A arte de entrevistar bem

A arte de entrevistar bem Thaís Oyama




Resenhas - A arte de entrevistar bem


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


herbert.goncalves 26/11/2020

sempre que bater a síndrome do impostor, lembre-se desse livro
me assusta o título desse livro vir de uma pessoa que possui um péssimo jornalismo na folha/uol, com extrema desonestidade e parcialidade, principalmente com as presepadas políticas (com o ciro gomes e recentemente com o guilherme boulos também, direcionando/manchando a imagem de candidatos a seus devidos cargos). hoje mesmo aconteceu uma sabatina na uol que a pergunta dela consumiu o tempo de quem tinha direito a responder, uma verdadeira canalhice sem tamanho, dando 7 segundos pro candidato responder e fazer consideração final. só pra ter uma ideia, isso não dá nem 1 stories de Instagram inteiro, jornalismo sujo, vergonhoso, asqueroso e negativamente irônico. Perda total de tempo que tive lendo isso aqui.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
comentários(0)comente



Carlos.Junior 31/01/2022

Nota:6/10
"A arte de entrevistar bem" publicado em 5 de dezembro de 2012 e escrito pela talentosa jornalista Thaís Oyama é um manual prático, rápido e intenso, de 108 páginas, sobre como se entrevistar uma pessoa da maneira correta, como se digerir a ela, como comandar a entrevista ou como encerrar ela. De maneira divertida, a jornalista nós leva em dia escrita na sua vasta experiencia e relatos de causos famosos. Pegando exemplo políticos, famosos ou até comuns para passar a lição e até usando meios psicológicos e de manipulação para se extrair a manchete de capa de revista. O livro é básico mas não deixa de transmitir a lição de ser um bom jornalista e de como dançar conforme a dança nas situações mais embaraçosas ou constrangedoras. Não tem muito o que falar sobre, ele é didático da maneira mais simples possível e é uma leitura obrigatória pro pessoal que cursa jornalismo ou que pretende cursar.

Curiosidade: Tenho um crush e um amor platônico enorme e muito antigo na Thaís Oyama! Acho ela muito inteligente, rápida nós questionamentos, perspicaz nos detalhes e carismática nas participações na impressa que ela faz. Espero um dia ser importante o suficiente para ser entrevistado pela própria hahahahah
Rafael Kerr 31/01/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




Amandacaires 18/04/2020

Eu li o livro porque foi uma leitura recomendada na faculdade de jornalismo e hoje eu também recomendo ele, uma vez que ele me ensinou bastante com dicas de como entrevistar e também com exemplos e experiências de alguns jornalistas que a autora cita.
Resumindo, vale a pena a leitura e o aprendizado que você terá com o livro.
comentários(0)comente



thery 05/06/2021

Essencial
acredito que este livro de thaís oyama é uma leitura essencial para estudantes e recém formados do curso de jornalismo! a leitura é MUITO leve, clara e objetiva. uma chuva de experiência em 99 páginas!
comentários(0)comente



giovana 05/06/2022

muito bom, tirou todas as minhas dúvidas e medos quanto a fazer entrevistas, achei legal que a autora abarcou o antes, durante e depois, e ainda apresentou diversos tipos de entrevistados
comentários(0)comente



TatianaTati 09/01/2011

De leitura rápida e bem fácil, o livro aborda o antes, o durante e o depois da entrevista. Dá dicas de como se portar, como usar equipamentos (gravador, bloquinho), como "guiar" o entrevistado. Ela dá dicas para todas as mídias.
Gostei bastante também das referências a outros jornalistas, que contam experiências boas e ruins, a repercussão, etc. É um livro que me chamou atenção principalmente por ensinar formas de abordar os vários "tipos" de entrevistado: o tímido, o grosso, o receoso, o prolixo. Mostra como a entrevista pode ser boa se o repórter souber escapar dessas características. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Bia 10/03/2021

Livro obrigatório para estudantes de jornalismo. A autora traça todos os passos para uma boa entrevista: como se preparar, como se portar, como transcrever.
comentários(0)comente



levi.varjao 04/07/2021

Uma verdadeira aula sobre como pesquisar, estudar, conduzir e escrever uma entrevista.
Muito bem escrito, é possível notar o conhecimento da autora em tudo que está escrito, um dos livros mais prazerosos que li até aqui este ano.
Não pensem que é uma leitura exclusiva para quem quer ser jornalista ou trabalhar com comunicação, é válida também para quem se interessa por histórias dos bastidores do jornalismo brasileiro e mundial.
Leitura obrigatória para quem vai fazer ou está fazendo faculdade de jornalismo.
comentários(0)comente



Jessica 11/08/2021

Excelente leitura inicial no curso de jornalismo. Foi um norte importante para eu conseguir me posicionar no papel de entrevistadora com alguma segurança do que estava fazendo.
comentários(0)comente



Beca 02/06/2023

Muito bom
Amei as dicas para se ter uma boa entrevista, leitura rápida e mega fluída, amei que a autora trouxe vários casos de jornalistas fazendo a gente ver situações reais que deram certo ou não.
comentários(0)comente



Mariana 29/11/2017

O livro para quem, assim como eu é estudante de jornalismo auxilia o estudo jornalistico visando orientar aos estudantes processos na hora de entrevistar alguém.
comentários(0)comente



van.cazarotto 13/01/2019

A arte de entrevistar bem
A sensação é a de estar em uma palestra de um jornalista mais experiente. Na qual ele dá dicas, conta sobre seus aprendizados e cita casos colecionados ao longo da carreira. Leitura fácil e rápida. A autora traz dicas desde a preparação para a entrevista até sua realização e edição. Começa por questões básicas como, por exemplo, o uso de gravadores e blocos de notas e vai até sugestões de abordagem. Tudo com vários exemplos. Sejam eles retirados da própria carreira ou da de colegas/jornalistas renomados. Além disso, tem colaboração de outras jornalistas para abordar as diferentes mídias e suas peculiaridades. Explana também sobre os tipos de entrevistados e como lidar com cada perfil. Traz ainda uma coleção de historiazinhas de entrevistas mal sucedidas e traça o perfil de alguns entrevistadores.
comentários(0)comente



Erick 26/11/2020

Vou colocar aqui o que consigo escrever em sete segun-
comentários(0)comente



vpedradacoutinho 18/03/2024

Útil e com boas histórias!
Thaís Oyama divide as entrevistas em duas categorias: as de informação, e de perfil. O livro contém boas dicas para se fazer uma boa entrevista baseadas na experiência da própria Thaís e de outros tantos profissionais consagrados do jornalismo.
comentários(0)comente



Joaquim 12/07/2021

Sensacional!
As dicas e as referências são perfeitas. Bastante úteis até mesmo para quem não é jornalista, como advogados, por exemplo.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR