A Teologia Carismática de Lucas

A Teologia Carismática de Lucas Roger J. Stronstad

Resenhas - A teologia carismática de Lucas

Júnior 05/11/2022

Lucas, o Teólogo Carismático
Esse provavelmente é a obra mais importante de um pentecostal em relação à pneumatologia Lucana, o papel e natureza do Espírito Santo. No Novo Testamento, o Espírito tem três dimensões de atividade: Salvação, Santificação e Serviço. Porém, o terceiro ponto tem sido negligenciado e muitas tradições como a reformada não veem que Lucas não é apenas historiador, mas também teólogo, e a sua teologia é independente da teologia Paulina. Roger Stronstad nos mostra que exegeticamente, o pentecostalismo EM NADA deve às outras tradições. Ele nos mostra a atividade do Espírito Santo no Antigo Testamento, no período interbíblico e especialmente em Lucas-Atos, sendo aquele que batiza, enche e reveste, com o objetivo de servir e ser testemunha do Evangelho(Atos 1.8).

É preciso entender que a frase "cheio do Espírito" utilizada por Lucas é distinta da utilizada por Paulo em Efésios (Lucas a utiliza nove vezes e Paulo apenas uma).Neste contexto, Lucas usa em um sentido pneumatógico e não soteriológico.

Jesus prometeu que o Espírito que estava sobre Ele seria derramado sobre os discípulos. Isso aconteceu em Pentecostes, e Pedro afirmou que essa experiência foi o cumprimento da profecia de Joel, que também se estenderia aos que estão longe. Ao longo de Atos, as experiências carismáticas continuaram e ao olharmos a História da Igreja, a atividade do Espírito ainda está em nosso meio. Outrora, no A.T, se limitava aos líderes, mas hoje é potencialmenre universal.

Esse livro é um desafio às Interpretações de grandes teólogos como James Dunn, John Stott e J.I Packer, que fazem grandes manobras para adequar o texto bíblico de Lucas-Atos aos seus pressupostos teológicos, que afirmam que o Espírito é apenas recebido no sentido de conversão-iniciação e que essas experiências foram casos à parte, não necessárias à nós, forçando a teologia lucana se encaixar na paulina, apesar de serem distintas e de Lucas ter autonomia sobre o assunto carismático.

O Espírito Santo ainda age sobre nós e é Ele que prepara o seu povo para ser testemunha e dar continuidade à tarefa inacabada de missões.

Recomendo a leitura à todos que querem solidificar as raízes teológicas do pentecostalismo, assim como também para desafiar e trazer uma reflexão àqueles que são de outras tradições cristãs. É um baita estudo acerca do Espírito Santo!

FLemos 30/09/2018

Realmente um clássico digno de ser lido
Só chegou agora ao Brasil, mas digno de todo o alvoroço que fez no meio evangélico nos anos 80.
Detalha biblicamente as razões de Lucas ser um também um teólogo, e porquê sua teologia é tão importante quanto a de Paulo no trato do batismo e revestimento do Espírito Santo.
Como diz na Conclusão, os preconceitos com a Teologia do Espírito em Lucas revela muito mais sobre os intérpretes do que sobre o texto em si.
Um ótimo fortalecimento pra quem quer entender mais o papel do Espírito Santo na Bíblia e a continuidade da sua operação na igreja de hoje em dia.