Sherlock Holmes - Volume 3

Sherlock Holmes - Volume 3 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Helaina 13/09/2022

Cada vez que eu termino de ler um desses volumes eu sinto uma emoção agridoce
Não sei se todos vocês sabem, mas Conan Doyle tentou matar Sherlock Holmes e assim concluir suas aventuras, mas por pressão dos fãs acabou voltando atrás e trazendo o detetive de volta à ativa.

Notei certa diferença na escrita depois dessa tentativa do autor de não escrever mais sobre o detetive, algo muito sutil que nem sei descrever o que é, mas acho que foi só impressão. A qualidade das histórias continua a mesma.

Logo de início fui surpreendida com mais uma daquelas coincidências entre a minha fanfic e os originais de Conan Doyle (lembrando que eu escrevi antes de ler os livros). O sobrenome da minha personagem principal, escolhido por Mycroft quando ela precisou de uma nova identidade, está no índice de biografias de Sherlock Holmes, na letra M, e a descrição do detetive sobre o sujeito é "o envenenador". Minha personagem foi envenenada, por uma pessoa da família. Impossível sobrenome mais apropriado em uma fanfic de Sherlock. Não estou sabendo lidar com essas coincidências! Já tô com vontade de ver se a minha árvore genealógica cruza com a do Conan Doyle em algum ponto...

"Já que é moralmente justificável, tenho de considerar apenas a questão do risco pessoal. Com certeza um cavalheiro não pode se preocupar muito com isso, quando uma dama precisa desesperadamente da ajuda dele, certo?" P. 160

Com a leitura aprendi a ver as pistas quase que da mesma maneira que Sherlock Holmes, mas nem de longe tenho a mesma eficiência dele para solucionar os mistérios. Na minha “nada humilde opinião”, como dizia Dumbledore, acho que meu raciocínio e o dele funcionam de forma semelhante. Por isso conseguimos ver coisas que os outros ignoram, e nos entediar com facilidade.

E também deixar as pessoas irritadas com certa frequência... Gostaria de ter a oportunidade de trabalhar como ajudante do detetive para colocar minhas habilidades à prova.

"Holmes sorriu. Ele sempre se emocionava com uma admiração sincera, a característica de um verdadeiro artista." P.319

Em um dos contos (não vou falar o título para não ser spoiler) há uma ação inesperada de Holmes e seu amigo Doutor Watson, sempre tão prontos para ajudar a polícia a prender os criminosos. A dupla presencia um assassinato e simplesmente finge que não viu o que aconteceu.

Na verdade, o doutor Watson quase interfere, mas é impedido por Sherlock enquanto os dois acompanham tudo do esconderijo onde estão. Há testemunhas inclusive que veem os dois fugindo da cena, mas Sherlock Holmes não tem qualquer problema em mentir para o detetive Lestrade o fazendo acreditar que a descrição que ele tem dos suspeitos não é boa e se recusando a ajudar no caso. Mas eles tiveram um motivo para fazer isso, e eu não vou julgar a atitude deles.

Com o livro de contos finalizado, minha intenção era ler outra obra antes de continuar, mas falhei miseravelmente. A pausa só serviu para me torturar e me deixar com saudade do doutor Watson, meu narrador favorito por quem sou apaixonada desde ‘Um estudo em Vermelho’. E é claro que eu senti saudade do Sherlock também!

"Era nessas ocasiões que ele deixava por um instante de ser uma máquina de raciocínio e traía sua paixão humana por admiração e aplauso." P. 188

O último livro desse volume é o romance ‘O Vale do Medo’. Assim como no que eu acabei de citar, aqui também tem uma história à parte dentro da trama principal com a vida anterior dos personagens. O recurso é interessante, mas comecei a achar um pouco longo e cansativo, até o plot twist. Simplesmente AMEI o desfecho.

Eu recomendo esse volume para aquelas pessoas que estão em dúvida se querem ler contos ou um romance completo, pois aqui têm os dois estilos literários. E aquelas que gostam de tramas intrincadas de mistério também irão gostar.

"Quando me virei novamente, Sherlock Holmes estava sorrindo para mim, do outro lado da minha mesa. Levantei-me, encarei-o por alguns segundos com total espanto, e depois parece que desmaiei pela primeira e última vez na minha vida." P. 13

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2022/08/resenha-obra-completa-de-sherlock.html

Stela Nowakovski 01/09/2022

Sherlock está de volta!
A angustia que ficou no leitor após o final do segundo volume, acaba neste terceiro livro. Nosso detetive está de volta!
O romance incluso no final, é o que mais prende a leitura. Os contos começam a ficar repetitivos, ainda são memoráveis, mas não tem o mesmo brilho. Ao longa da jornada, se percebe, na minha opinião, que as soluções saltam do nada ou aconteceram anos antes e o leitor não consegue acompanhar.
Sherlock Holmes continua um detetive incrível, a escrita do autor mantém a qualidade como é visto no "O Vale do Medo", mas os contos deixam um pouco a desejar.

Vanessa.Rafaela 02/08/2022

Sherlock Holmes vol 3.
Gosto muito dos contos de Sherlock, mas pra ler em certa quantidade, depois de um tempo acaba ficando maçante e deixando a leitura preguiçosa.
Levei um bom tempo para finalizar por conta disso, mas esperando ansiosamente pelo conto principal, que de início não estava me agradando muito, porém o final me surpreendeu, tendo um plot Twist incrível.
Agr preciso dar um tempo e ler todo o tipo de fantasia possível para depois ler o vol 4.

Deixo minha recomendação.

Ana 31/05/2022

De ressaca.
Oq eu tenho a dizer é...Nossa! Como sempre, uma leitura fácil, envolvente, cheia de mistério e soluções q nos encabulam. Não tem como não gostar do livro. Até os títulos dos casos são bem escritos. Eu tenho muuuita dificuldade em escrever títulos, e admiro quem faz isso tão bem. Doyle já está na lista dos meus autores preferidos. O Vale do Medo foi P-E-R-F-E-I-T-O, q plot twist meus amigos. Deixa a gente de queixo caído. Mergulhei tão fundo nessa história q me senti dentro dela. Eu amei e odiei o personagem do "Jack" várias vezes. Na lista dos meus casos favoritos do Sherlock, o 1° é Um Estudo em vermelho, e o 2° O Vale do Medo. Vamos ver se essas posições não vão mudar com a leitura do próximo livro. Já tô criando expectativa desde agora, pq não tem como imaginar q será ruim. Só vejo q vai ser tão bom ou mais q outros. Sim, eu crio mta expectativa sempre. São tantos nós q vamos desfazendo de acordo com cada pista e fato apresentado q quase consigo resolver o mistério. Estou desolvendo as habilidades de dedução de Holmes, fico praticando observando as pessoas na rua. Quem sabe não vire uma detetive?! Kkk sqn Estou com uma tremenda ressaca dps dessa leitura. Queria q meus amigos próximos lessem para discutirmos. Porém, não se pode ter tudo neh.

Sara.Deniz 23/05/2022

Foi uma leitura bem arrastada mas não julgo depois de ler 3 livros de um mesmo personagem fica meio cansativo ?

LuluMartins 18/05/2022

As histórias do melhor detetive dos indescritíveis, particularmente prefiro os romances, e o volume 3 é em sua maioria contos! Mas sem sombra de dúvidas as histórias são maravilhosas!

Lilian 09/05/2022

Sherlock Holmes.
Que leitura suave, mesmo com caráter investigativo, com estórias de conteúdo denso, a leitura é leve. Não sei se a culpa é do autor ou do tradutor mais há muita leveza nesse compilado. Definitivamente, ótima aquisição, excelente leitura recomendo demais.

Luana1648 23/04/2022

Adorei
Como sempre os contos são maravilhosos, a leitura flui tão bem que vc nem percebe que ja leu bastante!!

Gladstonier 30/03/2022

Nunca decepciona
Livro muito bom, a última história foi fantástica. A única crítica é à coleção que não respeitou a cronologia da história. Mas indico demais.

Gabi 07/03/2022

Pega de surpresa...
Quanto aos contos, são bons, eu sempre gosto, por mais que alguns sejam parecidos com outros, sempre me agradam.
Sobre o romance O Vale do medo, a primeira parte foi bem interessante, mas a segunda estava muito chata, pensei que iria odiar, mas o final me surpreendeu. Talvez não seja nada de mais pra muitas pessoas, mas eu realmente não espera aquilo, já havia pensando em outro final bem diferente...
Então esse último capítulo foi um dos melhores. Não é um dos melhores na minha opinião, mas esse final foi muito bom...

Matheus1102 21/01/2022

Faltando uma hora pro meu niver, eu finalmente terminei??
Meus amores, mais um do box, o 3/4 ele trouxe muitos casos, inclusive esse último, dos Scowrer, houve traição sim, houve lacre sim, e houve prisão, e cabeças rolaram, mas o que importa, é que acabou mais um amores ????

Larissa.Guimaraes 19/01/2022

Mais aventuras
Sou suspeita para comentar sobre Sherlock porque é e sempre foi meu xodó, já tinha lido o Vale do medo mas me encantei com os outros contos e me achei demais quando desvendei uns dois casos antes dele apresentar a conclusão, gostei especialmente do caso dos 3 estudantes

starnubiss 05/01/2022

Ah, Sherlock Holmes, como sou suspeita para falar sobre essa saga.

Amei cada detalhe da história e fiquei muito feliz em cada história narrada pelo Watson. Não poderia querer menos, ainda nais com todos os acontecimentos do livro anterior que o Arthur atendeu ao público e voltou atrás, mas que coisa maravilhosa!!!

Não sei o que dizer a não ser, leiam, se mergulhem nesse mundo de mistérios e coisas que nem mesmo John Watson sabia descrever e acredite, vale cada palavra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6