A Conturbada História das Bibliotecas

A Conturbada História das Bibliotecas Matthew Battles

Resenhas - A Conturbada História das Bibliotecas

Claire Scorzi 19/04/2009

Exilados no inferno
Todas as profissões têm seus traidores, todas têm seus anjos. Em "A Conturbada História das Bibliotecas" de Mathew Battles, leio sobre os bibliotecários alemães que, durante o período nazista, colaboraram com o sistema (inclusive compilando listas de autores que deveriam ser censurados); e também leio sobre os heróis anônimos, como o bibliotecário Hermann Kruk que, entre 1942 e 1943, administrou uma biblioteca no gueto de Vilna. Conta-nos Battles:
Enquanto lutavam para organizar um catálogo de fichas, Kruk e seus colegas puderam encontrar momentos de paz, e até mesmo de alegria, em meio aos livros. Em seu relatório, Kruk tentou captar esses momentos.(...)O que emerge desses dados é um retrato daquilo que a leitura significou para os membros de uma comunidade exilada no inferno.( A Conturbada História das Bibliotecas, p. 175).
"Exilada no inferno" diz o autor. E prossegue contando-nos como, mesmo aos maiores horrores dos expurgos e execuções dos judeus em Vilna, a biblioteca registrou altos índices de freqüentação e de empréstimo de livros. Maltratados, mal encadernados, gastos, os volumes foram, para seus sofridos e constantemente aterrorizados leitores do gueto, aquilo que o próprio Kruk chamou, num de seus registros, um milagre.
O milagre do livro. Não pude deixar de me maravilhar e emocionar lendo essa passagem (p.174-179). A emoção decerto tem algo a ver com o que os livros foram para mim tantas vezes, e de modo pungente na infância. É verdade que pouco há a comparar: a garotinha que eu fui, com um pai alcoólatra e uma mãe amorosa mas que trabalhava muito, encontrava seu refúgio nos livros, mas nem de longe sofreu como essas pessoas desconhecidas de um país distante. Ainda assim, ler sobre a biblioteca de Vilna e seus usuários não deixou de estabelecer um laço entre nós: nosso amor comum, nossa gratidão, nossa rica alegria trazidas por - livros.

Hélio Rosa 02/04/2011

marginalia
O que me incomoda num tipo de livro como este, que se dispõe a fazer história, é o modo displicente de citar e aludir a outros livros, de outros autores, sem o cuidado de sequer dar nota ou referência sumária da obra.
Em certos casos mais criativos, como Borges, este recurso é criativo e amplia o sentido do texto; em casos como este, limita e suscita dúvidas quanto ao aspecto da pesquisa, dando a impressão de que o autor oculta as suas fontes.

Eduardo 17/05/2023

Breve história
Apesar do título, na minha opinião, "ambicioso", o livro é bem curto. Mas nem de longe é superficial. O autor conseguiu formar um panorama bastante satisfatório da história das bibliotecas. É o primeiro que leio desse tema. Pretendo ler mais. Recomendo.

Inlectus 17/06/2009

Leitura preciosa.
Entender a importância do conhecimento para a humanidade, é algo que todo ser humano devia procurar saber, principalmente no que se refere a melhorar a pífia qualidade de ensino, no Brasil por exemplo, bibliotecas não tem o valor que merecem por parte do povo.
nelcy.rosa.5 13/10/2022minha estante
Creio que principalmente por parte dos governantes, que não destinam recursos, ao contrário estão fechando bibliotecas que poderiam estar atendendo de forma ampla as comunidades carentes, pois livros, leitura, conhecimento são recursos fundamentais para a Educação e a construção da cidadania de um povo.