Water for Elephants

Water for Elephants Sara Gruen

Resenhas - Water for Elephants

júlia 20/07/2021

first of may
Faz tanto tempo que eu comprei esse livro no Berinjela, ficou tanto tempo na estante que eu nunca imaginei que ia gostar tanto dessa história. É muito diferente ler sobre um circo, e ler alguma coisa que fale sobre elefantes me deixa toda sentimental kkkkk não consigo nem assistir Dumbo. Mas esse livro me cativou de um jeito diferente, eu amei muito, e a nota final da autora foi a cereja do bolo. perfeito. ??

Yngrid Borges 30/09/2019

Jacob Jankowski é um idoso em um asilo que relembra a história de sua vida.
O que mais me encanta nesse livro são os capítulos intercalados entre lembranças e sua vida atualmente. Me fez querer não parar de ler para descobrir como terminaria. O livro é instigante, e de fácil vocabulário. Comecei a ler pra treinar e me vi envolta numa história que nem a língua seria uma barreira.

Mica 29/06/2022

"The whole thing's illusion, [Jacob], and there's nothing wrong with that. It's what people want from us. It's what they expect."

Review on reading.with.mica

Gabriela Araujo 17/11/2013

Resenha postada no blog Equalize da Leitura.

O livro se passa na época da depressão e é contado pelo personagem principal Jacob Jancowsky em seus 93 anos. Ele se encontra em um asilo nessa idade, e preso em um círculo ocioso e monótono que acaba se tornando a casa de repouso, se pega recordando de sua juventude e de como aos 23 anos, tendo a vida virada de cabeça para baixo, termina em meio ao circo Os Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra.

Jacob estudava seu último ano de veterinária na Universidade de Cornell e durante um de seus exames finais, é surpreendido com a notícia de que seus pais, e única família, morreram em um terrível acidente de carro. Isso em si, já é ruim o suficiente e um Jacob apático ainda recebe a informação adicional que seu pai apenas lhe deixara dívidas por ter se empenhado em cuidar de animais gratuitamente – sendo um veterinário da mesma forma – e que tivera de hipotecar a casa para custear a sua faculdade.

É ou não uma verdadeira piada do destino com a vida de uma pessoa? Em poucas horas, tudo o que ele tinha despencara diante de seus olhos para no segundo seguinte, ele se ver completamente sem nada: sem família, sem dinheiro, sem emprego, sem casa. Na mesma noite do fatídico dia, sem ter mais opções ou alguma opção no geral, ele saiu perambulando pelas ruas escuras e sombrias – leve toque dramático grátis.

Eis que, assim por obra do destino, ele se vê diante a uma linha de trem. E eis que mais ainda, não é que um trem vinha ao longe como se a solução caída do céu? Claro que pessoas em circunstâncias casuais e com o psicológico o mais perto de sadio nunca pensaria na opção: “Que vontade de pular num trem!” Mas não estávamos falando de uma pessoa assim. O que ele teria a perder afinal? Foi o instinto que lhe impulsionou; ele não estava pensando, e muito menos tinha consciência de que essa decisão mudaria sua vida para sempre.

A recepção dos três primeiros homens que ele encontrou no trem foi um tanto assustadora, mas ele acabou se saindo bem. Sendo levado mais tarde a encontro dos “chefões” responsáveis pelo espetáculo, - já tendo se recuperado do susto de ter pulado em um trem de circo – ele clama por emprego. Claro que naquela época, um trabalho já não era fácil, e a única razão de ele ter o conseguido foi devido a seu quase diploma de veterinária na faculdade, que era conceituada. Eles estavam urgentemente precisando de alguém para cuidar dos animais, e estranhamente, caíra alguém de pára-quedas em seu território.

Jacob vai passar por experiências únicas e inesquecíveis, descobrindo que o mundo do circo é muito mais mágico do que se poderia imaginar. A descrição de cada detalhe é incrível, e é como se a imagem passasse por sua mente com clareza. Nem tudo são flores, no entanto. August o treinador de animais, fica responsável por mostrar como funcionam as coisas ali a Jacob, e logo cria “afeição” pelo veterinário.

E enquanto isso, Jacob cria afeição pela mulher dele, Marlena. É verdade, esse homem gosta de desafiar o perigo, não é? Seu colega Walter, logo o informa que o lance com a mulher do chefe era outro: não falar com ela, não olhar para ela. O que era particularmente difícil já que a dita cuja era uma mulher atraente e que chamava atenção.

Jacob ficara encantado pelo lindo número que ela fazia com seus cavalos no show, e fatos do cotidiano fazem com que eles se aproximem cada vez mais sem perceber. Isto não passa despercebido pelos olhos atentos de August, que mais tarde acaba sendo revelado como tendo um tipo perigoso de esquizofrenia.

Ocasionalmente, a chegada da elefanta Rosie, inicialmente maltratada por August, dá uma nova cara ao espetáculo. Jacob se apega absurdamente a elefanta e algumas cenas entre ele, Rosie e Marlena são lindas de se ler, e provavelmente serão lindas de se ver. A história é cheia de altos e baixos, reviravoltas e surpresas! E no meio disso tudo, ainda há no livro trechos da atualidade – acontecimentos com o Jacob de 93 anos no asilo.

Eu sei o que devem estar pensando “Trechos sobre a vida um velho?Argh. ” Mas acreditem em mim, é realmente bom. Particularmente, adoooro estes trechos. O Jacob idoso é simplesmente hilário. E o final foi uma das minhas partes prediletas. O livro é mágico para quem tem uma imaginação fértil, por que consegue visualizar os números do circo perfeitamente. Ele tem esse pseudo romance proibido ameaçado por alguém realmente intimidador em volta as mudanças que acontecem na vida do personagem: Perdas, surpresas e a descoberta de um bonito sentimento.

Pode ser chato na opinião de alguns, e acredito realmente que eu ler o livro pensando no rostinho do Rob deve ter contribuído para o meu julgamento, maaaas... Vale a pena conferir ainda sim! Eu, ao menos, não perdi o meu precioso e escasso tempo.

Ed 07/06/2014

Água para Elefantes
Li em inglês por querer praticar a leitura em inglês mesmo. Quis ler antes de assistir o filme e não me arrependo. É fofo, completo, simpático e elegante.

Alison 13/09/2020

Favorito da vida.
Simplesmente um dois melhores livros que já li, parece que a autora viveu exatamente naquela época e passou a vida viajando em circos. A maneira como ela descreve tudo detalhadamente, cada personagem bem aprofundado, da pra entender muito bem o que leva cada um a ter certas atitudes. Um ótimo livro pra te tirar da ressaca literária. E indico o filme também depois da leitura ;)

SocorroBaptista 16/01/2024

Amo romances históricos, e tenho um fascínio por espetáculos circenses. A soma destes dois elementos neste livro, além de uma trama bem elaborada, me prenderam do início ao fim. Amei o final, absolutamente fantástico. Recomendo demais!!