A arte de entrevistar bem

A arte de entrevistar bem Thaís Oyama

Resenhas - A arte de entrevistar bem

herbert.goncalves 26/11/2020

sempre que bater a síndrome do impostor, lembre-se desse livro
me assusta o título desse livro vir de uma pessoa que possui um péssimo jornalismo na folha/uol, com extrema desonestidade e parcialidade, principalmente com as presepadas políticas (com o ciro gomes e recentemente com o guilherme boulos também, direcionando/manchando a imagem de candidatos a seus devidos cargos). hoje mesmo aconteceu uma sabatina na uol que a pergunta dela consumiu o tempo de quem tinha direito a responder, uma verdadeira canalhice sem tamanho, dando 7 segundos pro candidato responder e fazer consideração final. só pra ter uma ideia, isso não dá nem 1 stories de Instagram inteiro, jornalismo sujo, vergonhoso, asqueroso e negativamente irônico. Perda total de tempo que tive lendo isso aqui.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Carlos.Junior 31/01/2022

Nota:6/10
"A arte de entrevistar bem" publicado em 5 de dezembro de 2012 e escrito pela talentosa jornalista Thaís Oyama é um manual prático, rápido e intenso, de 108 páginas, sobre como se entrevistar uma pessoa da maneira correta, como se digerir a ela, como comandar a entrevista ou como encerrar ela. De maneira divertida, a jornalista nós leva em dia escrita na sua vasta experiencia e relatos de causos famosos. Pegando exemplo políticos, famosos ou até comuns para passar a lição e até usando meios psicológicos e de manipulação para se extrair a manchete de capa de revista. O livro é básico mas não deixa de transmitir a lição de ser um bom jornalista e de como dançar conforme a dança nas situações mais embaraçosas ou constrangedoras. Não tem muito o que falar sobre, ele é didático da maneira mais simples possível e é uma leitura obrigatória pro pessoal que cursa jornalismo ou que pretende cursar.

Curiosidade: Tenho um crush e um amor platônico enorme e muito antigo na Thaís Oyama! Acho ela muito inteligente, rápida nós questionamentos, perspicaz nos detalhes e carismática nas participações na impressa que ela faz. Espero um dia ser importante o suficiente para ser entrevistado pela própria hahahahah
Rafael Kerr 31/01/2022minha estante

Amandacaires 18/04/2020

Eu li o livro porque foi uma leitura recomendada na faculdade de jornalismo e hoje eu também recomendo ele, uma vez que ele me ensinou bastante com dicas de como entrevistar e também com exemplos e experiências de alguns jornalistas que a autora cita.
Resumindo, vale a pena a leitura e o aprendizado que você terá com o livro.

thery 05/06/2021

Essencial
acredito que este livro de thaís oyama é uma leitura essencial para estudantes e recém formados do curso de jornalismo! a leitura é MUITO leve, clara e objetiva. uma chuva de experiência em 99 páginas!

giovana 05/06/2022

muito bom, tirou todas as minhas dúvidas e medos quanto a fazer entrevistas, achei legal que a autora abarcou o antes, durante e depois, e ainda apresentou diversos tipos de entrevistados

TatianaTati 09/01/2011

De leitura rápida e bem fácil, o livro aborda o antes, o durante e o depois da entrevista. Dá dicas de como se portar, como usar equipamentos (gravador, bloquinho), como "guiar" o entrevistado. Ela dá dicas para todas as mídias.
Gostei bastante também das referências a outros jornalistas, que contam experiências boas e ruins, a repercussão, etc. É um livro que me chamou atenção principalmente por ensinar formas de abordar os vários "tipos" de entrevistado: o tímido, o grosso, o receoso, o prolixo. Mostra como a entrevista pode ser boa se o repórter souber escapar dessas características. Recomendo a leitura!

Bia 10/03/2021

Livro obrigatório para estudantes de jornalismo. A autora traça todos os passos para uma boa entrevista: como se preparar, como se portar, como transcrever.

levi.varjao 04/07/2021

Uma verdadeira aula sobre como pesquisar, estudar, conduzir e escrever uma entrevista.
Muito bem escrito, é possível notar o conhecimento da autora em tudo que está escrito, um dos livros mais prazerosos que li até aqui este ano.
Não pensem que é uma leitura exclusiva para quem quer ser jornalista ou trabalhar com comunicação, é válida também para quem se interessa por histórias dos bastidores do jornalismo brasileiro e mundial.
Leitura obrigatória para quem vai fazer ou está fazendo faculdade de jornalismo.

Jessica 11/08/2021

Excelente leitura inicial no curso de jornalismo. Foi um norte importante para eu conseguir me posicionar no papel de entrevistadora com alguma segurança do que estava fazendo.

Beca 02/06/2023

Amei as dicas para se ter uma boa entrevista, leitura rápida e mega fluída, amei que a autora trouxe vários casos de jornalistas fazendo a gente ver situações reais que deram certo ou não.

Mariana 29/11/2017

O livro para quem, assim como eu é estudante de jornalismo auxilia o estudo jornalistico visando orientar aos estudantes processos na hora de entrevistar alguém.

van.cazarotto 13/01/2019

A arte de entrevistar bem
A sensação é a de estar em uma palestra de um jornalista mais experiente. Na qual ele dá dicas, conta sobre seus aprendizados e cita casos colecionados ao longo da carreira. Leitura fácil e rápida. A autora traz dicas desde a preparação para a entrevista até sua realização e edição. Começa por questões básicas como, por exemplo, o uso de gravadores e blocos de notas e vai até sugestões de abordagem. Tudo com vários exemplos. Sejam eles retirados da própria carreira ou da de colegas/jornalistas renomados. Além disso, tem colaboração de outras jornalistas para abordar as diferentes mídias e suas peculiaridades. Explana também sobre os tipos de entrevistados e como lidar com cada perfil. Traz ainda uma coleção de historiazinhas de entrevistas mal sucedidas e traça o perfil de alguns entrevistadores.

Erick 26/11/2020

Vou colocar aqui o que consigo escrever em sete segun-

vpedradacoutinho 18/03/2024

Útil e com boas histórias!
Thaís Oyama divide as entrevistas em duas categorias: as de informação, e de perfil. O livro contém boas dicas para se fazer uma boa entrevista baseadas na experiência da própria Thaís e de outros tantos profissionais consagrados do jornalismo.

Joaquim 12/07/2021

Sensacional!
As dicas e as referências são perfeitas. Bastante úteis até mesmo para quem não é jornalista, como advogados, por exemplo.