A escola do bem e do mal

A escola do bem e do mal Soman Chainani

Resenhas - Em Busca da Glória

Claudia 27/10/2020

Meu Deus o que está acontecendo?
Que livro maravilhoso! Você viaja com a história encantadora da eterna luta entre o bem e o mal. O único problema nisso tudo é que você nunca sabe quem é realmente do bem e quem é do mal. Não vejo a hora de sair o quinto livro, pois esse não teve o final concluído só pra deixar a gente enlouquecido. Vale a pena ler. Super recomendo.
kimperatriz 27/10/2020minha estante
Eu amo a série mas parece que nada dá certo com a Agatha ou a Sophie kkkk

Claudia 29/10/2020minha estante
Nem me fale.. Agora acabei os quatro e não sei quando sairá o quinto... ????

kimperatriz 29/10/2020minha estante
Eu não aguentei e estou em inglês, eles poderiam postar logo o 5 e 6 em português

Saori Malfoy 03/12/2023

?A Cobra se tornou o Leão e o Leão se tornou a Cobra.?
Finalmente, após seis meses de leitura, terminei este livro. Este foi o livro da saga no qual mais demorei para ler e não foi nem ressaca literária e sim porque comecei ler outros livros, foquei demais neles e acabei deixando a leitura deste livro de lado por um tempo, mas consegui terminar e posso dizer que de até o momento, este é meu livro favorito da saga! Enquanto anteriormente havia dito na resenha do terceiro livro que a saga tinha um padrão que estava começando a ficar chato e cansativo, este me surpreendeu muito por quebrar esse padrão! Na minha opinião, apesar de ter gostado dos três primeiros livros, acho que o tanto que eles reabriam as histórias ficava chato e repetitivo, enquanto neste livro, que se passa fora da escola, a história flui melhor e gostei ainda mais deste livro. Neste livro também notei uma grande evolução na escrita do autor, ele não enrolou na história, não voltou nos assuntos dos outros livros, mas a única que não notei muita diferença foi a evolução da Sophie porque ela continua insuportável e esperava uma melhora nas atitudes dela. Aquele final posso dizer que me deixou MUITO surpresa e é como diz o ditado, as aparências enganam, e muito! Estou muito ansiosa para saber como serão os próximos livros e o spin-off da saga!

Jess 25/06/2022

Preciso dizer que esse livro foi mais do que eu estava esperando, pois o final do anterior foi tão bom que fiquei com medo do que aconteceria em seguida.

O que me incomoda é que todos os personagens se tornaram terrivelmente burros. Eles não eram muito inteligentes para perceberem as coisas, mas nesse livro foi chocante a forma como eles agiram. Não consigo nem defender. E admito que até a metade eu também fiquei confusa e criando muitas teorias, mas depois fui percebendo a forma óbvia como um certo personagem se relacionava com os outros principais... então não tive mais dúvidas.

Mas eu gostei dessa nova história e estou curiosa para saber como irá terminar.

Isadora 14/07/2023

Final chocante e incrível ?
Quarto livro da saga finalizado! O melhor até o momentoo, demorei um pouquinho para terminar pois andava bem ocupada, a leitura não flui tanto e tô numa ressaca literária ?.

A história começa com a Sophie sendo a Reitora do Mal, mudando a visão de todos sobre o Mal e melhorando a Escola. Ao mesmo tempo que o Coven estava tentando encontrar um novo diretor para ambas as escolas.
É mostrado a vida de Agatha e Tedros em Camelot, com a relação deles bem complicada e Tedros passando vergonha na coroação. Com isso, a Reitora Dovey percebe que todos estão falhando em suas missões e acaba convocando algumas pessoas para uma missão, entre elas estão: Nicola, Hort, Sophie, Agatha, Bogden e Willan.
A partir dessa missão gera todo o caos e confusões do livro, porque todas essas falhas nas missões tem a ver com uma tal Cobra que quer tirar o trono de Tedros, segundo uma lenda de Camelot. Esse é o novo vilão!!

Recomendo super esse livro!! Quero ler os dois últimos seguidos agora, para ter uma conclusão dessa saga. Vamos ver se minha ressaca literária vai gostar disso ????

Bia 26/11/2022

Esse livro aqui é pura emoção. Eu lembro de quando eu descobri que tinha um livro quatro, e a série na verdade não acabava no terceiro, eu fiquei maluca pra ler. Eu não acho que era realmente necessária essa continuação, porque pra mim o autor fechou bastante bem a primeira trilogia, com um final digno e bem concluído. Mas eu não vou reclamar dele ter escrito mais. Esse volume, além da abertura que deixa com um grande potencial pros próximos, é incrível, e dá um desenvolvimento admirável pro universo, pros personagens e pra história.

Eu surtei bastante lendo, acho impressionante como o Soman sempre consegue prender a gente na narrativa tão facilmente, com muitos momentos eletrizantes e tensos e que deixam sem vontade de largar o livro. Esse quarto volume traz um enredo cativante e vários plots twists surpreendentes e emocionantes, que me deixavam cada vez mais curiosa pra descobrir e entender tudo.

Outra coisa, que eu percebi que sempre falo nas resenhas dessa série, mas é algo que pra mim parece que tá presente em todos os livros, é o desenvolvimento dos personagens. Mesmo que a gente já conheça bem eles a três livros, o autor sempre consegue desenvolver eles um pouquinho mais, trabalhando os sentimentos, as inseguranças e os problemas de cada um ao longo da história.

Além disso, eu adorei os novos personagens, que são carismáticos e dão mais um toque especial pra narrativa. Gostei muito dos pontos de vista diferentes, porque, além de dar a oportunidade da gente ver a história pelos olhos de outros personagens, também dá uma perspectiva maior da história, a gente vai recolhendo informações e juntando os acontecimentos de cada um e só deixa tudo mais emocionante.

Enfim, esse livro tem uma construção de enredo incrível, um desenvolvimento muito bom dos personagens e do universo, e momentos empolgantes e tocantes. Gostei muito, acho que essa segunda parte da série de Escola do Bem e do Mal começou já super bem e com grande potencial pro resto.

Eshinha 15/01/2024

A resenha que eu tinha esquecido de marcar kkk
Este livro é muito bom, acho que a partir dele a história começou a ser mais organizada, cada personagem com seu capítulo e tal, achei engraçado que esse foi o primeiro livro da saga que começou com a Aghata!
Meu coração se apertou no final quando percebi que Sophie ainda não achou o amor verdadeiro, que toda vez que ela acha que encontrou, ou é uma pessoa maligna como Rafal, ou alguém tentando usá-la, como Rhian, mas também acho que ela perdeu a oportunidade de amor, já que quando alguém amou-a de todo coração com sinceridade como Hort, ela jogou fora...
No final eu estava certa sobre minhas teorias sobre Rhian e agora só falta saber o que lady Gramlaine fez.
Eu fiquei meio em choque quando vi a Cobra viva, mas bem, já era de se imaginar.
Sobre o mistério de Escalibur, certa vez Rafal disse que ela é tão poderosa que consegue reconhecer seus aliados, então se Tedros foi o aliado dela durante tanto tempo, por que ela escolheu Rhian?? Tá, ok, ele pode ser o filho mais velho de Arthur, mas isso não muda o fato dele ser um malvado traidor, e a Escalibur a maior arma do bem.
Tedros será que é tão difícil entender que vc só tem que desenterrar seu pai? Só isso. Não há mistério algum.
Nicola nunca pensei que gostaria de você, mas vc se mostrou uma garota inteligente, forte, sábia, compreensiva e uma ótima amiga para se confiar!
Aghata vc é a última esperança agora de salvar seus amigos, estou torcendo por vc. Garota vc tem que entender que vc é linda, não importa o que os outros digam! Falando nisso, o que eu acho estranho sobre isso, Aghata no primeiro livro da saga, pediu a sua fada madrinha que fosse bonita e derrepente todos começaram a ver só beleza nela, quase irreconhecível, não por sua aparência, mas pelo seu caráter que refletia nela, mas não significa que ela tenha tenha que ter sempre cabelos engordurados, já que ela os lava, ela não precisa ter lábios rachados e se vestir com roupas que as pessoas pensam que é de uma bruxa, e uma pergunta, por que o cabelo dela não cresce? Enfim, ela não pode deixa-lo crescer, para ter o cabelo parecendo um capacete! Isso realmente é estranho, como o cabelo dela não cresce, todo cabelo cresce e não está escrito em nenhuma parte que ela cortou de novo e de novo! Por mais que Aghata não tenha uma aparência tão atraente, não significa que ela não possa se cuidar, não precisa ser como Sophie é claro, já que isso é mais coisa dela kkk! Mas eu nunca vou deixar de gostar de Aghata do jeito que ela é, uma das minhas personagens favoritas!!

Aly 09/01/2022

Melhorou, esse realmente melhorou. Os outros me tiraram total a expectativa, esse foi melhor que os outros, achei o plot melhor.

Mas como sempre, coisas mal desenvolvidas, e achei durante o livro todo que queria desistir, só melhorou no fim!

Bianca.Bugari 12/07/2023

O melhor da série até agora
O melhor livro da série até agora!
Cheio de ação, de ensinamentos e, principalmente, a descoberta de como é se tornar adulto! A responsabilidade vem, você precisa provar que é capaz de agir, senão alguém vai se mostrar mais capaz de usufruir da sua posição.

O final desse livro me deixou em choque de ouro ódio! Que ódio da Agatha, do Tedros e de todo mundo! Preciso pegar o próximo ainda hoje, não é possível, eles precisam resolver essa situação!

CarolDamaso 05/06/2021

"É realmente mentira se alguém não quiser enxergar a verdade?" Lancelot
Uma nova era, um novo vilão, algo muito acima do Bem e do Mal está chegando, e você precisa estar preparado....
Neste livro, seis meses após a "coroação" de Tedros e a derrota do Diretor da Escola, vemos os nossos personagens seguindo suas missões determinadas por seus Reitores, cada um em um canto da Floresta. Porém, como nada são flores, principalmente nessa série, as missões começam a ser sabotadas em todos os quatro cantos da Floresta sem Fim. Um novo inimigo, que se denomina "A Cobra" quer roubar o trono de Tedros e inverter Verdade com Mentira e Mentira com Verdade. Os nossos protagonistas, agora com a ajuda de um coroinha chamado William, um aluno do primeiro ano do Mal chamado Bodgen e uma aluna do primeiro ano chamada Nicola vão tentar impedir esse vilão de destruir todo o Mundo dos Contos de Fadas e trazer a paz de volta.
Não vou mentir, relendo, depois de mais de seis meses, o começo me deixou CANSADA mais depois entra nos trilhos e começa a ficar legal. Gostaria que tivessem explorado mais o Bodgen e o William, eles viram super amigos e eu ainda desconfio que tenha rolado alguma coisa mais romântica entre os dois SIM. A Nicola é uma personagem muito boa, o arco de construção dela é muito bom também, e a inteligência dela é uma coisa SENSACIONAL, ela salvou geral, sem ela, todo mundo ia morrer muito antes de chegar na página 100, além dela representar quase todos os leitores se vissem e conhecessem os personagens que leram sobre e chegassem a ter um relacionamento com eles. Tedros lerdíssimo como sempre, esse menino não sabe em quem confiar, sinceramente, ele já confia em todo mundo em um, dois, três, cara! Sophie, caidinha em todo mundo como sempre, no Hort nada né queridona? EU QUERO VOCÊS CASADOS, ENTENDAM. Falando sobre casais e shipps, principalmente os que não são canon, então a mente da fanfiqueira tem que trabalhar, AAAAAAAAAAAAAA minha nossa senhora da abobrinha!!!! Eu não tinha percebido antes, mais tem uma cena da Hester e da Anadil, que eu não sei como carambolas eu não percebi antes, que tem indícios fortíssimos do surgimento de um possível casal, e esse foi o motivo de meu colapso. EU PRECISO DELAS JUNTAS SENHOR AMADO. Se alguma coisa acontecer com a Guinevere no quinto ou sexto livro, eu vou chorar, e não vai ser pouco, ela é uma das melhores personagens, e eu quero ela VIVA.
Um dos motivos pelos quais eu achei esse livro tão bom, é que tem muitas reflexões que fazem você olhar pro teto horas e horas pensando no que aquilo quer dizer. Esse livro mostra, de uma forma fictícia e interessante o quão a verdade é manipulável e variante. Sempre haverão dois lados de uma mesma moeda, e esse livro mostra isso de um jeito muito bom.
Eu não tenho ideia do que esperar para o próximo, muitas merdas e surtos pelo visto, preciso de mais Horphie e Hestadil na minha mesa pra ontem e estou com as expectativas lá no alto.
Até a próxima resenha!
Giovana 31/07/2021minha estante
Ai se a Sophie não quer hort pra ela eu quero
Eu tô tendo um treco de pq eles ainda não tão juntos eu shippo eles tanto AAAAAAAAA

CarolDamaso 31/07/2021minha estante
Ai amg, eles são tudinho, espera mais um pouco pq aí vc vai ter mimos de mais casais, surto! Hort e Sophie tão custando pra ficar juntos, mesmo nesse último livro, espero q eles fiquem juntos hehehe

tete 21/04/2021minha estante
tava querendo ler mt esse livro
vale a pena??

Loba Literária 31/08/2021

Zero surpresas
Eu estava animada com a leitura, já que fui reler os três primeiros livros, que li em 2014/2015, por causa do filme que vem aí e pra finalmente terminar a série. E que surpresa foi esse 4º livro, que me deixou com sentimentos conflitantes.

Pra começo de conversa, acho que esse livro deveria ser considerado o 1º livro de uma nova trilogia (o que é, na teoria), ao invés de uma simples continuação. A vibe da história muda muito - deixamos a Escola, o Diretor está morto, e tudo é voltado a Camelot.

Uma coisa que gostei do livro foi que cada capítulo acompanha um personagem específico. Adorei ver mais do ponto de vista do Hort.

Fiquei muito chocada com essa edição, porque a tradução e a revisão deixaram a desejar, o que não senti no primeiro livro (li o 2º e o 3º em inglês). Fora essa capa horrorosa, que não condiz com quase nada da história e na qual a Agatha parece o Smeagol.

O livro foi super previsível, e fiquei só esperando os plot twists acontecerem logo de uma vez, porque estava cansada de ter que ficar esperando o raciocínio dos personagens se alinhar com o meu, que estava a anos luz de tudo. Outra falha foi que Tedros continua sendo um chato de galocha e, apesar de eu querer muito aproveitar o romance, ele e Agatha só brigam e ele em si não me faz torcer por ele.

É uma pena; adoro a escrita do Chainani e li o livro em dois dias. Mas sinto falta da Escola do Bem e do Mal, das aulas e das tretas. Nunca liguei para Tedros ou Camelot o suficiente para aproveitar de fato essa nova trama. Claro, vou ler as continuações, mas com bem menos animação, considerando ainda esses personagens que passaram o livro inteiro tão distantes um do outro.

Camila 07/01/2023

Escola do bem e do mal 4
Muito bom.Quarto livro da série, e Como o sempre Soman Chainani arrasou na escrita e no enredo meticuloso do livro.
Ao longo do livro vão surgindo problemas e os personagens resolvem alguns, e logo depois aparece uma tonelada de conflitos e confusões kkk.
O final do livro me deixou muito surpresa,não esperava por isso.Entrei em um paradoxo pra minha cabeça ajeitar e raciocinar o que tinha acontecido.
?povo?guerras?traições?segredos?mortes?sangue?

+12

mædu 16/08/2021

O livro é bom mas a leitura não me prendeu, apesar disso gostei da dinâmica de cada capítulo ter um ponto de vista diferente dos personagens!
Tedros e Agatha estão com problemas, Camelot está em caos. Com a coração, o casamento prestes acontecer. Tedros tendo que enfrentar seus próprios demônios e Agatha sempre tentando fazer de tudo pra ajudá-lo. Enquanto isso, Sophie foi nomeada como nova reitora do mal e também causa diversos problemas na escola.
Um novo vilão está à solta e Storian está escrevendo uma nova história, esse misterioso vilão tem como objetivo roubar o trono de Tedros. Logo, Agatha, Sophie, Hort, As Bruxas, Nicola, William e Bodgen saem em uma missão a fundo de descobrir a identidade desse novo vilão e o motivo de estar caçando seus amigos, alunos da escola.
Bom, eu esperava mais desse livro, sem contar na dramatização e mortes desnecessárias...
Assim como nos outros livros, sempre acontece algo chocante no final, fazendo com o que você seja obrigado a ler a continuação.

M.A. 26/08/2021

PQP OQUE ACONTECEU NESSE FINAL??
Recomendo a saga toda de Escola do hem e do Mal para quem aguenta um pouco de romance e melação. A história é muito boa, os personagens são muito bem feitos e da para entender cada ponto de vista direitinho.

Esse é meu livro favorito dos 4 que eu li até agora. Tem romance em uma dose suportável, nenhum dos personagens está muito desesperado por nada em particular, a não ser sobreviver.

Achei a Sophie bem tranquilona nesse livro. Assim como a Agatha. As duas foram bem fodonas. Não gostei do Leão logo de cara, seédoido. O Tedros tá chato como sempre, não esperem muita coisa dele. Esse menino precisa de uma terapia. Só achei meio mancada o tanto que esculacharam ele nesse livro.

Cara, muito bom, o plot do final foi um máximo. Contando os dias para ler o 5° livro.
Tchau e valeu por ler até aqui ?
Giovanna773 30/11/2021minha estante
Ele n precisa de uma namorada, o q ele precisa é pais presentes e terapia.