Romanov

Romanov Nadine Brandes

Resenhas - Romanov

Lauraa Machado 27/01/2020

Surpreendente e apaixonante!
Eu não esperava grande coisa desse livro, admito. Ele só tem pouco mais de trezentas páginas e, pela sinopse, fiquei esperando que o romance acabasse tomando conta da história e fizesse todo o resto parecer fútil. Não tinha como eu estar mais errada! Tem muita história nessas trezentas páginas, mas não a ponto de deixar o livro apressado! E o romance em nenhum momento toma o primeiro plano. Me apaixonei por ele antes da metade e gostei cada vez mais depois!

Anatasia começa narrando já do exílio que sofreu com sua família. Se você não sabe nenhum detalhe do que aconteceu com os Romanovs, deixe para pesquisar depois de ler. A autora manteve o que aconteceu de verdade o máximo possível, então já saber tira algumas surpresas! Toda a parte em que eles estão 'em cativeiro' poderia ter ficado bem chatinha. Ninguém gosta de ser refém, por que gostaria de ler sobre ser refém? Mas a autora conseguiu transmitir a tensão direitinho e não perdeu tempo ou deixou a história ficar entediante.

Pelo contrário, na verdade. A tensão fez as menores coisas tomarem proporções maiores, e foi aqui que o romance mais importou! É incrível como ela conseguiu fazer com que eu me importasse com os personagens em um nível tão profundo depois de tão poucas páginas! Cada pequeno gesto significava tanto! E o livro foi cheio de emoções, a tensão também intensificou as coisas ruins e devastadoras.

A segunda parte do livro tem bastante aventura, e eu não sei como a Anastasia não enlouqueceu durante tudo que aconteceu, sério! Eu não seria nem metade tão forte quanto ela! Foi lindo ver sua lealdade à sua família, e sua inteligência também! É tão difícil encontrar uma protagonista competente, mas humana, e que não seja bajulada constantemente pelos outros.

Toda a conexão dela com sua família é maravilhosa, aliás, principalmente a relação dela com o irmão, o pai e a Maria. Também gostei da química dela com Zash, apesar de que poderia ter sido bem mais forte. Achei que ficou crível como está. Outra questão bacana da história é a magia, como funcionam os feitiços etc. Eu adoraria que tivesse uma continuação, mas ao mesmo tempo acho que tudo aqui foi na medida e tenho medo de que estragasse se a autora tentasse prolongar a história.

E a última coisa que eu preciso elogiar é a escrita da Nadine Brandes. Maravilhosa, desde o começo. Em nenhum momento ela parece tentar impressionar ou deixar poético demais, mas ela tem um jeito natural com as palavras que deixa até frases simples bonitas! Nada é explicado, tudo é descrito e demonstrado, e o ritmo da leitura foi ideal! Vou atrás dos outros livros dela o quanto antes!

Recomendo Romanov completamente, que entrou logo para meus favoritos e sempre terá um lugar especial no meu coração e na minha estante!

laura 07/02/2022

eu não tinha muitas expectativas para esse livro, confesso que só quis ler por ter achado a capa bonita, mas ele foi pior do que imaginava.
lendo a sinopse pensei que iríamos começar logo depois da morte da família Romanov ou que isso aconteceria nos primeiros 5 capítulos, mas não, foram mais de 50% do livro para que isso acontecesse. O pior é se esse tempo tivesse sido usado para explicar a questão da magia do universo, que era a parte mais interessante do livro, não teria achado ruim, porém em vez disso tivemos diversas cenas que não agregaram em nada na história. Vamos ter algumas informações sobre a magia só no fim do livro, mas nada é muito bem explicado, as cenas vão acontecendo e você tem que aceitar por não saber como aquilo funciona no mundo.
Além disso, nenhum personagem tem carisma, nem desenvolvimento, o casal então não tem nenhuma química e toda cena deles ficava entediada.
A história tinha muito potencial, mas se perdeu logo no começo.

Heloisa.Alexandre 24/04/2022

Er, ok né
? Romanov era uma daquelas histórias que eu esperava que seria uma ficção histórica emocionante, dado que a história rondaria a última dinastia do Império Russo, Romanov, durante a Revolução Russa. Mas não foi isso que encontrei aqui.

? A protagonista Anastásia "Nastya" é cativante e inocente. É fácil nos apegarmos a ela e ao Alexei também. Mas quanto aos outros personagens, não me apeguei a momento algum.

? Sabendo que é uma ficção histórica, eu já sabia que haveria mudanças que não fosse 100% fiel a história. Porém, a autora tinha a faca e o queijo na mão para desenvolver um excelente enredo e simplesmente, desperdiçou uma ótima oportunidade.

? O início e o meio são legais, meio mornos, mas legais ainda assim. Mas o final foi uma total decepção! Eu acho que a autora não soube o que fazer com o plot que ela mesmo construiu e apresentou uma consequência desse plot, corrida, mal desenvolvida e completamente ruim.

? No geral a história tinha muito potencial, infelizmente desperdiçado, mas gostei da protagonista e do Alexei. O início e o meio também me fizeram deixar a nota como está. Mas uma série de más escolhas da autora, foram o suficiente para ser uma decepção.

Vanessa.Issa 09/12/2018

Thanks to Thomas Nelson for the ARC!

"Romanov" é sobre até onde você iria para proteger quem ama. É sobre família, perdão e esperança.

Eu honestamente não conheço muito a história da Russia, mas sei da família Romanov. Achei que seria interessante ler um livro de fantasia inspirado por eles. Fiquei curiosa para saber como a autora iria misturar fatos reais com elementos mágicos, criando sua própria versão da vida deles.

Devo dizer que ainda não é meu gênero preferido. As partes mágicas me pareceram um pouco confusas, não pude entender muito bem as regras, mas gostei. Acredito que o público jovem vai gostar bastante.

nina 09/02/2022

BEM NO MEIO TERMO
Eu sou completamente apaixonada pelo filme Anastasia de 1997, então quando eu fiquei sabendo desse livro eu tinha certeza que iria amar. Infelizmente, eu estava errada.

Pela sinopse você pode deduzir que, assim como o filme, a história seria basicamente uma "fanfic" da história dos Romanov. Bom, sim e não. Metade desse livro descreve o exílio da família de um jeito até que bem realístico. Exceto pelo fato de que nesse livro existe magia e "feiticeiros", a maioria das coisas que são descritas ali realmente aconteceram. A outra metade do livro (que, honestamente, eu esperava que aconteceria BEM mais cedo) dai sim é fictícia.

O problema para mim é que o livro não cumpre nenhuma das propostas. Ele não é realístico o suficiente para ser uma biografia, nem interessante o suficiente para ser um "reconto". Por causa disso, eu não consegui aproveitar o livro. Eu não consegui levar ele a sério o suficiente para sentir que estava aprendendo sobre fatos históricos, e achei ele parado demais, sem graça demais, para ficar animada com as partes irreais.

Achei os personagens muito chatos e fiquei com raiva de ter começado a julgar figuras históricas por causa desse livro. A parte da magia achei mal explicada, as coisas aconteciam e você só tinha que aceitar que era assim que a magia funcionava. E o romance, que às vezes me comove mesmo em livros ruins, achei muito sem graça. Eu realmente não me importava com o que iria acontecer entre os dois. Também achava muito engraçado que os personagens constantemente falavam coisas egoístas mas depois pagavam de super humildes e altruístas.

Enfim, terminei o livro e vou reassistir a animação. Não é um filme perfeito mas pelo menos ele cumpre a proposta da fanfic.