A arte de entrevistar bem

A arte de entrevistar bem Thais Oyama

Resenhas - A arte de entrevistar bem

Tati T 09/01/2011

De leitura rápida e bem fácil, o livro aborda o antes, o durante e o depois da entrevista. Dá dicas de como se portar, como usar equipamentos (gravador, bloquinho), como "guiar" o entrevistado. Ela dá dicas para todas as mídias.
Gostei bastante também das referências a outros jornalistas, que contam experiências boas e ruins, a repercussão, etc. É um livro que me chamou atenção principalmente por ensinar formas de abordar os vários "tipos" de entrevistado: o tímido, o grosso, o receoso, o prolixo. Mostra como a entrevista pode ser boa se o repórter souber escapar dessas características. Recomendo a leitura!

van.cazarotto 13/01/2019

A arte de entrevistar bem
A sensação é a de estar em uma palestra de um jornalista mais experiente. Na qual ele dá dicas, conta sobre seus aprendizados e cita casos colecionados ao longo da carreira. Leitura fácil e rápida. A autora traz dicas desde a preparação para a entrevista até sua realização e edição. Começa por questões básicas como, por exemplo, o uso de gravadores e blocos de notas e vai até sugestões de abordagem. Tudo com vários exemplos. Sejam eles retirados da própria carreira ou da de colegas/jornalistas renomados. Além disso, tem colaboração de outras jornalistas para abordar as diferentes mídias e suas peculiaridades. Explana também sobre os tipos de entrevistados e como lidar com cada perfil. Traz ainda uma coleção de historiazinhas de entrevistas mal sucedidas e traça o perfil de alguns entrevistadores.

Mariana 29/11/2017

O livro para quem, assim como eu é estudante de jornalismo auxilia o estudo jornalistico visando orientar aos estudantes processos na hora de entrevistar alguém.