Traumas de Infância

Traumas de Infância Ursula Markham

Resenhas -

Silvanessa.Matos 29/10/2023

Os traumas são construídos? Consegui alcançar essa resposta através dessa esplêndida leitura. A resposta, é sim! As pessoas nascem ?puras?, seus traumas são adquirimos, no ambiente familiar seja através de abusos de natureza mental, físico ou emocional. Sejam eles de forma intencional ou até acidental (muito interessante).

A leitura foi assídua, em diversas vezes retornei ao início do capítulo para obter uma visão mais ampla do tema. Recomendo leitura para todos independente da formação profissional. Em várias situações tive vários insights da minha vida real e de pessoas próximas. Enfim, agregou bastante para entender certas situações do presente decorrente do passado. Bingo!
Gi Santos 30/10/2023minha estante
Parabéns pelo TCC hehehe ?

Ana Carol 26/08/2023

Caminhos para a construção de novos capítulos na vida
A autora fala dos diversos tipos de trauma e como eles afetam a pessoa por toda a vida.
Os traumas podem ser desde eventos realmente emocionalmente impactantes (violência doméstica, abusos físicos, acidentes e mortes trágicas) ou situações cotidianas que os pais / cuidadores pensam estar fazendo como um bem para o filho ("educar" demais a ponto da criança sentir que está sempre errada ou inadequada - crescendo um adulto inseguro e submisso).

Ao longo do livro ela faz um paralelo entre cada tipo de trauma (acidental, não intencional, deliberado) e os impactos (e problemas) na vida adulta. Ao longo das explicações, a autora Traz histórias para exemplificar e todo final de capítulo indica exercícios que podem ser feitos em casa para lidar com essas questões, mesmo quando a pessoa não tem uma lembrança do trauma, apenas a sensação de que tem algo errado ou se identificou com alguns problemas cotidianos narrados pelos pacientes da autora.

É um livro prático para quem trabalha na área, assim como para qualquer pessoa que queira superar suas questões e construir novos capítulos em sua vida!