O Titereiro

O Titereiro Karen Alvares

Resenhas - O Titereiro

Amanda.Riselli 06/10/2021

Sobre O Titereiro
Já faz um tempo que eu queria ler O Titereiro da Karen Alvares, tanto a capa quanto a sinopse chamaram bastante minha atenção. Então, surgiu a oportunidade de lê-lo e eu não pensei duas vezes ao escolher esse conto para dar início ao 4ª de Contos - meu mais novo projeto! E posso dizer que comecei em grande estilo.

Laura Figueira é uma estudante de moda que havia ganhado uma competição, após o júri ter elegido o traje que ela mesma desenhara e costurara como o melhor. O prêmio seria uma viagem com passagens e hospedagem pagas pela sua Universidade, para um seminário de moda {uma oportunidade única}. Porém, ao chegar no hotel, Laura percebe que algo está muito errado: o lugar é engraçado e ao mesmo tempo atrasado, como se estivesse parado no tempo. Tanto as roupas dos hóspedes e dos funcionários, quanto a decoração que compõe o local, parecem ter saído de um museu, mas Laura acaba ignorando todas essas estranhezas ao conhecer um misterioso pianista de gravata borboleta e se sentir atraída por ele, sem saber que estava entrando em um jogo muito perigoso.

Apesar de curtinho, eu amei a escrita delicada da autora e a trama que ela apresentou, com toques de sensualidade e obscuridade. A gente consegue visualizar perfeitamente os cenários bizarros do hotel e os figurinos dos personagens através de suas descrições e sentir verdadeiros arrepios em algumas cenas assustadoras. Eu já imaginava o que poderia acontecer com a Laura e fiquei surpresa ao descobrir quem era, de fato, o pianista das notas silenciosas. Super recomendo! ??

@jurietjens 20/11/2020

Assustador
Primeiro conto de terror dessa maratona de leitura de contos nacionais e vou dizer: amei.

Para quem gosta de terror psicológico, já anota essa dica 👇

Laura é uma estudante moda que ganhou um seminário na faculdade e foi viajar até outra cidade para realizá-lo. A universidade, no entanto, é mesquinha e, além de pagar a viagem na classe econômica, reservaram um hotel de quinta categoria para a jovem ficar.

Logo que ela chega, o hotel é descrito de uma forma a dar arrepios. E, conforme os dias passam, ela vai descobrindo que o lugar é mais assustador do que ela podia imaginar.

Seja os quadros macabros nas paredes do seu quarto, os funcionários que estão sempre com um olhar assustado ou o homem que a olha de maneira voraz, tudo combina para fazer o nosso corpo se arrepiar.

Em O Titereiro, descobrimos que o mal pode ser sutil, mas ele está a espreita. E, quando nos escolhe como a próxima marionete, não há nada o que podemos fazer além de aceitar.
Dunaz 23/09/2023minha estante
Se é assim, já tem outro Titereiro te esperando na Amazon e aqui no Skoob ^~

@livrodores 17/11/2018

O Titereiro
O Titereiro é um conto simples e ao mesmo tempo espetacular, escrito de uma forma envolvente que nos instiga a cada novo paragrafo descobrir como tudo irá terminar.
Laura é estudante de moda e ganhou um concurso na faculdade onde sua viagem e estadia estariam pagas para fazer um seminário, só que o hotel em que ficará é um tanto estranho, bem fora dos padrões atuais que utilizam tecnologia, lá o cadastro ainda era anotado a mão e os quartos tinham chaves, mas apesar da estranheza toda ela revela, pois não estava precisando arcar com nada.
No final do outro dia ela volta ao hotel e descobre sobre o baile que há toda noite, e o melhor é que era livre e ainda poderia escolher um vestido. Em companhia do homem com gravata borboleta que ela viu ao primeiro dia, vão escolher um vestido e seu fascínio para com ele só aumenta.
Chegando ao baile uma onda de emoção e invade. Que lugar é esse? Quem são essas pessoas? E quem é esse homem de gravata borboleta vermelha?
Sabe aquelas histórias que quando você termina fica com um gostinho de quero mais? Eu queria conhecer mais sobre esse hotel e sua história, alem de tudo a trama é bem desenvolvida que me prendeu e me encantou.

Priscilla Bacellar 09/10/2021

Um suspense angustiante
Estranho, tenso e de dar calafrios.
A historia é, definitivamente, um terror sombrio e cheios de questionamentos.
Algumas explicações ficaram no ar, mas é um conto que cumpre o seu papel de causar aquele medo do desconhecido.
Fiquei querendo saber o que estaria por trás, mas como todo bom e velho terror algumas coisas paranormais simplesmente não tem explicação.

Anaju 09/02/2022

Mesmo o plot sendo previsível, a escrita da autora é sensacional, te prende com um toque de sensualidade e confusão, sendo um suspense crescente.

Gabrielle 12/03/2022

Resenha - O Titereiro
Sabe aqueles contos que te deixam com curiosidade para saber alem da historia? Esse é um deles.
Com uma trama simples, sutil e cheia de segredos "O titereiro" me transportou para aquele hotel através das palavras da autora (que não conhecia a escrita e estou curiosa pra ler mais), foi incrível a sensação pois era muito fácil ver aquilo que a protagonista via.
Um ponto e que queria saber mais sobre o Hotel e como o Titereiro se tornou O Titereiro, são muitas perguntas e poucas respostas (rs).

Por isso tudo merece 5 ?

Vanessa 02/07/2018

Resenha: O Titereiro - Karen Alvares
O Titereiro é uma história provocante, sedutora mas ao mesmo tempo arrepiante. Exatamente como o seu antagonista. A cada página você sente o perigo crescer, mas não consegue parar. Além de claro, ter vontade de dar um tapas na cara de Laura pra ver se ela acorda e escapa daquilo tudo. Karen consegue manter o suspense contando apenas aquilo que precisamos saber e escondendo outras, que vão te fazer pensar por dias em como aquilo aconteceu.

Quem resiste a uma história de hotel? Esse é o tipo de lugar que guarda coisas, histórias e pessoas bizarras. E juntar isso com Karen Alvares só pode dar coisa boa. Uma leitura rápida e prazerosa para os amantes de terror e suspense, ideal para ler sozinho a noite em casa (ou num hotel). O Titereiro é um episódio de American Horror Story que se fosse uma série inteira de 20 episódios, eu não teria problema nenhum em maratonar. Fica aí a dica Netflix.

site: www.dicadoleitor.com.br

Greice Negrini 11/07/2018

Cheio de assombração.
Laura é uma moça que está cursando a faculdade de moda e está feliz por ter ganhado um concurso, porém ela se encontra em um hotel antigo onde tudo parece fora de lugar e a tecnologia parece totalmente existente. Mesmo que as coisas estejam um pouco estranha, ela vai passar durante quatro dias aprendendo muita coisa diferente e é nisso que ela mais pensa.

A questão é que estar naquele hotel a perturba um pouco pois o pianista tem um olhar penetrador e parece que consegue ler a sua alma. Não vê mais muitas outras pessoas por ali e o seu quarto tem quadros estranhos e uma cama tão grande que dá para se perder nela.

Eu adorei este conto pois o medo é algo que vai crescendo ligeiramente. A forma como a autora descreve o cenário, o lugar do hotel e as pessoas que aparecem me faz imaginar como pode ser aquele lugar. E mesmo que seja uma história curta as coisas vão passando e ficando bem claras.

E quando vai chegando o final e vai aumentando bem mais a exploração da história, o clima aumenta e quando percebo o que está acontecendo fico feliz em saber que não estou naquela história e muito menos naquele hotel.

Foi muito criativo e acredito que não conseguiria criar algo assim, até porque eu não tenho muito jeito para o terror, mas adorei cada momento. Não tem um terror pesado e mesmo assim consegue deixar um nó na garganta.

site: www.blogandolivros.com

Paulo 29/07/2018

Já disse uma série de vezes que apesar de a Karen Alvares ter feito sucesso com histórias mais leves como Inverso e Reverso, a veia de terror dela é a que mais me agrada. E aqui nós vemos a Karen roots, onde ela nos apresenta uma história tensa sobre um homem de fascínio mórbido que atrai uma estudante de moda a permanecer em um hotel que tem todas as características exceto a normalidade. Um terror com uma escrita me lembrando os melhores títulos do gênero, sem a necessidade de apelar para o gore, para os desmembramentos ou os horrores gratuitos.

A escrita da Karen continua a ser aquilo que esperamos dela: precisa ao mesmo tempo em que consegue trabalhar as emoções do leitor. Desde os primeiros livros dela que a autora conseguiu passar essa escrita mais emotiva. Por essa razão, quando ela transporta a sua escrita para o gênero do terror, a conexão é inegável. A narrativa é escrita em terceira pessoa do ponto de vista da Laura. Desde o primeiro minuto a sensação que temos é de incômodo. A autora não deixa o leitor ficar confortável em nenhum momento. A atmosfera do lugar é opressiva. Isso é perceptível na forma como os personagens se dirigem à protagonista. Seja através do olhar ou da fala, o leitor fica com aquela impressão do "algo está errado".

É bacana a forma como a autora trabalha a mudança no comportamento da protagonista. Ela perder o seu "protagonismo" pouco a pouco e vai se tornando uma personagem reativa. Como se a própria autora fosse a titereira e apertasse cada vez mais as cordas em torno da personagem. A personagem vai perdendo a sua independência, sua vontade própria e se tornando um manequim. Tem um trecho da narrativa que quando lemos, sabemos que nada vai dar certo.

O que eu disse no começo sobre a escrita da Karen se revela no crescendo da tensão. Não há necessidade de mostrar uma cena horrorosa para causar terror. Alfred Hitchcock conseguia causar o terror e a apreensão apenas através da insinuação. Psicose é um claro exemplo do emprego da psiquê para fazer o leitor deduzir o que está acontecendo. É essa sugestão que Karen faz aqui. Tudo é sugerido, nada é claro. Talvez por ela insinuar é que cause todo esse desconforto. O Titereiro é um excelente conto de terror, onde a autora mostra algumas das características que eu mais gosto na escrita dela.

site: www.ficcoeshumanas.com

Lu 09/07/2019

"O Titereiro" vai nos contar a história de Laura que, durante uma viagem a um seminário de moda, se hospeda em um hotel pra lá de curioso. Acontecimentos pra lá de estranhos, hospedes vestidos como séculos atrás e um pianista envolvente e sedutor completam esse conto pra lá de arrepiante que leva Laura a um jogo perigoso..

Não é segredo para ninguém que eu adoro a escrita da Karen e se puder ler todos os livros dela, eu leio (ignorem que estou com "Reverso" há dois anos e não li ainda). Quando Karen lançou "O Titereiro", me senti na obrigação de assinar o Kindle Unlimited para ler sua mais nova obra.

Escrito de uma maneira totalmente envolvente, Karen nos conduz por uma história sedutora e cheia de mistérios. Durante toda a leitura, temos aquela sensação de que algo ruim está prestes a acontecer, seja pela atmosfera do livro ou pelo olhar aterrorizante e incomodo do pianista. Karen consegue transferir os sentimentos dos personagens através das letras, deixando o leitor tão tenso quanto eles.

"O Titereiro" é um conto de leitura rápida e irresistível que te faz querer saber o que vai acontecer a seguir e assim, você devora página após página com certa pressa. Confesso que, mesmo vendo essa capa incrível, não desconfiei em nenhum momento o que poderia acontecer a nossa protagonista e acho que a surpresa foi a melhor parte de todo o conto.

site: http://www.lumartinho.com.br/2019/07/o-titereiro-karen-alvares.html

Canalhalascivo 14/05/2022

A escrita da autora é muito boa! Mesmo, desde o início, a história e o final serem previsíveis não deixou a leitura ruim.

Os detalhes e sentimentos deram medo na medida certa e nossa, fiquei torcendo pra que ela fugisse mesmo sabendo o inevitável

Dunaz 18/09/2023

Eu não quero fazer uma resenha. Apenas vou escrever qualquer coisa até bater o mínimo de caracteres.