Avante, soldados: para trás

Avante, soldados: para trás Deonísio da Silva

Resenhas - Avante, Soldados: Para Trás

Bruna 02/04/2011

Esse livro chamou minha atenção, inicialmente, pelo comentário de Saramago em sua contracapa. Quando soube, então, que era um romance ambientado na guerra do Paraguai, meu interesse aumentou.

É uma história bem levezinha, de leitura rápida e prazerosa que, além de tudo, traz várias informações verídicas da guerra. Apresenta um panorama, camuflado, simples e crítico tanto da situação geopolítica da época como da guerra em si.

Infelizmente, há alguns erros ortográficos e regenciais na narrativa, mas nada que impeça a história de ser apreciada. Recomendo o livro até a quem não gosta de romances históricos, como entretenimento.

DouglasPires 09/07/2017

Leitura rápida e fácil
Vale

Gustavo Rafhael 19/11/2021

Um romance histórico ambientado na Guerra do Paraguai, de cara isso foi o que me fez querer ler esse livro.
O livro é bem curto e de fácil leitura. Uma mescla de personagens reais e fictícios que trazem um pouco do que foram aqueles dias de batalhas infernais, seja contra os paraguaios, a fome, as intempéries, o terreno e o cólera. Mas que também foram dias de amores ardentes, debandadas, despedidas, etc.