Crônicas de espada e feitiçaria

Crônicas de espada e feitiçaria Gardner Dozois

Resenhas - Crônicas de espada e feitiçaria

Doug 29/12/2023

Um livro razoável.As primeiras crônicas foram muito boas,mas depois foi só decaindo. Umas crônicas muito sem sal,que não me prenderam. Demorei muito pra terminar esse livro por conta disso.

Jeferson151 03/09/2023

As Crônicas de Espada e Feitiçaria
Um livro muito bom e interessante que nos mostra vários contos diferentes mas sendo do mesmo tema, Espada e Feitiçaria.
Os Contos "Fumaça de Ouro é Glória" do autor Scott Lynch, "A Espada de Tyraste" da autora Cecelia Holland e "Os Filhos do Dragão" do autor George R. R. Martin foram os que eu mais gostei.
Os outros contos são muito bons também vários contos que dariam vários universos literários.

Ed Bortolotte 19/06/2023

Contos e contos
Assim como a maioria dos livros de contos uma grande diversidade de qualidade e apresentada aqui. Alguns contos são muito bons. Outros me cansaram um pouco.
Não teve nenhum conto ruim, até porque o livro é recheado de ótimos autores... Mas alguns me deram sono. E foi um sono bem dormido.

Luvale 25/03/2023

Uma bela coletânea
O subgênero de fantasia espada e feitiçaria é incrível, fica em primeiríssimo lugar nos subgêneros da fantasia mais incríveis pra mim (só perde pra fantasia urbana).

Tem essa pegada de bem contra o mal, de personagens com a moralidade em tons de cinza, nada preto e branco, com ambiguidades em diversos dilemas. Guerreiros, magos, espadachins, ladrões, reinos e mistérios, tudo isso junto da melhor forma possível

Os contos desse livro foram extremamente bem escolhidos, todos com um desenvolvimento bem interessante e que, apesar de curtos, todos são extremamente satisfatórios e cativantes. Na minha opinião não teve nenhum conto ruim, mas claro que alguns se destacam mais.

Os meus favoritos foram:
"Uma trilha longa e fria"
"O Melhor homem vence"
"Quando fui um salteador de beira de estrada"
"A fumaça de ouro e glória"
E claro, o conto do George Martin, que já me deixou na ansiedade pra ler fogo e sangue, "Os filhos do dragão"

Recomendo pra todos os fãs do gênero de fantasia e de espada e feitiçaria.

Tutu 20/07/2022

É bão
Muitas histórias boas de autores incríveis, um bom livro para conhecer a escrita dos autores e buscar mais deles e seu gênero.

Monica.Prupst 19/06/2022

Alguns bons outros nem tanto
Algumas crônicas muito boas, mas alguns meio chatas
Gostei do fato da maioria ser bem curtinho e com isso a história não fica enrolando muito
O último do George r r Martin tinha muitos nomes, parecidos e difíceis de lembrar, que no meio eu simplesmente pulava os nomes e continuava a leitura, tive que voltar para lembrar quando citava algum nome anterior, mas no fim não sei o nome de nenhum? achei bem longo é chato
No geral gostei, comprei porque parecia legal e estava super barato
Mas não devo ler novamente e deve ir para uma próxima lista de doação?

_thegreatsimpsina 21/02/2022

Gostei bastante desta coletânea de contos e pessoas que curtem histórias de espada e feiticeiraria podem gostar bastante deste livro, obviamente tem contos são melhores que outros oq que é normal e isso vai de cada um, mas devo dizer que boa parte das histórias me agradou e minha favorita foi a do George R.R. Martin que fala sobre o reinado do filhos de Aegon I, esse conto foi mt bom e me fez sentir saudades de Westeros e suas historias.

Alê 05/10/2021

Para fãs de Espada e Feitiçaria.
Crônicas de Espada e Feitiçaria é um livro excepcional para aqueles que desejam conhecer e se aventurar pelo gênero de Espada e Feitiçaria, um subgênero de Fantasia que abandona o heroísmo e a clara dicotomia de bem versus mal para dar espaço a histórias sangrentas de traição, mentiras, e a heróis questionáveis, muito mais interessados em conquistar glória, riquezas e renome do que trazer algum tipo de resolução positiva para o mundo no geral.

Gardner Dozois fez um trabalho excepcional em reunir contos que prendem, surpreendem e chocam o leitor: curtos o bastante para serem aproveitados rapidamente, porém bons o suficiente para deixar o leitor mais do que satisfeito.

Um dos grandes chamativos do livro é a novela inédita do próprio George R.R Martin, "Os filhos do dragão", que apesar de "literalmente" estar estampada na capa do livro, não fica a frente dos outros contos espetaculares que compõem a coletânea, entre os quais vale a pena ressaltar:

"O melhor homem vence", por K.J Parker, conto simplesmente espetacular que abre o livro, com uma história seca, cínica e brutal de um aposentado espadachim, agora obcecado em seu trabalho de forjar. Um dos favoritos entre os meus favoritos por sua excelência em contar uma história simples mas totalmente cativante pelo protagonista bizarro.

"A espada do destino", por Matthew Hughes, outro concorrente a ser um dos melhores contos, que fala de um medroso, porém sagaz bandido que decide ir contra as rédeas do destino usando puramente a sua sagacidade para escapar das garras de seus atormentadores.

"'Sou um homem muito bonito', disse Apollo Crow", por Kate Elliot, história cujo protagonista consegue nos fascinar e ao mesmo tempo enganar, da mesma forma que engana os outros personagens do conto, usando nada mais que seu carisma e sua magia.

"Uma trilha longa e fria", de Garth Nix, um conto épico sobre a brutal caçada a um deus tenebroso.

"A fumaça do ouro é a glória", de Scott Lynch, uma história absolutamente épica sobre um grupo de aventureiros egocêntricos em busca de ouro e glória; disparado um dos melhores contos do livro e talvez até mesmo o melhor, uma leitura absolutamente obrigatória que define perfeitamente tudo que Espada e Feitiçaria deve ser.

E, por fim, "Cachoeira", de Lavie Tidhar, uma história brutal que nos leva para o gênero de Pistola e Feitiçaria, uma junção de velho-oeste com fantasia, num conto rápido e cínico, cujo protagonista é a essência do "herói" de Espada e Feitiçaria, viciado, enganador e interesseiro.

Crônicas de Espada e Feitiçaria é a coletânea essencial para o gênero, demonstrando claramente seus pontos mais fortes e cativantes e uma leitura recomendadíssima tanto para leitores de fantasia de primeira viagem quanto para veteranos.

Murilo.Justino 25/09/2021

Muitas histórias boas... Outras nem tanto. Certamente a última adiciona mais um aspecto do reinado dos Targaryen ao repertório de histórias das Crônicas de Gelo e Fogo.

Pedro P. R. 11/09/2021

ótimos contos com um final a desejar.
Essa foi a primeira coletânea de contos de autores internacionais que parei para ler e tive uma experiência maravilhosa ao longo da leitura.
Esse livro foca muito em contos dentro do gênero de espada e feitiçaria que encanta muitos leitores de fantasia.
Aqui eu pude reviver a leitura de autores que já tinha conhecido, descobrir como era a de alguns que eu queria muito ler e conhecer pela primeira vez alguns dos que ainda não tiveram suas obras publicadas aqui no Brasil.
No geral os contos eu classificaria entre 5 e 4 estrelas, tendo alguns muito bons e outros maravilhosos. No conto de Robin Hobb nos voltamos para uma cena dentro do universo da Saga do Assassino pelo ponto de vista de outro personagem que vê as coisas por um ponto diferente do protagonista.
O conto de Scott Lynch, autor de Nobres Vigaristas foi muuuito bom e depois de ler o conto de Garth Nyx eu agora quero ler todas as obras que ele escreveu e que foram trazidas para o Brasil.
Agora, o conto que eu mais queria ler foi o que mais me decepcionou. O ultimo conto desse livro é de George R. R. Martin e se passa em westeros, dentro do universo das Crônicas de Gelo e Fogo, só que na época em que os Targaryen conquistaram os sete reinos, mas a maneira como o bom velhinho apresentou a historia, ficou parecendo mais um artigo de um livro de historia, com quase nenhuma fala e muita narração. Se não me engano o livro Fogo e Sangue de Martin sofreu as mesmas criticas.
Apesar do final brochante da leitura, eu consegui aproveitar muito do livro e recomendo para os amantes de espada e feitiçaria, assim como qualquer bom leitor de fantasia.

Davi.Lima 30/09/2020

Finalmente terminei meu primeiro livro de crônicas
Esse enorme livro me encimou bem mais do que lutar com espadas e resolver dramas pessoais ( que de acordo com o livro é cortando a cabeça de todo mundo ). Eu descobri que livro de crônicas são bem chatos e que não dá pra ler de uma vez e sim uma crônica por dia. e assim eu terminei uma por uma

Eduardo 07/06/2020

Tem contos bons e tem alguns ruins, mas o que gostei realmente e que me inspirou a ler o livro, foi o conto do George Martin, é um relato sobre a vida dos filhos de Aegon o Conquistador e descreve com detalhes toda a vida de Maegor o Cruel

Feehsousa 30/03/2020

Crônicas de espada e feitiçaria
Esse foi o primeiro livro de contos de diferentes autores que eu li e posso dizer que valeu muito a pena. Todos os contos aqui são muito bons, alguns melhores que outros, mas no geral todos memoráveis.
De todos os autores da lista eu conhecia uns 4 ou 5, mas após ler o livro eu fiquei com muita vontade de conhecer outras obras desses autores que pra mim até o momento eram desconhecidos.
Eu diria que a única parte ruim do livro está na sua tradução/revisão da segunda metade do livro ( pois a segunda metade do livro, exceto o conto do George R. R. Martin, é traduzido por outro tradutor) apresenta muitos erros de tradução que eu pensava, como deixaram isso passar? Erros como por exemplo: nove e vinte anos.
Retirando esse problema o livro é excelente e se você gosta do gênero espada e feitiçaria fica aqui uma recomendação.
Fernando Sousa 24/05/2020minha estante
Adorei esse livro

Mirele 27/02/2020

Um conjunto de contos bem diferentes entre si
Gostei do livro, mas senti que muitos contos se arrastaram demais. Entretanto, tive boas surpresas na leitura. Alguns autores que não conhecia me pareceram fantásticos. Gostei principalmente dos contos da Elizabeth Bear e do Lavie Tidhar. Esse último, principalmente, me deu muita vontade de procurar mais sobre.