Lições de Ética

Lições de Ética Immanuel Kant




Resenhas - Lições de Ética


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Filino 02/10/2021

Um Kant acessível e agradável de se ler
Immanuel Kant não é lá muito célebre por seu estilo. Algumas obras não são muito convidativas até mesmo para quem lida com a Filosofia (a exemplo da "Crítica do Juízo"), mas essas "Lições de ética" destoam disso. Trata-se de uma obra bastante acessível - e mesmo para quem não tem qualquer leitura prévia do filósofo de Königsberg.

São textos que remetem à docência do filósofo, extraídos de cadernos de alunos. Não temos, aqui, um pensamento moral tão desenvolvido como veremos na "Fundamentação da metafísica dos costumes" ou na "Crítica da razão prática", mas é impossível não enxergar aqui as linhas mestras que permearão o pensamento maduro de Kant. Todo o texto é como um diálogo com a obra de Baumgarten, utilizada pelo filósofo em seus cursos de ética.

Para o leitor em geral, é uma excelente obra de introdução ao texto e aos problemas morais que Kant trata. Também a questão sobre Deus, felicidade e temas como virtude, além dos mais variados deveres, se fazem presente nessa obra. E para o especialista ou interessado no pensador de Königsberg, uma maravilhosa oportunidade de se deparar com o desenvolvimento de uma filosofia que marcaria de modo indelével o Ocidente.
comentários(0)comente



Fábio 05/12/2022

Simplesmente fantástico, excepcional e de leitura super agradável e empolgante. Um verdadeiro manual de ética e comportamento, um manual de como se conduzir corretamente conforme a moral e a ética cristã.

O livro é recheado de temáticas de filosofia moral ou ética mesmo, é uma ética bem voltada para o cristianismo de um modo geral. Um livro de alta carga de belas e agradáveis reflexões de como agir, como se comportar e como ter motivos alinhados as ações boas.

Temas como dever com relação ao próximo, a própria vida, as boas ações, as boas intenções, a virtude, o orgulho, a humildade, o dever com relação a uma gama de fatores,de fato é um livro repleto de reflexões fantásticas.

Esse livro já está entre os melhores que já li. Vale muito a pena.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR