretora criativa de uma marca de moda feminina) seria pensar em estratégias que funcionem em grupo, como kits promocionais que estimulem as meninas a comprarem juntas. também campanhas de interações em dupla, ou ar cupons de desconto para meninas que já sejam líderes de uma certa comunidade. vou pensar mais sobre isso.
- não temos medo do fracasso, e sim de ter criticados por isso. fracassar sem ninguém ver é fácil de lidar, o problema é se mostrar vulnerável e imperfeito.