Travessuras da menina má

Travessuras da menina má Mario Vargas Llosa

Resenhas - Travessuras da Menina Má

marina516 11/03/2024

gostei bastante do livro, me senti representada por ricardo o pobre sofrendo por amar demais. mass achei a lily mto irritante :/ KKKKKK e também fico muito agoniada com qlqr historia de muitas idas e vindas, principalmente quando envolvem décadas.
mexeu um pouco cmg o jeito de lily mas não posso negar q também aprendi muito com ela, o jeito ambicioso e determinado de ser.
também me cansou as vezes por ter muuuuuuitos acontecimentos historicos pra se ligar, apesar de interessante, ficava maçante.
adorei os personagens paralelos.

é um ótimo autor e ótimo livro, recomendo !!!

Silvia Schiefler 08/03/2024

Maravilhoso romance do peruano Mario Vargas Llosa, agraciado com o Nobel de Literatura em 2010 ?Travessuras da Menina Má?  é um livro semi-biográfico. Com sua irretocável escrita o autor empresta ao seu personagem, Ricardo Somocurcio, a visão e os lugares visitados por ele. A história tem início em 1950 e percorre o tempo através das décadas, até o anos 1990. O personagem, desde muito jovem acalenta o sonho de deixar o Peru para morar em Paris. No frescor da juventude, Ricardo apaixona-se pela ?chilenita? Lily, personagem fugidia e traiçoeira menina... Que ao longo da história vai transmudando sua persoangem e esbarrando entre uma década e outra com o apaixonado irremediável mundo afora. Um enredo bem trabalhado, linguagem simples, diálogos inteligentes e um passeio por uma perspectiva de quatro décadas. Recomendo! #leituras2024 #19/2024

Airton Alcântara 23/02/2024

A dor do amor incondicional
Um daqueles livros que deixam o leitor refletindo por semanas.
Uma história sobre amor e dedicação incondicionais, retribuídos com descaso e humilhações. Uma relação sadomasoquista sentimental.
Para além da narrativa, o autor constrói reflexões sobre personalidades, relações, resignações e até sobre influência das questões sociais.

Um livraço!

Edu 17/02/2024

Um amor à eterna vista
Com um pano de fundo social e político do Peru e da Europa, acompanhamos a história de amor entre Ricardo e Lily com seus arremates e recomeços.

Ao contrário de outros romances que ficam suspensos fora da realidade, neste visualizamos a crueza dos dias, da política, das classes sociais e como tudo a interfere nas escolhas dos personagens.

Definitivamente não é uma história de amor convencional e, a depender do ponto de vista, talvez nem seja um romance no sentido mais puro.

Mérito para o autor que me fez amar e odiar seus personagens. Impossível passar por esse livro sem sentir alguma coisa, nem que seja pena.

caiohlp 12/02/2024

Vós, que sofreis, porque amais, morrer de amor é viver dele.
Esse extraordinário romance de incontáveis idas e voltas, complexo na medida que o amor o é, traça um retrato social e político não só do Peru como de quase todos os países sul-americanos na segunda metade do século XX, passando com êxito também pelos momentos marcantes e transicionais de centros econômicos e culturais do globo. Longe de ser meramente um caso de desejo, essa narrativa contempla as desventuras de um dos pares disfuncionais mais belos e bem escritos da literatura mundial, Llosa consegue extrair todas as nuances de uma personagem ambiciosa que desconhece limites e que como Julien de Stendhal não poupa esforços para conseguir o que quer. Com seus feitiços a menina má reencarna Circe, em espírito e tantas outras mulheres em vida, zombando sem parar dos leitores e de Ricardito, fazendo com que todos os esforços em acreditar na sua inocência sejam em vão, mas assim como a deusa ela tem seus motivos para tamanhas extravagâncias, se eles justificarão a epopéia de nosso ordinário morador de Paris é o que descobriremos nessa fabulosa história que começa no burguês bairro de Miraflores e termina no imaginário de todos aqueles que conhecem a magia e as breguices do primeiro amor.

Laura 04/02/2024

Leitura deliciosa
??Mas creio que chegou a se acostumar à minha devoção, a sentir-se adulada pelo amor que eu despejava sobre ela com fartura, mais do que se atrevia a confessar a si mesma.??
A história de encontros e desencontros de Ricardo Somocurcio e Lily (ou Chilenita, ou Arlete ou vários outros nomes). Ele, um garoto de classe média de Miraflores, bairro de Lima, Peru, cujo sonho era morar em Paris. Ela, uma menina misteriosa que cria nomes, vidas e personagens para escapar de seu destino.
Um amor que sobrevive a adolescência e faz com que Ricardo dedique sua vida a uma mulher que ele ama profundamente, mas de quem não sabe nem seu nome certo.
Uma mulher que, para fugir da pobreza, faz qualquer coisa, sem pensar em quem poderá magoar pelo caminho.
Esse livro é delicioso de ser lido! Contado em primeira pessoa, por Ricardo, narra a história desse amor que ele nutre desde o começo da adolescência e que o persegue pelas mais diferentes cidades do mundo, por décadas.
Com uma narrativa fluída, Mário Vargas Llosa nos conta uma história que tinha tudo para trazer a personagem mais odiada da literatura - Lily - de uma forma que oscila entre a comédia e a tragédia, desde os anos 50, no Peru, até a década de 80, tendo por pano de fundo o cenário político e social do Peru e da Europa.
Em geral, tenho um pouco de birra com textos com muita descrição, mas Llosa escreve parágrafos longuíssimos com descrições de ambientes, pessoas, cidades, sem ser cansativo. Não é a toa que é um dos escritores mais premiados do mundo, inclusive com o Nobel de Literatura de 2010!
Livro que é um dos meus favoritos da vida!
Travessuras da Menina Má | Mario Vargas Llosa | Alfaguara | 302p | ??

Bia 31/01/2024

"Que breguices me dirá hoje? "
Um romance realmente brega, assim é Travessuras da menina má. Começa devagar, sem sal e não me prendia a atenção com seus personagens de romance água com açúcar, mas com O avançar da leitura vai ganhando ritmo e profundidade. A face política, dos acontecimentos do Peru e crescente complexidade dos personagens vão trazendo um novo ar à leitura e você vai se emaranhando na história desejando muito um final de feliz que sabe que não virá.

jackpveras 20/01/2024

Perfeição Literária
Desde Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, eu não lia algo tão incrivelmente sublime. Na verdade, eu achava que não existia mais nada no mundo das letras capaz de provocar em mim tamanha raiva, encanto, revolta, piedade, tranquilidade, ódio, serenidade e compaixão.
"Travessuras da menina má" não é um simples livro, mas um verdadeiro tratado psicanalítico e metafísico de altíssimo nível disfarçado de literatura romanesca. Na obra, o escritor peruano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, desnuda a alma humana sem piedade, sem pudor e mostra do que as pessoas são capazes quando motivadas pela cobiça desesperadora e pela paixão desesperada (obsessão?).
Com certeza, é uma obra que entrou, com grandiosidade, no panteão dos meus livros da vida.
Simples assim!

joaoggur 19/01/2024

Travessuras de uma obra superestimada.
Ricardito e Lily. Ricardo e camarada Arllete. Ricardo e madame Arnoux. Ou Mrs. Richardson, talvez. Em Travessuras da Menina Má, acompanhamos um amor sem prazo de validade. Acontece que ?amor? não seria a palavra certa; nas páginas, há uma profunda degustação sobre como a paixão pode acabar com um homem.

Ricardo passa toda a sua vida apaixonado pela Menina Má, ansiando por seu corpo, sua presença? ao passo que a Menina pouco se interessa por ele. Não sei se isso pode ser considerado um spoiler, mas o livro se resume a Ricardo e Menina Má, por infortúnios da vida, se encontrando e se deliciando com a presença um do outro. E, por algum outro infortúnio, a Menina Má acaba deixando Ricardo sozinho, sumindo e cortando contato, jogando-lhe perante a solidão.

A repetição, que geralmente é uma estratégia para desenvolver casais, acaba sendo o algoz desta história; me refiro a ?repetição? da trama (se encontram; se amam; brigam; e ela some) e dos sentimentos dos personagens (por mais que ela fizesse o narrador-personagem de trouxa, bastava Menina Má dar as caras para ele voltar, louco de paixão). Creio que a falta de amor-próprio do narrador foi um grande empecilho para nos solidarizarmos com o dito cujo; a partir do momento que percebemos que nenhuma pessoa sã teria as mesmas decisões que ele, qualquer empatia cai por terra.

Levando em conta a relevância da obra (e do autor), confesso que me decepcionei.

Camila1856 16/01/2024

Meu primeiro contato com esse tremendo autor! Um romance que não só apresenta o conturbado relacionamento entre Ricardito e Lily, mas permeia mudanças políticas e sociais no Peru, na França e na Inglaterra.

Confesso que por vezes, gostei mais de acompanhar os personagens paralelos descritos em capítulos únicos como Paul, Juan e Salomón que o "romance principal".

Sabrina320 28/12/2023

Uau
Fazia tempo que não lia algo assim, mais, digamos, clássico!
Que surra!!! Carambaaaaa, gostei demais, demais, demais, mesmo sentindo ódio em muitas e muitas páginas hahaah.

Luiz 24/12/2023

Surpreendentemente bom
Um livro que se oferece em vários volumes disponíveis nos diversos sebos sempre chama a atenção negativamente. Best seller e disponível?
O fato é que é um grande livro, despertando emoções ao longo de sua páginas. A história do Peru e do bom menino correm em paralelo e ao longo das décadas vemos o fenômeno da migração para a Europa, os hippies, o aparecimento da aids, a crise dos anos 80.
Enxuto, direto, às vezes surpreendente.

Vale sua atenção!

Gabriel 03/12/2023

O que é o amor?
Acho que esse livro causa a mesma sensação de leitura do morro dos ventos uivantes, como o sentimento dos personagens estão sempre nos extremos, talvez seja difícil pra alguns gostarem dele, já que os personagens são muito detestáveis, mas de fato, é uma obra incrível que deixa a gente marcado por todos os acontecimentos.

É mais uma obra de um escritor punindo uma personagem feminina transgressora, assim como a Anna Karienina do Tolstói, a madame Bovary do Flaubert ou a Nina do Lúcio Cardoso, mas diferente dessas três, a menina má ainda teve seus momentos de redenção, mas continuou a mesma menina do começo do livro até o final, lógico que também é preciso lembrar que esse narrador não é nada confiável, e por ter um grande domínio da língua acaba deixando a gente ainda mais com desconfiança.

É uma obra perfeita em todos os sentidos, pelo "romance" dos protagonistas, pelo pano de fundo histórico e principalmente pela escrita do Vargas Llosa, que por mais que seja bem pesada e as vezes perturbadora, ainda assim é muito bonita e o final é simplesmente arrebatador e nos deixa esse questionamento sobre o que é o amor.