A arte de entrevistar bem

A arte de entrevistar bem Thaís Oyama

Resenhas - A arte de entrevistar bem

Bia 10/03/2021

Livro obrigatório para estudantes de jornalismo. A autora traça todos os passos para uma boa entrevista: como se preparar, como se portar, como transcrever.

Juliana 11/12/2020

Bem completo
A jornalista aborda vários aspectos das entrevistas e cita muitos exemplos. A leitura flui com facilidade.

Erick 26/11/2020

Vou colocar aqui o que consigo escrever em sete segun-

herbert.goncalves 26/11/2020

sempre que bater a síndrome do impostor, lembre-se desse livro
me assusta o título desse livro vir de uma pessoa que possui um péssimo jornalismo na folha/uol, com extrema desonestidade e parcialidade, principalmente com as presepadas políticas (com o ciro gomes e recentemente com o guilherme boulos também, direcionando/manchando a imagem de candidatos a seus devidos cargos). hoje mesmo aconteceu uma sabatina na uol que a pergunta dela consumiu o tempo de quem tinha direito a responder, uma verdadeira canalhice sem tamanho, dando 7 segundos pro candidato responder e fazer consideração final. só pra ter uma ideia, isso não dá nem 1 stories de Instagram inteiro, jornalismo sujo, vergonhoso, asqueroso e negativamente irônico. Perda total de tempo que tive lendo isso aqui.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Amandacaires 18/04/2020

Eu li o livro porque foi uma leitura recomendada na faculdade de jornalismo e hoje eu também recomendo ele, uma vez que ele me ensinou bastante com dicas de como entrevistar e também com exemplos e experiências de alguns jornalistas que a autora cita.
Resumindo, vale a pena a leitura e o aprendizado que você terá com o livro.

van.cazarotto 13/01/2019

A arte de entrevistar bem
A sensação é a de estar em uma palestra de um jornalista mais experiente. Na qual ele dá dicas, conta sobre seus aprendizados e cita casos colecionados ao longo da carreira. Leitura fácil e rápida. A autora traz dicas desde a preparação para a entrevista até sua realização e edição. Começa por questões básicas como, por exemplo, o uso de gravadores e blocos de notas e vai até sugestões de abordagem. Tudo com vários exemplos. Sejam eles retirados da própria carreira ou da de colegas/jornalistas renomados. Além disso, tem colaboração de outras jornalistas para abordar as diferentes mídias e suas peculiaridades. Explana também sobre os tipos de entrevistados e como lidar com cada perfil. Traz ainda uma coleção de historiazinhas de entrevistas mal sucedidas e traça o perfil de alguns entrevistadores.

Mariana 29/11/2017

O livro para quem, assim como eu é estudante de jornalismo auxilia o estudo jornalistico visando orientar aos estudantes processos na hora de entrevistar alguém.

Tati @tatianatenuto 09/01/2011

De leitura rápida e bem fácil, o livro aborda o antes, o durante e o depois da entrevista. Dá dicas de como se portar, como usar equipamentos (gravador, bloquinho), como "guiar" o entrevistado. Ela dá dicas para todas as mídias.
Gostei bastante também das referências a outros jornalistas, que contam experiências boas e ruins, a repercussão, etc. É um livro que me chamou atenção principalmente por ensinar formas de abordar os vários "tipos" de entrevistado: o tímido, o grosso, o receoso, o prolixo. Mostra como a entrevista pode ser boa se o repórter souber escapar dessas características. Recomendo a leitura!